Como fazer: Análise Sensorial de Cachaça

Como fazer: Análise Sensorial de Cachaça

Tempo de leitura: 5 minutos

Quantas vezes você foi assistir a uma análise sensorial do Rafael Araújo e ficou se perguntando o que significava aqueles termos que ele tanto utiliza?

Se você nos acompanha, certamente já está familiarizado com algumas dessas palavras, mas se você não sabe, chegou a hora de acabar com essa curiosidade!

Já falamos inúmeras vezes que o primeiro passo para quem quer começar a avaliar Cachaça é se permitir degustar diferentes rótulos, madeiras, métodos de envelhecimento e produtores.

Afinal, é a partir dessa biblioteca que você vai conseguir analisar, comparar e diferenciar.

Entender os termos e saber qual palavra usar para descrever o que se sente ou vê, é também um passo importante para que você consiga caracterizar com êxito a Cachaça e fazer uma boa análise.

Análise sensorial da Cachaça: O que se VÊ!

O ritual começa observando a cor da Cachaça escolhida.

Por isso, em um lugar iluminado sirva-a em uma taça transparente, e comece a observar minuciosamente a cor da bebida.

Ela é âmbar, caramelo, dourada, amarela clara, palha? Esses são alguns dos termos usados pelo Rafael para descrever a cor da Cachaça.

E claro, se ela não passar por nenhum tipo de madeira, for apenas armazenada em inox, ela não vai apresentar nenhuma coloração, será prata, branca ou incolor.

Se você observar bem vai perceber que determinados tipos de madeiras sempre recebem a mesma descrição de coloração.

Vez ou outra a cor será diferente para o mesmo tipo de madeira, mas essa variação é comum, tendo em vista que o tamanho e conservação do barril, e tempo de armazenamento podem variar de Cachaça para Cachaça.

Cachaças armazenadas em barris de Amburana ou Umburana, na maior parte das vezes terão a cor amarelo claro ou palha.

Como é o caso da Cachaça Weber Haus Rota 48 Ouro

Já as armazenadas em barril de Carvalho apresentam variações de tom, mas grande parte possuem a cor dourada ou âmbar.

As Cachaças armazenadas em barris neutros, como Freijó, Amendoim e Jequitibá terão sempre um tom bem claro de amarelo palha.

Lembre-se que cor intensa muitas vezes significa sabores intensos.

Análise sensorial da Cachaça: Os aromas!

Esse talvez seja uma das etapas mais difíceis, mas com treino e persistência você vai conseguir aprimorar essa habilidade.

E para aprimorar essa habilidade a primeira dica que vamos te dar é: comece a criar o hábito de cheirar castanhas, frutas, ervas, plantas, flores e Cachaças.

O Rafael Araújo tem em casa um kit com diferentes tipos de ervas e flores secas para recorrer sempre que precisar.

Vai parecer estranho o que vou dizer, mas quanto mais coisas diferentes você cheirar, mais fácil vai ficar identificar os aromas da Cachaça.

Baixe a nossa RODA DE AROMAS para te guiar na hora de fazer a sua análise!

Vai degustar uma Cachaça armazenada em carvalho, bálsamo ou amburana? Tente encontrar aroma de pimenta-do-reino, cardamomo, anis ou especiarias.

Se for carvalho americano ou europeu, certamente vai sentir aroma bem marcante de café, tabaco ou um leve defumado.

Cachaças armazenadas em barris de amendoim ou castanheira, tendem a ter aromas de… castanhas, claro. Amêndoa, amendoim e até mesmo coco.

É hora de degustar: No paladar

A etapa mais esperada da degustação, é hora de dar o primeiro gole. Mas calma, não julgue logo no primeiro gole.

Após dar o primeiro gole na Cachaça deixe com que ele passeie por toda sua boca, espere alguns segundo e engula-o. Com as papilas gustativas da língua ativadas e preparadas, é hora de dar o segundo gole e começar a entender o que a bebida desperta no seu paladar.

Ela é doce, salgada, amarga ou ácida?

Quero dar ênfase a acidez, pois existe uma linha tênue entre identificar uma boa Cachaça ou não a partir da sua acidez.

A Cachaça que apresenta uma acidez equilibrada, que aumenta a salivação da sua boca e é agradável ao seu paladar, é aquela de qualidade.

Em contrapartida, quando ela for extremamente ácida é sinal de que foi usada a cauda da destilação, e essa parte deve ser descartada. Pois na Cachaça Artesanal só deve ser usada o coração, que está apto para consumo.

As sensações

Quais são as sensações que determinada Cachaça trouxe ao seu paladar?

Por aqui, você vai perceber que usamos termos como aveludada, picante, alcoólica e amadeirada para descrever.

Mas isso não significa que você não pode encontrar outras sensações.

Quando degustamos uma Cachaça que agrada o nosso paladar e é equilibrada, dizemos que a sensação é aveludada.

Agora se a língua deu uma leve formigada, se o sabor se mantem na boca depois do alguns segundos após a degustação, certamente ela é picante.

Sentiu cheiro equilibrado de etanol? Esse é o aroma alcoólico. E como eu disse, se for equilibrado está tudo bem, afinal, é ele que vai ser o responsável por exalar os aromas da Cachaça.

Agora que você já tem um norte de como degustar, baixe a sua FICHA DE AVALIAÇÃO SENSORIAL e comece a criar a sua biblioteca hoje mesmo!