Cachaça do Chefe e Charuto – Como harmonizar

Cachaça do Chefe e Charuto – Como harmonizar

Tempo de leitura: 2 minutos

Hoje venho contar sobre uma experiência que tive nos últimos dias. Ganhei do meu amigo Rafael a Cachaça do Chefe Extra Premium, um espetáculo de Cachaça (diga-se de passagem).

Cachaça do Chefe e Charuto

Processo de Degustação

Quando vou experimentar uma Cachaça ou qualquer outra bebida alcóolica pela primeira vez reservo um momento de calma e sem olhar para o relógio. Faço literalmente uma Pausa Pro Charuto.

Gosto de ter uma água com gás gaseificada naturalmente, uma vez que a artificial costuma alterar um pouco o meu paladar. Essa água vai servir para limpar o meu paladar para que eu consiga sentir novas sensações com a bebida.

Normalmente experimento 2 doses ou mais (dependendo da complexidade da bebida), a partir dessa degustação consigo escolher qual charuto escolher para harmonização.

A Cachaça do Chefe é envelhecida em carvalho francês virgem, o que a enriquece de muitos aromas e sabores, consequentemente trazendo notas adocicadas como baunilha, frutado e algumas especiarias. Tais características me trouxeram à memória dois charutos Dona Flor, da Menendez Amerino.

O charuto Dona Flor Gran Corona remete ao cedro (madeira que o envolve, como visto na foto), terra e herbal. Já o Dona Flor Pirâmide tem um formato longo que se afunila até o cabeça do charuto (onde se corta), esse formato eleva muito as percepções e intensidade do charuto, seu sabor me remete a especiarias, floral, terroso, eventualmente um charuto extremamente saboroso.

Todavia, com a memória sensorial presente, não tive dúvidas, escolhi um Dona Flor Pirâmide.

Harmonização Charuto com a Cachaça do Chefe

A harmonização foi perfeita. Uma Cachaça intensa, adocicada, com toque de especiarias e até uma leve lembrança do tabaco em boca se completou com um charuto com características semelhantes, um floral e terroso bem presente, além de uma fumada mais longa para dar um bom tempo de apreciação para essa harmonização.

Uma peculiaridade desse formato que ainda elevou a degustação foi a possibilidade de fluxos diferentes durante a fumada.

O charuto figurado (que não tem suas linhas paralelas do início ao fim), tem por costume ter um corte bem pequeno, controlando bem o fluxo do início da fumada, intensificando bem os sabores iniciais do charuto. Chegando próximo a metade da queima do charuto, faço um segundo corte um pouco maior, onde libero o fluxo do charuto, trazendo todos os sabores que ele pode entregar.

Com uma Cachaça como a do Chefe, agradável e forte ao mesmo tempo, foi uma junção sem igual, trazendo uma harmonização por contemplação que me agradou muito, e com toda certeza repetirei várias outras vezes.

Não se esqueça

Gosto de lembrar que a harmonização depende de vários fatores. Mas existe também o gosto pessoal e a biblioteca sensorial de cada um, isso contribui muito para o resultado final e a lembrança que terá daquele momento.

Desejo a todos um excelente momento de pausa para degustação de uma cachaça acompanhada de um charuto.

Instagram – @pausaprocharuto

Site – Pausa pro Charuto

Youtube – Pausa Pro Charuto