Cachaça com Churrasco: Dicas de Harmonização

Cachaça com Churrasco: Dicas de Harmonização

Tempo de leitura: 3 minutos

Cachaça com Churrasco é a combinação perfeita para o final de semana, há quem invente desculpas para fazer em qualquer dia. Certamente quando você leu Cachaça com Churrasco já pensou em quais amigos convidar para esta resenha. Entretanto podemos dizer que existem dois tipos de Churrasco:

• Aquele em que é tudo preparado antecipadamente, pão de alho, farofa, temperos com receitas de família e tudo mais.
• Enquanto em outro já se compra o kit Churrasco temperado no açougue, temperos prontos, pacote de pão de alho e farofas prontas.

Sempre que falam de Churrasco, a famosa pergunta surge: “Qual a melhor Cachaça para um churrasco?”
A resposta não é qual a melhor Cachaça para o churrasco e sim: “Quais as melhores cachaças para um churrasco!”
Pois em um churrasco há grande variação de sabores das carnes e combinações de temperos para selecionar apenas uma Cachaça. Portanto é importante saber que cada item do seu churrasco pode harmonizar com uma Cachaça diferente. Aliás também não podemos esquecer da clássica Caipirinha que vai bem em todo churrasco.

Harmonizando com a Cachaça Ideal

Então decidi preparar um churrasco só para dar algumas sugestões de harmonizações para você se sair bem com seus amigos.

Cachaça com Churrasco

Portanto vamos começar com o clássico do churrasco, carnes vermelhas temperadas com sal grosso.  Assim a sugestão para acompanhar esse tipo de carne é uma Cachaça envelhecida em Carvalho. Recomendamos uma Cachaça Extra Premium, nossa dica é a Cachaça do Chefe envelhecida por 3 anos em barris de Carvalho Francês de primeiro uso.

Conforme a tradição de todo churrasco, não pode faltar aquela asinha de frango. Por se tratar de uma carne que tem seu tempo de preparo menor, cai muito bem como entrada. Caso o tempero do frango seja algo mais simples, sugiro harmonizar com uma Branquinha. Dê preferência para Cachaças que passam por uma madeira neutra, como Jequitibá, amendoim ou freijó.

Cachaça com Churrasco

Ter linguiça em um churrasco já é tradição e normalmente elas vêm temperadas, sendo que algumas possuem um apimentado em seu sabor. A pedida de acompanhamento das linguiças são as Cachaças envelhecidas em Bálsamo, de preferência as com corpo médio. Cachaças com Graduação Alcoólica entre 42% e 44%. Opte pelas Cachaças de Salinas pois há uma particularidade em seu sabor e na composição do seu corpo. Mas uma Cachaça que está surpreendendo e harmoniza muito bem com a linguiça é a Legítima de Minas Bálsamo.

Mais do que um churras, uma experiência!

O querido pão de alho não fica de fora desta brincadeira, recomendo harmonizar com um blend de Cachaças para colocar em contraste o seu sabor marcante e intenso. Pois para acompanhar o pãozinho sugiro a Cachaça Leandro Batista produzida no sul do país.

Cachaça com Churrasco

A picanha é a estrela do Churrasco né? Minha sugestão é harmonizar com uma Cachaça totalmente diferente, a Princesa Isabel envelhecida em Jaqueira. Uma Cachaça ímpar, envelhecida em uma madeira rara que você quase não encontra no mercado.

Se você é amante do coraçãozinho, essa harmonização vai fazer você ficar de queixo caído. Antes de começar o churrasco leve sua Cachaça Doce Paixão armazenada em Jequitibá Rosa para o congelador. Prepare aquela porção de coraçãozinho, não deixe passar do ponto e harmonize com a Cachaça em jequitibá Geladíssima. Ao levar para gelar, você proporciona um aumento na sensação licorosa do destilado, casando com todo sabor e textura do coraçãozinho.

Lembrando que são apenas sugestões, isso não é regra… Experimente, busque novas combinações e claro se for seguir essas dicas, nos conte nos comentários como foi. Caso tenham alguma sugestão não esqueçam de comentar, para que assim tornemos cada vez melhor as nossas experiências.

Curtiu nosso conteúdo? Ajude-nos a espalhar a cultura cachaceira através das redes sociais. Comentando, compartilhando, curtindo e mostrando para um amigo. Não esqueça de nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter. No youtube temos vídeos diários que você não vai querer perder.

facebook           instagram        twitter       youtub-e