5 Curiosidades sobre a Cachaça

5 Curiosidades sobre a Cachaça

Tempo de leitura: 3 minutos

Mé & Pinga & Marvada & Cachaça dentre outros mais de 300 apelidos para o destilado mais famoso do Brasil! Inegavelmente a Cachaça é a bebida mais servida nos copos lagoinhas do nosso país e sempre está na mente de seus apreciadores. Certamente se você nos acompanha, sabe que a Cachaça vai além das pequenas doses, se encaixando muito bem na gastronomia, confeitaria e coquetelaria.

Além disso ela se mostra democrática e diversificada, atingindo todos os públicos, desde jovens baladeiros aos típicos degustadores da caninha da roça.

Entretanto uma bebida com uma origem que se confunde até com a história do próprio país é cheia de curiosidades e mistérios que nem todos os apreciadores ficam sabendo.  Decerto vou passar algumas coisas que eu sei que talvez você ainda não tenha visto falar.

Representação do Engenho de açúcar, pintado em 1816 por Henry Koster.

1 –  O destilado mais antigo do Brasil

Descoberta foi feita pelos escravos ainda no período colonial, a mais de 500 anos. Isso mesmo descoberta, a Cachaça foi uma espécie de acidente, caso queira entender todo esse processo, clique aqui.  Sobretudo a bebida era usada como uma espécie de estimulante para que os escravos trabalhassem com mais empolgação. Embora a bebida tenha essa origem neste âmbito muita coisa mudou. A cachaça tem cada dia mais recebido investimento em melhorias e atingindo todas as classes sociais.

2 – Uma das bebidas mais consumidas no planeta

É importante frisar que a Cachaça já é reconhecida em todo mundo. Principalmente pelos diversos prêmios adquiridos em competições internacionais. E inegavelmente fez com que ela entrasse na lista dos destilados mais consumidos do mundo.  Contudo a Caipirinha, o drink mais famoso feito com Cachaça, também ajudou a disseminar a cultura do destilado Brasileiro por cada canto do mundo. Conheça aqui a história completa da caipirinha.

 

3 – EUA é Líder de Importação de Cachaça no Mundo

Embora seja reconhecida em todo mundo, a Cachaça não tem tido muitos esforços para sua exportação. No ano de 2017 estima-se que a produção de Cachaça chegou perto dos 1,2bilhões de litros, entretanto apenas 9 milhões de litros fora exportados.  Menos de 1% do total produzido saiu do Brasil.  Desses 9 milhões de litros os EUA ficaram com a maioria, 18% do total, seguido pela Alemanha com 17%, Paraguai com 12%, França com 7,2% e Portugal com 6,7%. Veja a lista completa e entenda um pouco da exportação da Cachaça clicando aqui.

4 – Aguardente e Cachaça é a mesma coisa ?

Toda Cachaça é uma aguardente, contudo nem toda aguardente é uma Cachaça.

Cachaça é um destilado 100% brasileiro que provêm exclusivamente da cana-de-açúcar, ela tem a característica de possuir alto teor alcoólico, variando entre 38% a 48% e uma complexidade sensorial incrível. A bebida deve ser obtida através da destilação do mosto fermentado da cana. Sem adição de açúcares e extrato de sabores.

aguardente é o nome dado a qualquer bebida obtida a partir da fermentação e destilação de vegetais doces. O uísque é uma aguardente de cereais. A Tequila, é uma aguardente de agave. Conhaque, Bagaceira e Grapa semelhantemente são aguardente de Uva.

Ficou com dúvida ainda? Veja a matéria completa clicando aqui que preparamos aqui em nosso blog explicando detalhadamente para não restar mais dúvidas.

5 – Abre o apetite

Se você achou que era “lorota” esse negócio de tomar uma antes do almoço né? Surpreendentemente esse papo é verdade, pois o destilado consome a glicose do seu organismo e faz com que seu corpo tenha que repor as energias. Assim logo você deve se alimentar. Viu como a sabedoria popular há embasamento científico. Que tal uma dosezinha antes do almoço? Heim?

 

Curtiu nosso conteúdo, ajude-nos a espalhar a cultura cachaceira através das redes sociais. Comentando, compartilhando, curtindo e mostrando para um amigo. Não esqueça de nos seguir no Facebook, Instagram e twitter. No youtube temos vídeos diários que você não vai querer perder.

facebook           instagram        twitter       youtub-e