Cachaça: conheça 12 MITOS e FATOS sobre a mais brasileira das bebida

Tempo de leitura: 5 minutos

Por ser uma bebida 100% nacional a Cachaça é cercada de boatos ou mitos. A segunda bebida mais consumida no país tem uma grande importância, tanto culturalmente quanto economicamente.

Por ser uma bebida antiga e fazer parte da história do país, muito se fala sobre a Cachaça, mas nem tudo é verdade. O objetivo deste post é apresentar 12 mitos e fatos sobre o destilado mais famoso do país.

1 – Só a amarelinha que presta!

12 mitos verdades industrial armazenamento cachaça branca pura amarela

MITO. A Cachaça branca, é aquela que não possui envelhecimento ou passa por um envelhecimento em madeiras neutras, por pouco tempo, assim amaciam o destilado e passam pouco aroma e sabor. A Cachaça pura é a base das cachaças amarelas, que são armazenadas em madeiras que passam muitas nuances e aromas para o destilado. Contudo, muitos consideram a Cachaça branca ideal para fazer drinks e preparar a famosa caipirinha, mas existem branquinhas tão boas que ninguém ousa misturar com nada. Toma-se pura degustando cada gota.

2 – Quanto mais velha a cachaça, melhor.

MITO. O tempo que a Cachaça permanece em contato com a madeira não define se ela é melhor ou pior. Dessa forma, se a Cachaça que for armazenada for de baixa qualidade ela não ficará boa. O tempo de envelhecimento define a complexidade das notas sensoriais e é necessário ter o paladar bem apurado para percebê-las. O que define a qualidade da Cachaça são as boas práticas de produção aliadas à bons barris de envelhecimento e claro, o paladar de cada apreciador, pois como a Cachaça é bem democrática e pode ser envelhecida em mais de 20 madeiras diferentes, cada uma confere uma característica distinta.

3 – Cachaça artesanal é melhor do que a industrial?

< Essa é uma pergunta que sua resposta é bem difícil. A Cachaça artesanal tem um cuidado maior no manejo e na produção. É mais atenta aos detalhes e claro, possui maior controle pela quantidade bem menor de produção. A destilação é feita em alambiques de cobre e separada somente a parte nobre, o Coração. A Cachaça industrial é feita através de destilação de coluna,  e geralmente por produzir em grande escala, não há tanta separação das partes nobres e impuras do destilado, mas atende aos padrões definidos pelo MAPA e hoje existe um cuidado bem maior para que fiquem cada vez mais competitivas. Ficou curioso para saber todas as diferenças? já falamos aqui no blog: Diferença entre Cachaça Artesanal e Cachaça Industrial.

4 – Cachaça deve ser bebida em copos transparentes?

12 mitos verdades industrial armazenamento cachaça branca pura amarelaFATO. Para analisar a qualidade da Cachaça é necessário que vejamos a bebida, de forma que seja possível analisar o visual da Cachaça, viscosidade, oleosidade, pureza e suas lágrimas escorrendo no copo, sinônimo de boa qualidade e teor alcoólico regulado.

5 – A cachaça de maior preço tem qualidade superior

MITO. O preço da Cachaça pode variar bastante e existem várias cachaças de baixo preço com excelente qualidade. Hoje o produtor investe em garrafas personalizadas e na apresentação do produto, como rótulo, embalagens e barris para o seu envelhecimento agregando ainda mais valor ao produto e claro, onerando o seu custo. Existem diversas cachaças com a sua apresentação bem mais simples que competem diretamente com as mais luxuosas e você pode saber quais clicando aqui.

6 – A cachaça deve ser tomada em pequenos goles

12 mitos verdades industrial armazenamento cachaça branca pura amarelaFATO. Para explorar todas as capacidades sensoriais da Cachaça, é necessário que sua degustação seja feita em “micro goles”, pois com o intervalo entre um gole e outro a bebida descansa, libera seus aromas e faz com que sua experiência seja aprimorada ao degustar.

7 – Cachaça dá dor de cabeça

Depende.  Cachaças que possuem controle de qualidade baixo podem sim causar dores de cabeça, pois é justamente a separação das partes nobres da Cachaça que evitam com que isso possa ocorrer. A Cachaça bem produzida não causa dor de cabeça, lembrando que o segredo para degustação do nosso querido destilado é sempre, digo SEMPRE, tomar água nos intervalos e durante toda a degustação e claro, evitar o consumo excessivo. Sugestao: proporção de água de 100 ml para cada 50 ml de Cachaça

8 – Uma Cachacinha abre o apetite

FATO. Devido a suas propriedades a complexidade do destilado, a Cachaça estimula as papilas gustativas e o olfato, preparando e aguçando o desejo para as refeições.

9 – A cachaça muito forte queima a garganta

12 mitos verdades industrial armazenamento cachaça branca pura amarelaFATO. A ardência na garganta é devido ao seu teor alcoólico elevado. Quanto maior o teor, mais pode queima. Recomenda-se para destilados de alto teor alcoólico que antes de engolir, rode a bebida pela boca, misturando com a saliva para depois engolir. O primeiro contato com a bebida é sempre um pouco mais forte, os próximos goles tendem a ser bem mais agradáveis, fazendo com que você possa sentir todas as notas sensoriais. Para degustadores iniciantes é recomendado Cachaças com teor alcoólico mais baixos de 38% até 40%.

10 – Cachaça não tem prazo de validade

12 mitos verdades industrial armazenamento cachaça branca pura amarela validadeFATO. O nosso querido destilado, além de delicioso, dura bastante tempo. A Cachaça possui prazo indeterminado de validade, desde que armazenado da maneira adequada. Guardando em local seco, ao abrigo do sol e muito bem vedado, durará indeterminadamente. Você pode ver as Dicas Chave Para Conservar sua Cachaça Após Aberta clicando aqui.

1 – Cachaça e aguardente são iguais

Mito. Pela legislação, cachaças possuem o teor alcoólico de 38% a 48%. Acima desta graduação alcoólica, considera-se a bebida AGUARDENTE, e ainda possui algumas diferenças que você pode saber clicando aqui.

12 mitos verdades industrial armazenamento cachaça branca pura amarela
12 – Existe copo ideal para degustar Cachaça

Fato. Pesquisadores desenvolveram a Taça ISO, feita especialmente para ser usada por pesquisadores e avaliadores de concursos de destilados, mas você pode saber tudo sobre copos ideais para degustar Cachaça clicando aqui.

Curtiu nosso conteúdo ? Compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Dê a sua opinião nos comentários abaixo e ajude a espelhar a Cultura Cachaceira para todo Brasil e pelo mundo também!

facebook           instagram        twitter       youtub-e