Charuto Dona Flor e Cachaça Sebastiana

Charuto Dona Flor e Cachaça Sebastiana

Tempo de leitura: 5 minutos

Olá, pessoal da CN. Aqui é o José Cantoni do Pausa Pro Charuto!

E hoje, vou falar de uma dupla nacional que tem premiações a perder de vista.

Escolhi o charuto nacional que tem hoje a maior pontuação em revistas internacionais especializadas no assunto, e uma Cachaça finalizada em barril que maturou vinho do Porto, uma verdadeira obra prima.

A harmonização de hoje é dos premiados, o charuto Dona Flor Seleção e a Cachaça Sebastiana Duas Barricas Porto.

Sobre a Cachaça Sebastiana

Com origem familiar, desde a década de 1960, na cidade de Ibaté, região de São Carlos, a Cachaça era inicialmente chamada de Perna de Moça.

Mais tarde, após estudar o mercado e os modelos de fermentação, a produção passou para a fazenda Santa Rufina, em Américo Brasiliense. Após Beto, que atualmente é o responsável pela fabricação da Sebastiana, ver seu tio produzir Cachaça em um pequeno alambique se apaixonar pela produção.

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento no universo do destilado e trazer para o universo da Cachaça algo diferenciado, Beto viajou até a Europa para estudar o mundo do whisky, acompanhar de perto cada etapa do processo de produção desse destilado.

Inclusive, foi por conta desse estudo que decidiu não envelhecer Cachaças em tonéis. As Cachaças Sebastiana são envelhecidas em barris novos de 200 litros com tostas variadas.

Atualmente a marca já é veterana em premiações, já são contabilizados mais de 50 medalhas Nacionais e internacionais. Como:

  • Medalha de Prata no Internacional Spirits Challenge em Londres;
  • Prata no San Francisco World Spirits Competition em Março de 2016;
  • Ouro duplo e Best in Show no San Francisco Wine and Spirits Competition;
  • Ouro Duplo no Miami Rum Festival;
  • Medalha de Ouro no Unesp Araraquara e Bauru;
  • Ouro e Prata na Expocachaça.

A Cachaça Sebastiana Duas Barricas Porto

Eu sou suspeito para falar sobre Cachaças finalizadas em barril ex-porto, acho que é uma finalização incrível, pois agrega aromas e sabores complexos que são extremamente agradáveis ao paladar. Além do fato de tornar uma harmonização ainda mais especial com um bom charuto.

A Sebastiana Duas barricas Porto, a escolhida da vez, é um blend de Cachaças envelhecidas por três anos em barris novos de carvalho americano e dois anos em barril de carvalho europeu utilizado para envelhecer Vinho do Porto. Tem uma cor linda, um dourado avermelhado.

No aroma há bastante presença vínica, com frutas maduras e toffee. O sabor é algo surpreendente. Pois apesar de possuir 40% de graduação alcoólica, consideravelmente alta, é uma potencia de sabor. Assim como no aroma, no paladar é perceptível a presença de frutas e um amendoado agradável.

Sobre o charuto Dona Flor Seleção

A Dona Flor é uma marca que homenageia uma das principais obras de Jorge Amado, grande amigo de Mário Portugal, um dos donos da Fábrica Menendez Amerino na época.

A marca surgiu em 1987, e o nome foi inspirado na principal personagem do livro “Dona Flor e seus Dois Maridos”, do escritor baiano.

Buscando pela excelência na produção, feito com folhas selecionadas e um controle de qualidade de nível internacional, o Charuto Dona Flor Seleção foi criado em 2009 para agradar os paladares mais exigentes, trazendo consigo uma entrega ainda maior de sabor e aroma em relação aos demais charutos nacionais da época.

Ele provavelmente é o charuto nacional mais conhecido em todo o mundo. Charutos feitos a mão com o melhor do tabaco Mata Fina do Recôncavo Baiano. Com sabor suave, retrogostos exóticos e com nuances que podem apresentar pimenta, canela ou especiarias. Aromas secundários herbais e retrogosto muito agradável.

O Dona Flor Seleção recebeu a nota 92 pela revista Cigar Aficionado, a maior nota já recebida por um charuto brasileiro concedido pela revista internacional.

Provavelmente o charuto brasileiro mais vendido de todos os tempos. Com grande público não apenas no Brasil, mas muito apreciado também na Europa.


Harmonização do Charuto Dona Flor e da Cachaça Sebastiana

Charuto Dona Flor e Cachaça Sebastiana Duas Barricas

A harmonização dessa dupla foi incrível. O Dona Flor Seleção com seu sabor terroso, e um toque de pimenta e especiarias, casou muito bem com o dulçor e frutado da Sebastiana Porto, uma explosão de sabor que se complementam do início ao fim.

O Charuto tem intensidade suave a médio, com bastante entrega de sabor e uma boa fortaleza trazida pelo tabaco Mata Norte harmonizando muito bem com a Cachaça, que mesmo tendo 40% de álcool tem uma entrega de sabor surpreendente, como dito anteriormente.

Para elevar o nível da sua harmonização recomendo servir a Cachaça em uma taça iso, deixar no copo por cerca de 2 minutos antes de apreciar. Isso faz com que o bouquet de aromas fique ainda melhor.

Escolhi para o meu momento de pausa essa harmonização especial, com dois produtos nacionais consagrados não apenas no Brasil, mas também fora dele. Recomendo que experimentem essa harmonização, é simplesmente sensacional!

Desejo a todos um excelente momento de pausa para degustação de uma Cachaça acompanhada de um charuto.

Instagram – @pausaprocharuto

Site – Pausa pro Charuto

Youtube – Pausa Pro Charuto

Veja outras dicas de harmonização de Cachaça e Charuto aqui.