Saiba como identificar uma Cachaça Clandestina

Saiba como identificar uma Cachaça Clandestina

Tempo de leitura: 3 minutos

Desde junho de 2018, quando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) credenciou o Instituto Mineiro da Agricultura (IMA) para que o mesmo pudesse fazer fiscalizações na indústria e comércio de bebidas em Minas Gerais vários alambiques não registrados e comércios que vendiam cachaças clandestinamente tiveram que fechar as portas.

Infelizmente apesar de existirem mais de 5 mil alambiques devidamente registrados, ainda existem aqueles ilegais comercializando o destilado brasileiro. O que consequentemente acaba sendo um risco para os cachaceiros e apreciadores de Cachaça.

Cachaça Clandestina e os riscos para a saúde

Alguns estudos disponíveis sobre o assunto indicam que em destilados clandestinos são encontrados componentes nocivos a saúde, como por exemplo o metanol.

Essas substâncias podem acarretar dores de cabeça e crises renais em curto prazo. Portanto, quando ingeridas em uma grande quantidade, causam cegueira, ou até a morte.

Contudo devemos levar em consideração o risco de contaminações quando não há uma atenção especial com a higiene no manejo dos produtos e matéria prima.

No caso da produção da Cachaça, a atenção deve estar desde a colheita da cana-de-açúcar ao tempo em que ela levará para passar pelo processo de moagem. Muitos alambiques que visitamos ressaltaram a importância de moer a cana antes de completar 24h da sua colheita, se esse tempo for ultrapassado há um grande risco de proliferação de bactérias.

Por tanto, separamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de escolher a sua bebida. Pois se você for comprar Cachaça, que seja uma de qualidade e legalizada, combinado?

Primeiramente: Sua Cachaça deve ter registro no MAPA

Isso é um dos principais itens que deve ser observado no rótulo na hora da compra. Se não constar essa informação no rótulo, procure outra Cachaça.

Em lojas especializadas em Cachaça, sites confiáveis e grandes redes de supermercado você dificilmente encontrará um produto ilegal. Mas se atente em bares e restaurantes na beira de estrada, ou alambiques que vendem Cachaça sem rótulo.

Saiba o que é Cachaça

Se você está em busca de uma Cachaça, saiba que o nome do destilado deve constar no rótulo. Parece óbvio, né? Mas saiba que se constar “cachaça de banana” ou “cachaça de abacaxi”, isso não é uma Cachaça, e sim uma bebida mista.

O nome Cachaça só poderá ser atribuído as bebidas produzidas exclusivamente a partir do caldo da cana-de-açúcar fermentado, destilado e com graduação alcoólica entre 38% e 48%.

Saiba como identificar uma Cachaça clandestina

Procure informações do produtor

Se é legal, não tem por quê não constar no rótulo. Telefone, endereço, detalhes legais da empresa, como CNPJ e Inscrição Estadual também devem estar em um local facilmente perceptível.

Prazo de validade

Apesar da Cachaça não possuir prazo de validade, isso deve constar no rótulo.

 Agora que você já sabe como identificar uma Cachaça de qualidade e legal tenho certeza que você não vai mais levar para os seus amigos e familiares uma bebida duvidosa, certo?

E caso você encontre alguma Cachaça clandestina sendo comercializada, lembre-se que isso é crime, e você pode denunciar através do telefone: (31) 3421 2286

O Rafael Araújo gravou um vídeo completo falando também sobre o assunto, mostrando e dando mais dicas sobre o assunto, vale a pena conferir:

No livro “Os segredos da Cachaça” dos autores João Almeida e Leandro Dias também tem informações adicionais sobre esse assunto.


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça