Retrospectiva Alambiques ClubeCN 2018

Retrospectiva Alambiques ClubeCN 2018

Tempo de leitura: 8 minutos

Em 2018 conhecemos um pouco mais do nosso Brasil pelo paladar. Somos responsáveis pelo maior clube de assinaturas de Cachaças artesanais do Brasil, aliás do mundo. Certamente se você nos acompanha, sabe que todo mês a equipeCN viaja pelo Brasil a dentro para buscar as melhores Cachaças e experiências para os seus assinantes. O ClubeCN é muito mais que um simples clube de assinaturas. Fazer parte do ClubeCN é ter acesso a cada detalhe da produção das melhores Cachaças Artesanais do país. Contudo, é inegável a busca dos nossos Cachaças Hunters para os melhores destilados do país chegar no conforto do seu lar.

O ano de 2018 foi muito importante para nós. Principalmente por fazermos tantos amigos em nossas viagens. E também por apresentar o que há de melhor da Cachaça para os sócios/amigos do ClubeCN.

Então está na hora de começar a retrospectiva dos alambiques do ClubeCN visitados por nossa equipe neste ano. Você vai relembrar as belas entrevistas e os lugares fantásticos que conhecemos. Conhecer um pouco da história de cada Cachaça, além disso cada detalhe de sua produção no vídeo que fizemos de cada Alambique.

Janeiro – Alambique Santa Rufina

Quando se fala de Cachaça, lembra-se quase que instantaneamente tradição. Buscamos um alambique com tradição para inciar 2018, situado em Américo Brasiliense no interior de São Paulo. O alambique Santa Rufina tem mais de 60 anos de tradição na produção de Cachaça e tem investido no mercado das Cachaças Super Premium.  As estrelas do mês de Janeiro a Cachaça Sebastiana, possui em seu portfólio mais de 10 Prêmios nacionais e internacionais.
E ainda tivemos a primeira Cachaça desenvolvida especialmente para os assinantes do clubeCN. O blend foi acompanhado por mim e pela equipeCN  você pode relembrar cada detalhe vídeo abaixo.

Fevereiro – Alambique Capim Cheiroso

Do encontro de uma experiência de 40 anos em gestão empresarial com a paixão por uma propriedade rural privilegiada em Santa Bárbara/MG, nasceu o Projeto das Cachaças Capim Cheiroso. Orientado pelos valores Profissionalismo, Paixão, Otimismo, Qualidade e Simplicidade. Adão Marcos, deu início ao Projeto em 2001.  Após 10 anos de preparação, em maio/2011, surgiu o primeiro lote das Cachaças Capim Cheiroso. Fizemos uma visita no alambique para conhecer como funciona o processo de produção e saber um pouco mais sobre a história dessa Cachaça Sensacional que foi estrela do ClubeCN no mês do carnaval.

Março – Alambique Santíssima

O Alambique Santíssima se encontra em Pitangui. A cidade está localizada a cerca 120km de Belo Horizonte, com aproximadamente 25 mil habitantes. Pitangui foi a 7ª Vila do Ouro e permanece com a cultura de extração de ouro até os dias de hoje.  A história de Paulo Henrique acompanha a da cidade. Devido a isso ele resolveu homenagear cidade onde morou quase a vida toda. Paulo resolveu dar o nome de sua produção de “ouro líquido” de Vila do Ouro para homenagear a cidade que tanto ama. Pitangui também tem tradição na produção de Cachaças, a região possui diversos canaviais e alambiques.

Abril – Velho Alambique

A região de Santa Tereza possui alguns alambiques familiares e pequenos produtores.  Entretanto a Cachaçaria Velho Alambique chegou em 2003 com o projeto de atingir o melhor desempenho possível. A família Remus deu continuidade a cultura local de mais de 100 anos de tradição, elaborando as cachaças: Velho Alambique, A Locomotiva e Cenário. Com todo zelo pela garantia de qualidade e procedência de suas Cachaças, o alambique tem certificado de produção orgânico.  Veja o vídeo abaixo e entenda o porque.

Maio – Excelência

Os produtores Marcio Guilhen e Waldir Ferreira reviveram com mérito um alambique tradicional da cidade de Passa Quatro que esteve desativado por cerca de 8 anos. Após esses anos desativado, o alambique foi reformado e trouxeram a vida sua garapa. Apesar de retomar as atividades em Janeiro de 2017, eles não mediram esforços para produzir uma Cachaça “excelente” e com uma qualidade incrível. Conforme os esforços, a Excelência Clássica faturou Medalha de Prata no Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil em 2018.  Veja os detalhes do alambique que está de cara nova e o passeio da equipe de Maria Fumaça.

Junho – Weber Haus

Pioneira na produção de Cachaça e referência na serra Gaúcha o Alambique da Weber Haus localizado na cidade de Ivoti tem um papel importantíssimo no mercado da Cachaça. Produzindo um mix de mais de 30 produtos e também uma das Cachaças mais caras do Mercado, a lote 48. Uma Cachaça que permanece por 12 anos em contato com a madeira. Sendo 6 anos em Bálsamo e 6 anos em Carvalho Europeu. E tem como resultado um valor agregado imensurável, tornando a Cachaça única. Com uma linda apresentação, rótulo banhado a ouro, envelhecimento, tem como consequência o posto de uma das mais renomadas do mercado, sendo avaliada em torno de 2 mil reais. Confira em nosso vídeo a organização e o cuidado do alambique que produz essas preciosidades engarrafadas.

 

Julho – Fazenda do Canjica

Primordialmente Cachaça é Tradição, o Alambique da Cachaça Colombina produz Cachaças ha quase 100 anos, é uma mescla da pratica centenária com o investimento em inovações, sempre buscando extrair o potencial máximo de suas produções.

O destino foi a cidade de Alvinópolis que fica localizado a 240 km ao leste da capital mineira. Visitamos a Fazenda do Canjica que possui uma grande importância cultural e econômica para a cidade. Sobretudo relembre a visita que fizemos ao alambique que possui envelhecimento por parol.

Agosto – Alambique dos Espraiados

O investimento em tecnologia do Alambique dos Espraiados se elevou e teve como resultado mais de 17 premiações conquistadas. Devido a terra ser de difícil manejo, Armando Abreu e sua esposa Dona Luzia, passaram por algumas situações complicadas. Após inúmeras tentativas de plantio, foram orientados por um amigo agrônomo a plantar cana-de-açúcar. Primordialmente relembre ou conheça um pouco da história da Cachaça Bento Albino vendo o vídeo da visita ao alambique dos Espraiados.

Setembro – Matriarca

Saímos da sede da CN em Belo Horizonte e percorremos mais de 650km para conhecer a incrível Região do Descobrimento. O município de Medeiros Neto possui pouco mais de 21 mil habitantes e fica localizado no extremo sul baiano. O Beto Pinto produtor da Cachaça Matriarca, além de se preocupar com a qualidade do seu produto, ele se importa bastante com a natureza. Em sya imensa fazenda ele produz os próprios barris, móveis e ainda faz o plantio de árvores específicas para o envelhecimento de suas Cachaças. Relembre a visita ao primeiro alambique bahiano a participar do ClubeCN.

Outubro – Velha Chica

A seleção de Outubro embora seja uma Cachaça totalmente diferente, ela foi produzida no alambique da seleção de Junho, a Weber Haus. Embora seja produzida neste Alambique ela possui identidade própria e única. Com todo um conceito elaborado a apresentação do seus produtos totalmente inusitado, portanto caso vale a pena rever essa entrevista.

Novembro – Dama da Noite

Partimos para Leme do Prado ao nordeste do estado de Minas Gerais para trazer para o assinante do ClubeCN, a Cachaça Dama da Noite. A pouco tempo conhecemos a estrutura de um histórico alambique que vem passando de geração em geração. O Afonso Barroso e Thiago Lara vão te mostrar toda estrutura e contar o que motivaram seu antepassado à montar este incrível alambique.

Dezembro – Harmonie Schnaps

Este alambique se tornou um dos mais surpreendentes que já visitei. Acima de tudo Leandro e sua família estão imersos no Universo da Cachaça. Para vocês terem uma ideia, ele mora no mesmo local onde é produzida essa Cachaça Excepcional. Você que não é assinante do ClubeCN também ficou curioso para conhecer mais sobre este incrível alambique?! Assista abaixo o vídeo:

Curtiu este conteúdo? Receba as notificações sempre que sair algo de novo por aqui. Então assine nossa newsletter no topo do site. Curta nossa pagina no facebook, siga nosso instagram e inscreva-se em nosso canal do Youtube.  Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

                            Facebook           instagram        Twitter       youtub-e