Tempo de leitura: 4 minutos
Já que estamos espalhando a cultura cachaceira de mais de 400 anos por todo o país e pelo mundo. Resolvi passar para vocês um prato que tem origem de 300 anos, um dos pratos mais famosos do litoral paranaense e um dos mais tradicionais do estado.
Barreado ou a Carne Barreada é uma comida que tem relatos de origem do século XVII. O prato é um intercâmbio de sabores feito entre os portugueses e índios brasileiros, a vila de Guaraqueçaba teve o importante papel de disseminar a receita através da atividade de turismo da região.
Pela receita possuir um método simples de preparação ela manteve a tradição até os dias de hoje. O prato possui uma peculiaridade que seu sabor, que mesmo requentado ele se mantém bastante intenso, pois seu preparo é executado em panela de barro, que proporciona a comida ficar sempre em alta temperatura, devido ao material da panela e da tampa.
O prato caiu no gosto popular devido a sua tradição na festa do Fandango, onde eram preparados diversas panelões de Barreado, e a comida era reaquecida a cada refeição e não perdia o tempero e o sabor, alguns populares costumavam dizer que o ultimo barreado era o melhor, pois o caldo grosso que se formava desmanchava a carne devido as altas temperaturas das panelas de barro.
Agora chega de história e vamos colocar a mão na massa, durante a receita vou explicar alguns detalhes fundamentais para deixar seu prato perfeito. O prato consiste em usar um ou mais tipos de carne bovina de segunda e com pouca gordura, então fique a vontade para escolhe-las
Ingredientes
• 2 kg de carne de boi (por ex. paleta, maminha, patinho ou outra carne magra);
• 1 kg de tomate sem pele;
• 5 dentes de alho moídos;
• 100ml de Cachaça Envelhecida;
• 1 kg de bacon;
• Azeite;
• Cheiro verde (salsinha, cebolinha e louro),cominho, sal e pimenta do reino à gosto.
Modo de Preparo
Vou passar para vocês dois modos de preparo desta receita, para quem tem panela de barro e para fazer em panela de pressão.
Panela de Pressão:
Corte a carne em pedaços pequenos de até 3 cm e tempere-a com todos os temperos (menos o cominho) em uma vasilha e a Cachaça. Deixe a carne em contato com os temperos por no mínimo 1 hora, para que fique bem saborosa
Unte a panela com um pouco de azeite e monte com uma camada de bacon, uma de carne já com temperos, uma de bacon… até que acabe os ingredientes. Tampe a panela e leve fogo sem adicionar água, quando começar a levantar fervura e a panela chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 2 horas.
Após esse tempo abra panela adicione o cominho, não esqueça de conferir como está o caldo, se achar necessário adicione um pouco mais de tomate para engrossa-lo. Feche a panela e cozinhe em fogo baixo por mais 2 horas. Após o tempo de cozimento abra a panela e verifique se a carne está desmanchando, se sim já pode desligar e servir.
Panela de Barro:
O método é quase o mesmo da panela de pressão, mas ideal é que seja usada em fogão a lenha ou direto na fogueira, siga os procedimentos de tempero e preparo dos ingrediente é igual da panela de pressão e coloque para cozinhar, mas você deve vedar a panela de barro com uma massa de farinha e água para manter o vapor dentro da panela.
Deve-se mais atenção ao preparo devido não ter um aviso (como a panela de pressão) mas fique despreocupado, você não vai queimar sua receita, há algumas regiões onde as pessoas chegam a cozinhar por 20 horas que resulta em um caldo grosso e a carne totalmente desfiada. Recomendo que mesmo após servir o prato mantenha no fogo para deixa-lo sempre quente e cada vez mais macio e saborosos.
Para servir o prato recomendo fortemente uma Cachaça Envelhecida como aperitivo, e na montagem sirva com arroz, banana-da-terra fatiada e farinha de mandioca.
Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo e compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!