Charuto Perdomo e Cachaça Pardin

Charuto Perdomo e Cachaça Pardin

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá, pessoal da CN. Aqui é o José Cantoni do Pausa Pro Charuto!

A dupla de hoje está ligada de diferentes formas ao universo dos vinhos.

De um lado, o Charuto Perdomo Reserve Champagne Noir. Do outro a Cachaça que acabou de ganhar o primeiro lugar no V Ranking da Cúpula da Cachaça na categoria extra premium, a Cachaça Pardin Porto.

Essa harmonização não poderia ser diferente, um encontro perfeito. Um fator importante da harmonização é ambos estarem na mesma categoria de qualidade, uma Cachaça extra Premium merece um Charuto tão especial quanto.

Marcelo Pardin, o Master Blender

Marcelo Pardin é o criador da marca e o Master Blender das Cachaças Pardin, um estudioso e apaixonado pelo destilado nacional.

Apaixonado por drinks e misturas desde sempre, Marcelo teve o seu primeiro contato com a Cachaça Artesanal ainda nos anos 90 em São Paulo. Atualmente essa paixão reflete nas criações dos seus infinitos blends.

Um fato curioso, é que até essa época (1990) ele nunca havia bebido. E mesmo assim se tornou um grande estudioso em análise sensorial e blends. Buscou grandes referências para criar seu estilo pessoal e exclusivo. E como consequência de tanto estudo e pesquisa, se tornou um especialista em destilados pela Weset Sprit de Londres, reconhecida internacionalmente.

Apesar disso, foi somente após sua viagem para Escócia em 2017 que Marcelo teve uma nova percepção sobre o universo de destilados. E desde então tem trazido essa técnica estrangeira e experiência para produção de Cachaça.

Tornando-as únicas e criando blends exclusivos.

A Cachaça Pardin Porto

Cachaça Pardin PortoAssim que experimentei essa Cachaça pela primeira vez e soube que ela participaria do Ranking da Cúpula da Cachaça, na mesma hora dei o meu palpite ao amigo Marcelo: “com certeza a sua está entre as 3 melhores”.

E assim aconteceu, ainda melhor que eu previa. Ela acabou de receber o primeiro lugar na categoria Extra Premium, concorrendo com grandes marcas premiadas do nosso mercado.

Essa Cachaça é feita por um blend de 9 madeiras (Carvalho Americano, Carvalho Francês, Eucalipto, Castanheira, Amburana, Sassafrás, Balsamo, Grápia e Freijó), todas envelhecidas em barris de 200 litros, variando de 1 a 8 anos de envelhecimento entre as madeiras.

O blend foi criando pensando no que o sabor vínico poderia agregar e como o processo de finalização poderia deixar a bebida ainda mais especial. Por isso, ela envelheceu por mais 2 anos em barris de Carvalho Francês de 225 litros que maturou Vinho do Porto anteriormente.

Todo esse cuidado e anos de envelhecimento, deu a Cachaça Pardin Porto uma cor maravilhosa. Uma mescla de tons dourados ocasionados pelo Carvalho, vermelho por conta da Grápia, e um tom vermelho escuro trazido pelo Porto.

Ela possui 45% de teor alcoólico, ou seja, menos diluição e muito mais sabor. Tem corpo denso, licoroso, e um equilíbrio perfeito entre as madeiras e o sabor do vinho, que lembra bastante frutas vermelhas.

Sobre o Charuto Perdomo Reserve Champagne Noir

falei anteriormente da marca Perdomo, é um dos meus charutos favoritos e também uma das marcas mais conceituadas da Nicarágua.

Ele tem uma fortaleza de média, que seria uma escala 3/5. É comporto por tabacos 100% da Nicarágua, o que o torna “Puro”. Tem uma capa maduro de semente cubana envelhecida por 6 meses em barris de Bourbon. Apesar disso, recebe o nome de Champagne pelo cuidado que a marca tem na apresentação desse charuto, usando o requinte da bebida para um paralelo com seu nome.

Harmonização Cachaça Pardin Porto com Charuto Perdomo Reserve Champagne Noir

Sempre digo e é importante reforçar que nunca comparo experiências entre os charutos Cubanos, Nacionais e Off Cuba, pois cada um deles tem características muito distintas, tornando impossível ao meu ver fazer comparações entre um tipo ou outro.

Levando isso em consideração, sem sombra de dúvidas, essa foi a melhor harmonização que eu experimentei esse ano comparando aos Off Cuba.

Um charuto espetacular e uma Cachaça ainda mais. A junção perfeita de um destilado com presença, equilibrado, licoroso, com uma explosão de sabor e um Charuto com personalidade, uma fumaça densa, adocicada, com notas tostadas e uma lembrança de café.

Essa é uma harmonização que remete um ambiente clássico de tabacaria dos anos 60… Uma poltrona de couro, um Blues, luz baixa, um belo Charuto, e o melhor de tudo é que, no lugar de qualquer outro destilado vamos nesse ambiente degustar uma boa Cachaça Artesanal.

Desejo a todos um excelente momento de pausa para degustação de uma Cachaça acompanhada de um charuto.

Instagram – @pausaprocharuto

Site – Pausa pro Charuto

Youtube – Pausa Pro Charuto

Veja outras dicas de harmonização de Cachaça e Charuto aqui.