Harmonização de charuto e Cachaça – como começar!

Harmonização de charuto e Cachaça – como começar!

Tempo de leitura: 4 minutos

Não é segredo para ninguém que harmonização é um tema complexo, pois apesar de existirem algumas diretrizes, existem também alguns pontos subjetivos que variam de acordo com a experiência gustativa de cada um. Por isso, o texto de hoje é para te dar uma direção inicial na hora de harmonizar charuto e Cachaça.

Entenda o processo de harmonização

Primeiramente devemos diferenciar harmonização de combinação. Uma vez que combinação é inegavelmente algo subjetivo, que está ligado mais a sua biblioteca sensorial do que a harmonização do produto em si.

Harmonização é algo bem mais completo, é uma busca pelo equilíbrio de sabores. Ela se dá quando o charuto e a Cachaça se ligam formando um terceiro elemento sensorial.

Para uma harmonização bem sucedida, certamente é necessário conhecer bem os sabores da Cachaça ou do charuto, pois somente apenas assim poderá fazer uma escolha do segundo item e elevar suas chances de uma boa harmonização.

Harmonização de Cachaça e Charuto

Além disso, aconselho a vocês que não errem na hora de escolher intensidade e contraste de ambos. Pela razão que não se deve degustar uma Cachaça muito suave com um charuto muito encorpado, ou vice-versa. Busque intensidades de sabores próximas, para que um não sobressaia ao outro.

3 tipos de harmonização (que eu gosto)

Harmonização por corte

Nesse caso a bebida é usada para limpar o paladar para sentir melhor o charuto. Então opte por Cachaças brancas ou pouco envelhecidas, pois Cachaças com maior envelhecimento podem “roubar à cena”.

Harmonização por contemplação/combinação

É quando os sabores interagem entre si criando um terceiro sabor único. Assim, elevando as características positivas de cada elemento – ao meu paladar, a melhor harmonização.

Harmonização por Oposição

Aqui os sabores se contrastam, mas no paladar geram uma harmonia.

Por exemplo, harmonizar Cachaças envelhecidas em jequitibá que trazem maior acidez com o charuto nacional composto pelo tabaco mata fina, esse tem por característica maior amargor. Apesar de possuírem características diferentes, vão gerar essa harmonia que mencionei anteriormente.

Muito se fala e é verdade, Cachaça e o charuto nacional formam uma harmonização perfeita. Quero dar algumas dicas de harmonizações que já fiz ao longos dos anos e que me trazer uma lembrança deliciosa.

Dicas de harmonização para quem está começando

– Cachaça Meia Noite com o charuto Dona Flor Puro Mata Fina – Uma cachaça descansada em tonéis de inox, que preserva todo o sabor da pura cana, vai muito bem com o Dona Flor, pois é um charuto de sabor delicado mas com grande riqueza de aroma e paladar.

Cachaça Soledade Ipê com charuto Alonso Menendez Tradicional capa Mata Fina – A cachaça envelhecida em ipê traz maciez ao paladar, um dulçor presente que combina muito bem com as notas de café que se encontra no Alonso Menendez.

 Para um apreciador casual:

– Cachaça Santa terezinha 3 madeiras com charuto Dannemann capa Santo Antônio – Essa cachaça tem bastante complexidade de sabor mas sem agressividade alcoólica, uma presença forte de notas de coco queimado, o que remete ao chocolate e notas doces do Dannemann com capa Santo Antônio.

Cachaça e Charuto: como harmonizar

Cachaça Rio Engenho Top 45 com charuto Leite Alves robusto rústico – Uma cachaça com notas herbais que se equilibram bem com o sabor de cedro e uma leve picância do Leite Alves Rústico.

Para degustadores experientes:

Cachaça Gouvea Brasil 44 com charuto Dannemann Elementum – Uma cachaça envelhecida em barril de carvalho virgem, muita presença de coco e baunilha e um puntch na medida, vai muito bem com o Elemetum, um charuto encorpado e muito saboroso.

Cachaça Magnífica de Faria Reserva Soleira e Alonso Menendez Del Patron – Uma das minhas harmonizações favoritas. Uma cachaça com maior envelhecimento em sistema soleira, riquíssima em sabor, traz com ela tudo que um bom carvalho pode oferecer. O sabor de amêndoas e café que se encontra no Del Patron proporciona uma explosão de sabores na boca.

Bom, essas são algumas dicas para quem quer experimentar mais dessa dupla que eu tanto aprecio.

Desejo a todos um excelente momento de pausa para degustação de uma cachaça acompanhada de um charuto.

Instagram – @pausaprocharuto

Site – Pausa pro Charuto

Youtube – Pausa Pro Charuto