Conheça as Cachaças de Salinas

Conheça as Cachaças de Salinas

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é apreciador de uma boa Cachaça artesanal, certamente você conhece Salinas.

A região de Salinas, em Minas Gerais, é uma das mais importantes para o universo da Cachaça. Afinal, além de possuir o maior número de alambiques e marcas (possui mais de sessenta marcas) de Cachaça do Brasil, ter uma produção de aproximadamente cinco milhões de litros de Cachaça por safra, a região é conhecida como a capital nacional da Cachaça Artesanal ou “Terra da Cachaça”.

Assim, devido à grande fama da região e claro, ao excelente trabalho dos produtores locais foi inaugurado em dezembro de 2012 o Museu da Cachaça de Salinas.

Aliás, em 2019 visitamos o Museu e documentamos tudo para você nesse vídeo:

Cachaças de Salinas:

1) Cachaça Havana

Para começar vamos falar da Cachaça Havana-Anísio Santiago, afinal, em 2006 ela foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Salinas.

Começou a ser produzida no início da década de 40 por Anísio Santiago (1912-2002) na Fazenda Havana. Envelhece durante 12 anos no famoso bálsamo de Salinas.

É uma das Cachaças mais conhecidas e apreciadas no mundo inteiro.

Venha o vídeo da visita que fizemos ao alambique:

 

2) Cachaça Seleta

A Cachaça Seleta foi criada há 40 anos pelo Rei da Cachaça, Antônio Rodrigues, que sempre quis mudar a opinião que as pessoas tinham sobre o destilado brasileiro. O amor que ele tem pela Cachaça resultou no sucesso da marca, afinal, seus produtos conquistam todos os consumidores.

Conheça o alambique onde é produzida a Cachaça Seleta:

3) Cachaça Asa Branca

No início da década de 1970 Sr. Joventino José de Queiroz começou a produzir Cachaça por hobbie. Mas um certo dia percebeu que precisava registrar a sua marca, o seu destilado tipicamente brasileiro. Foi então que surgiu a Cachaça Asa Branca, nome inspirado na música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga.

O alambique possui tantos rótulos de excelente qualidade que o Rafael Araújo já gravou 4 análises sensoriais das Cachaças Asa Branca (Cachaça Asa Branca Golden, Cachaça Asa Branca Jequitibá, Cachaça Asa Branca Bálsamo e Cachaça Asa Branca Umburana)

4) Cachaça Canarinha

Cachaça Canarinha é feita por Noé Santiago sobrinho de Anísio Santiago criador da famosa Cachaça Havana.

Primeiramente, antes de ser embalada nas tradicionais garrafas de cerveja ela é envelhecida por 3 anos em tonéis de bálsamo o que lhe confere uma cor suave amarelinha e um sabor levemente apimentado típico das aguardentes de Salinas. A cor dourada a acidez equilibrada o sabor frutado e o buquê de flores do campo e capim fazem a diferença. Excelente na harmonia geral.

5) Cachaça Saliníssima

A Cachaça Saliníssima é produzida na Fazenda Matrona desde 1955 pelas mãos de Olímpio Mendes. Antigamente ele se dedicava ao plantio da cana-de-açúcar para produção de cachaças e rapaduras.

6) Cachaça Salinas

A Família Medrado se reunia para fazer uma cachaça deliciosa, cuja fama trazia admiradores de toda a região em busca de uma dose. Essa tradição se manteve na família e em 1986 ganhou o nome de Cachaça Salinas.

E claro que te levamos para conhece o alambique da Cachaça Salinas:

Claro que não são apenas essas Cachaças de Salinas, apenas selecionei algumas para vocês conhecerem. No nosso site temos mais de 120 rótulos da região!


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça