Rafael Araújo: quem é o nome por trás da Cachaçaria Nacional?

Rafael Araújo

Tempo de leitura: 11 minutos

Rafael Araújo é o nome por trás da Cachaçaria Nacional, o primeiro e-commerce de cachaças do Brasil. Também fundou o ClubeCN, o único clube de assinaturas de Cachaças do país. Conheça sua trajetória e descubra como foi o início até os dias de hoje da maior loja de cachaças do mundo.

 

Rafael Araújo tornou-se o maior especialista de cachaça no Brasil e é também o nome por trás da Cachaçaria Nacional. Rafael Araújo, considerado um grande especialista de marketing digital e gestão de e-commerce, foi pioneiro na venda de cachaças através da internet.

Por meio da Cachaçaria Nacional, Rafael Araújo através de parceiros e estoques imponentes, comercializa mais de 2 mil rótulos de Cachaça com entrega em todo território nacional.

Mas mais do que isso, através de suas mídias sociais e canal direto com clientes e seguidores, difunde a cultura cachaceira com posts (através deste blog), inúmeros vídeos em seu canal do youtube com avaliações sensoriais, visitas à alambiques e informações educacionais  relevantes.

Com este trabalho é considerado uma grande autoridade em análises sensoriais de cachaça. Mas como tudo, houve um começo que combina ousadia, visão de mercado e execução. Ficou curioso?

Se você quer conhecer melhor o CEO da Cachaçaria Nacional o maior e-commerce de cachaças do planeta, continue a leitura. Aqui traremos a trajetória de sucesso do especialista que contribui com todo o setor cachaceiro que movimenta bilhões pelo mundo.

A Cachaçaria Nacional

Se você é um ávido degustador ou consumidor de cachaça, e pesquisa sobre as melhores cachaças para beber na internet, você certamente já foi pego por anúncios de fotos, vídeos – muitos deles com o próprio Rafael Araújo – ofertando uma gama incrível de produtos diferentes, conteúdos educacionais sobre cachaça ou até anúncios para tornar-se um assinante do ClubeCN o clube de assinaturas da Cachaçaria Nacional.

A Cachaçaria Nacional é a maior anunciante de produtos, serviços e educação sobre cachaças da internet e frequentemente está em primeiro lugar nas buscas e na preferência dos apaixonados pela bebida, pois entrega de forma rápida, ágil e possui o maior portfólio de cachaças do mercado.

Como surgiu a Cachaçaria Nacional

A Cachaçaria nacional foi fundada em 25 de janeiro de 2010 por Marcos Paolinelli e Rafael Araújo com o objetivo de venda direta de Cachaças ao consumidor.

Os amigos identificaram um gap no mercado para a comercialização de Cachaças em todo território nacional.

Quase todo bar, restaurante, supermercado, minimercado, empórios, delicatessen possuem cachaças em sua gama de produtos.

Porém sempre restrito à poucas marcas e geralmente locais, ou aquelas ditas industriais, sem muito esmero sensorial em sua produção.

Também identificaram ao estudarem o negócio e iniciarem o empreendimento, que a maioria da população não tinha conhecimento sobre o universo cachaceiro como métodos produtivos, história, como degustar e harmonizar, dentre outros assuntos.

Então os objetivos estavam traçados.

  • Educar o consumidor;
  • Democratizar o consumo;
  • Buscar os melhores produtos do Brasil;
  • Ofertar o máximo de rótulos de Cachaças ligando os pequenos produtores aos consumidores;
  • Formar uma legião de fãs e embaixadores da Cachaça.

Por tal razão e com o afã patriótico, o nome escolhido foi Cachaçarialoja especializada em Cachaças – e a palavra Nacional como a cachaça é um produto genuinamente brasileiro só produzido em nossas terras, mas ao mesmo tempo global, formou a já marca registrada Cachaçaria Nacional, carinhosamente chamada de CN.

Mas nem sempre o sucesso com o e-commerce e cachaças fez parte da história de Rafael Araújo – muito pelo contrário.

Ao mudar totalmente de profissão e carreira, mergulhar na criação de uma empresa online e tornar-se especialista em cachaça, Rafael teve que driblar a desconfiança de muitos e o preconceito com a nossa bebida mais brasileira.

A partir de agora vamos contar essa história.

Rafael Araújo: o nome por trás da Cachaçaria Nacional

Mais de 50 mil seguidores no Instagram, 10 mil seguidores no YouTube, 125 mil no Facebook,  são alguns dos números que mostram o sucesso do fenômeno chamado Rafael Araújo.

Conhecido como um dos maiores especialistas de Cachaças do Brasil, Rafael nem sempre foi empreendedor – e muito menos um especialista em marketing e cachaça.

Bacharel em direito, Rafael vinha construindo uma carreira jurídica especializada em direito imobiliário e já alcançava a estabilidade e segurança em sua atividade. Trabalhava com o guru do marketing digital Erico Rocha em uma bem sucedida empreitada com leilões de imóveis.

Mas com uma rotina que não gostava muito e especializando-se em marketing digital com o próprio Erico Rocha, sentiu uma vontade absurda em empreender e seguir seu próprio caminho.

Queria alçar voos sozinho, ter mais liberdade com uma atividade que gostava e trabalhar com um produto físico, sempre lhe pareceu uma boa alternativa.

A ousadia que transformou a vida de Rafael Araújo

A vontade de empreender e potencializar a satisfação com a carreira fez com que Rafael Araújo começasse a pensar em uma transição entre o trabalho de consultor jurídico com o empreendimento online.

Erico Rocha e seu irmão Hugo Rocha sempre foram uma inspiração e o aprendizado com ambos de capacidade analítica e executiva ímpar, serviram como base para iniciar. Nem o baixo capital para investimento foi empecilho para começar.

Trabalhar com os irmãos era algo sensacional e o aprendizado era tão grande que o único caminho para o futuro de satisfação e liberdade para Rafael Araújo era empreender.

Só que os conhecimentos de marketing de lançamentos era algo totalmente diferente do conhecimento necessário para gerenciar um e-commerce.

Foi aí que os conhecimentos de Rafael Araújo uniram-se a de seu sócio Marcos Paolinelli, hoje COO da Cachaçaria Nacional. Falaremos sobre isso a seguir.

Como Rafael Araújo e Marcos Paolinelli fundaram a maior loja de Cachaças do Brasil

Com um orçamento inicial de 5 mil reais, os sócios iniciaram o negócio com um designer freelance desenhando o primeiro site e o gerenciamento feito apenas pelos dois.

Então, Rafael cuidava de toda parte de marketing e Marcos da operação. Ambos ainda tinham seus empregos e faziam tudo após o horário de trabalho, durante o horário de almoço ou aos finais de semana.

O estoque não era próprio e tinham uma distribuidora parceira que até hoje possui forte parceria comercial com a loja.

Tudo gerado pelas vendas era reinvestido no negócio e não houve retirada pelo menos por 3 anos.

A aposta desde o início foi em um marketing diferente. Não apenas ofertas de produtos aleatórios, mas sim muita informação, história e conhecimento para os clientes.

Para levar tudo isso aos clientes, Rafael Araújo teve que estudar, conhecer, viajar e provar tantas cachaças que não caberiam neste post levando-o a se tornar um dos maiores especialistas do mundo tratando-se de Cachaça.

O Sucesso da Cachaçaria Nacional

Assim como a história de qualquer empreendedor, a trajetória de Rafael Araújo não pode ser resumida em poucas palavras. O caminho foi através de uma ideia, bastante ousadia e principalmente execução com suas próprias mãos que o levaram a criar algo inédito, inovador e que até hoje é exemplo para todo um setor.

Hoje temos mais de 4 mil marcas registradas de Cachaças no Brasil e mais da metade delas estão à venda na Cachaçaria Nacional, sendo um forte objetivo de marcas novas antigas estarem no portfólio da “CN”.

Com as técnicas de marketing, atendimento impecável e muita informação, Rafael Araújo já atingiu a marca de 10 milhões de reais faturamento anuais em seu e-commerce que não para de crescer. 

Como o guru da Cachaça conquistou tanto sucesso, já ficou claro. Mas, para que você conheça Rafael Araújo um pouco mais, veja mais algumas curiosidades sobre ele.

Rafael Araújo lança sua própria Cachaça

Cachaça Rafael Araújo

Quando começou sua caminhada de conhecimento e imersão no universo da Cachaça, Rafael Araújo sonhava em contar as histórias de todas as Cachaças do Brasil. Queria tornar esse conteúdo e informação acessível a todos que degustassem as Cachaças que mais amavam, não importando onde estivessem.

Consequentemente durante essa jornada, de mais de 10 anos, aprendeu os segredos de produção, viajou por quase todos os estados produtores, degustou mais de 2 mil rótulos (e continua até hoje) e todas essas experiências o transformaram em um dos maiores especialistas de Cachaças do país.

Foi assim que formou sua imensa biblioteca sensorial e encontrou nas Cachaças envelhecidas em barris de Carvalho Americano as nuances que mais agradavam o seu paladar.

Porém, foi lá no Rio Grande do Sul, na cidade de Ivoti, com o seu parceiro Evandro Weber que Rafael encontrou, após inúmeras provas, os barris majestosos, o tempo certo e o néctar perfeito que daria vida ao seu grande sonho.

A garrafa, o rótulo e a embalagem vem para transformar algo secular em inovador. Afinal, tinha que ser o reflexo da personalidade forte, marcante, detalhista e decisiva de seu idealizador!

Uma Cachaça armazenada por 4 anos em barris de Carvalho Americano de primeiro uso e com uma graduação alcóolica de 40%.

Os barris de Carvalho Americano foram os mais nobres já encontrados pelo Rafael.

Saiba tudo sobre a Cachaça e seu processo de criação, clicando aqui.

10 coisas que você precisa saber sobre Rafael Araújo

  1. É do ano de 1985.
  2. Estudou na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e na FGV.
  3. Trabalhou com Erico Rocha e Hugo Rocha, que mudou toda sua história.
  4. Mora em Nova Lima – MG e gere a empresa de casa.
  5. Corre TODOS os dias.
  6. Também faz musculação TODOS os dias.
  7. Nasceu em Brasília. (muita gente acha que é mineiro pois mora há 30 anos em MG)
  8. Tem como hábito a leitura.
  9. Começou a trabalhar com 14 anos.
  10. É um apaixonado por cafés especiais.

Aprenda sobre Cachaça com quem entende

Ademais, depois de degustar mais de 1.000 rótulos diferentes de Cachaças Artesanais, ter visitado 50 alambiques em todo Brasil, vender Cachaça pela internet há 11 anos, ter mais de 200 vídeos de análise sensorial no youtube, idealizado o maior clube de assinaturas de Cachaças do mundo, consequentemente Rafael Araújo se tornou o grande especialista do nosso destilado.

Assim, devido a tanto sucesso começou a compartilhar o seu conhecimento nas redes sociais da Cachaçaria Nacional, principalmente para disseminar a cultura cachaceira e ensinar as pessoas tudo que aprendeu ao longo dos anos.

Acompanhe as nossas redes sociais para aprender tudo sobre o universo da Cachaça Artesanal com quem ama e principalmente, entende sobre!

Indicações de Cachaças do Rafael Araújo

Cachaça Do Chefe Extra Premium 750ml

Cachaça Prazer de Minas Premium Unlimited 700ml

Cachaça Salineira Balsamo 10 Anos 600Ml

Cachaça Porto Do Vianna Prata 700ml

Cachaça Sanhaçu Freijó 600ml

Cachaça Século XVIII 670ml

Cachaça do Anjo Reserva Especial 750ml

Cachaça Prosa Mineira Reserva Edição Especial 750ml

Cachaça Weber Haus Lote 48 Extra Premium 12 Anos 750ml

Enfim, contamos a história do empreendedor nato e responsável pelo sucesso da Cachaçaria Nacional, Rafael Araújo. Ao seguir seus instintos e estudar bastante sobre marketing digital e o produto que vende, ele conseguiu criar um negócio lucrativo que eleva todo um setor, democratiza o consumo de uma bebida outrora marginalizada.

O que achou da trajetória de Rafael Araújo? Para acompanhar o dia-a-dia deste empreendedor, siga-o no Instagram pessoal.

Instagram Cachaçaria Nacional

Facebook Cachaçaria Nacional

Youtube Cachaçaria Nacional