Conheça a Cachaçaria Melicana

Conheça a Cachaçaria Melicana

Tempo de leitura: 3 minutos

Se hoje temos o prazer de ter no mercado uma aguardente e Cachaças de altíssima qualidade como a Melicana temos que agradecer ao Sr. Carlos José de Assis, sem o seu dom e a sua expertise nada disso seria possível.

História

Tudo começou em 2000 quando Carlos um grande apreciador da aguardente de mel (consumia de um produtor local) começou eventualmente como hobbie a produzir a sua própria bebida, mas apenas para seu consumo pessoal. Nascido com o dom de artesão e em suas raízes o esmero de fazer bem feito tudo que se propõe, trabalhou arduamente até chegar no destilado perfeito, a Aguardente de Mel Melicana, bebida feita somente do puro mel de abelha.

Saiba a diferença de Cachaça e Aguardente

A partir dali Carlos começou a receber o apoio e aprovação da família e dos amigos. Surpreendentemente decidiu que era hora de dar um passo a frente, aproveitar o seu conhecimento e experiência no manuseio de madeiras para produzir os próprios tonéis que futuramente serviriam para envelhecer suas Cachaças Artesanais.

Barris Cachaçaria Melicana
Foto: Gustavo Campos

Em 2004, depois de 4 anos produzindo e se dedicando exclusivamente a produção dos destilados, como resultado surge a Cachaçaria Melicana, na cidade de Bom Despacho, no centro-oeste mineiro, um lugar onde as pessoas apreciam boa prosa, comida farta e não dispensam o prazer de degustar uma ótima Cachaça Artesanal.

A palavra “Melicana” representa toda a história que vem das raízes das primeiras produções do alambique. É uma junção da Aguardente de Mel, primeira produção do alambique, com a palavra cana-de-açúcar, que representa a segunda produção do alambique! Mel-i-cana.

Atualmente Carlos tem como parceira e produtora sua esposa Lélida. Juntos prezam pela tradição da produção do destilado mais antigo da América Latina, mas aliando às modernas técnicas de produção, tecnologia de ponta em análises laboratoriais para garantir a alta qualidade em todos os produtos.

Lélida e Carlinhos Cachaça Melicana
Foto: Gustavo Campos

As boas práticas de produção também são aplicadas na preservação do meio ambiente, com total reaproveitamento dos resíduos de cana-de-açúcar, o reuso da água utilizada no processo de destilação, dentro outras ações.

Em setembro de 2016 tivemos a honra de visitar o alambique, e apesar de já ter se passado um bom tempo, vale a pena vocês conferirem para conhecer um pouco dos produtores e do alambique.

Sobre a Aguardente de Mel

A Aguardente Melicana de Mel possui uma graduação alcoólica de 40%. Se engana quem acha que essa bebida é Cachaça misturada com mel, ela não leva nada de cana-de-açúcar (por isso, é chamada de aguardente). Ela é o resultado da destilação e da fermentação do mais puro mel de abelha. Após a destilação a aguardente envelhece por 3 anos em barris de carvalho.

Aguardente de Mel Melicana
Foto: Lélida Cardoso

O sucesso dessa aguardente não se dá somente pelo fato de ter sido a primeira criação do Carlos. Mas sim pelo fato de ser uma bebida excelente de altíssima qualidade e que tem surpreendido e conquistado o paladar de vários degustadores. Não é atoa que ela recebeu Medalha de Ouro em 2017 na Expocachaça.