Anuário da Cachaça 2020 – Tudo que você precisa saber

Anuário da Cachaça 2020 – Tudo que você precisa saber

Tempo de leitura: 2 minutos

No dia 21 de julho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou o estudo “A Cachaça no Brasil: Dados de Registro de Cachaças e Aguardentes” referente ao ano de 2019.

Acreditamos que os dados são úteis não somente para os produtores, mas para os consumidores também. Portanto, separamos para você, grande apreciador do destilado brasileiro, as principais informações da Cachaça Artesanal obtidas pelo estudo.

Primeiro de tudo, é importante relembrarmos duas questões importantes:

  1. No Brasil, o comércio da Aguardente e da Cachaça só são permitidos se o produtor e o estabelecimento tiverem registro no MAPA. Caso contrário, a produção é ilegal.
  2. Só é considerado como Cachaça o destilado feito a partir do mosto fermentado da cana-de-açúcar. Com graduação alcoólica de no mínimo 38% e de no máximo 48%.

Queda no número de produtores de Cachaça Artesanal

Em comparação ao ano de 2018 o número de produtores de Aguardente e Cachaça sofreu uma queda considerável de 22,26%. Se no ano de 2018 havia 1.397 produtores registrados no MAPA, em 2019 esse número caiu para 1.086.

De acordo com o estudo, um dos principais motivos dessa queda é o fato de que grande parte dos estabelecimentos possuírem apenas um produto registrado, mesmo produzindo uma bebida com graduação alcoólica diferente, ou em diferentes madeiras, ou envelhecimentos distintos.

Produção de Cachaça Artesanal nos estados

De acordo com o estudo, Amapá, Amazonas e Roraima são os únicos do Brasil que não possuem produtores e estabelecimentos registrados.

Em contrapartida, a região sudeste novamente liderou o ranking com a maior concentração de produtores de Cachaças, com 622 estabelecimentos registrados. Aproximadamente 70% desses estabelecimentos estão concentrados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. 14,4% na região nordeste, 11,3% na região sul, 3,7% na região centro-oeste e 1% na região nordeste.

Alambique da Cachaça 6 Annas

Apesar dos dados não serem tão significativos para algumas regiões, ao comparar os dados de 2019 com os dados obtidos em 2018, percebemos que ainda sim houve um aumento no número de marcas do produto Cachaça.

 Minas Gerais lidera o estado com maior número de marcas registras

Com um número 3 vezes maior que o segundo colocado na lista de estado que possuem maior quantidade de marcas de Cachaça, no caso São Paulo, Minas Gerais se mantém em primeiro lugar, assim como em 2018, com 1.680 marcas.

Como falamos no post “Conheça as Cachaças de Salinas” a região da Salinas é uma das mais importantes para o universo da Cachaça Artesanal não é atoa, a cidade possui o maior número de cachaças registradas.

Clique aqui e conheça as Cachaças de Salinas

Apesar de termos divulgado aqui as principais conclusões do estudo, é interessante que você também leia e observe os demais dados que não incluímos aqui no post. Em breve vamos falar sobre os dados relacionados a Aguardente!


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça