Saiba como é eleita a melhor Cachaça do mundo

Saiba como é eleita a melhor Cachaça do mundo

Tempo de leitura: 2 minutos

O “Ranking Cúpula da Cachaça” teve início no primeiro semestre de 2014, quando as doze pessoas que formam a Cúpula da Cachaça, buscando uma forma de valorizar o destilado que é patrimônio brasileiro, criaram o concurso.

Após receber apoio da mídia, cobertura de centenas de veículos nacionais e internacionais, fazer com que a cachaça tivesse uma visibilidade sem igual nos meios de comunicação e receber o apoio do Ministério da Agricultura, se deram conta que o projeto havia dado certo.

E como resultado do sucesso das edições de 2014, 2016 e 2018, em 2019 será realizada a 4º edição do “mais abrangente e participativo concurso de cachaças do país”.

Como funciona o “Ranking Cúpula da Cachaça”?

Primeiramente é importante ressaltar que os produtores não participam da organização do evento e somente as cachaças legalizadas podem participar.

O concurso é divido em 3 fases, que são nomeadas pelos organizadores de: fermentação, destilação e degustação.

A primeira etapa é a de fermentação, ou a do voto popular. Nessa etapa a votação aconteceu online para todos os consumidores de cachaça, e atraiu mais de 33 mil de votantes. O objetivo era de classificar 250 cachaças para irem para a segunda etapa.

Assim chegamos na segunda etapa, fase da destilação ou seleção dos especialistas. O objetivo dessa etapa é escolher entre as 250 cachaças mais queridas do Brasil. Apenas as 50 melhores que passarão para a terceira e última fase!

Essa etapa conta com o apoio de 40 especialistas apaixonados pela Cachaça, entre eles o CEO da Cachaçaria Nacional, Rafael Araújo, que já visitou mais de 60 alambiques pelo Brasil, e degustou mais de 500 rótulos de cachaça!

Os jurados têm até o dia 25 de janeiro para entregar suas indicações para a organização do evento.

Posteriormente, a terceira etapa, fase da degustação ou “Cúpula da Cachaça”. Essa etapa é composta pelos 12 integrantes da cúpula, que irão degustar os 50 rótulos selecionados anteriormente e através de uma degustação às cegas deverão ranquear as “melhores cachaças do mundo, em 3 categorias, e eleger a Cachaça do Ano.”

As categorias são:

  • As Cachaças que não passam por madeira;
  • Cachaças armazenadas e envelhecidas;
  • Cachaças premium e extra-premium.

IV-ranking-cupula-da-cachaca

Quando sai o resultado final?

A terceira etapa acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de março de 2020, durante a VIII Cúpula da Cachaça, em Analândia (SP). E o resultado final será divulgado no dia 12 de março, pelo jornal Estado de S. Paulo.


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça