Tempo de leitura: 6 minutos
Em Janeiro a Cachaçaria Nacional completou 10 anos. Quem nos acompanha nas redes sociais pôde comemorar conosco esse momento tão especial.
História da Cachaçaria Nacional
Não sei se todos sabem, mas a nossa história começou em 2010, quando eu, Rafael Araújo, e com o meu sócio Marcos Paolinelli motivados pelo boom dos sites de vinhos, vimos a oportunidade de trabalhar com a Cachaça, produto genuinamente brasileiro e que sempre esteve ao nosso redor aqui em Minas Gerais.
Vimos que haviam diversas marcas espalhadas pelo Brasil, mas poucas ofertas em locais especializados. Os apaixonados por cachaça sempre ficaram restritos à poucas marcas em suas cidades e com pouco acesso ao que temos de melhor.
Por isso abrimos o primeiro site especializado em vendas de Cachaças no Brasil. Também queríamos fazer mais do que vender cachaça, queríamos algo diferente. Vimos que poucas pessoas entendem de fato de cachaças além de não saber sobre a história delas. Desde o início focamos nisso e hoje temos mais de 400 vídeos no nosso canal do Youtube falando sobre elas. Também criamos o ClubeCN, o clube de assinaturas da Cachaçaria Nacional onde eu participo ativamente na seleção das cachaças além de visitar praticamente todos os alambiques, documentando e mostrando as incríveis histórias por trás de cada rótulo.
Com isso tornamo-nos mais do que especialistas, mas embaixadores da Cachaça Artesanal. Quase um mantra aqui dentro da empresa mostrar e provar que nossa Cachaça não perde nada para qualquer destilado do planeta para o máximo de pessoas possível.
Por que não há descontos expressivos nas Cachaças ao longo do ano?
Então ao longo dos anos também vimos a dificuldade de precificação dos produtos. A carga tributária é pesada, uma das maiores em produtos do Brasil. O markup é apertado e não é nada de “balela” o custo Brasil.
Em diversos nichos, vemos marcações do preço após produto acabado na gôndola com aumento de 100, 200, 300%. Alguns produtos como roupas e alimentos podem chegar a 500%. Portanto, te garanto que cachaça não chega perto dessas marcações.
Há insumos importados e caríssimos como os barris e garrafas, essa última inclusive está em falta e claro, menor oferta e maior demanda, custo sobe. O custo de mão de obra, investimentos altíssimos em infraestrutura e maquinário, além de diversos fatores de risco como tivemos esse ano em alguns parceiros como queimadas que arrasaram canaviais e comprometeram uma safra inteira.
Ademais sabemos que não é fácil empreender em qualquer situação que seja, mas digo isso tudo pois há a errada percepção que Cachaça é cara e principalmente quando se compara com algumas outras bebidas importadas por exemplo.
Elas trabalham em outra moeda, são commodities e em larga escala tudo é bem diferente do que fazemos por aqui. Inclusive, do ponto de vista de markup, possuem mais margem para elevar os seus preços e lucrar mais chegando a 2 ou 3 vezes mais do que a Cachaça.
E porque estou dizendo tudo isso? Justamente para te explicar o porque a Cachaçaria Nacional não entra no jogo dos descontos ao longo do ano.
Além de todos os fatores de precificação e valores, há a valorização o suor de cada produtor no dia-a-dia para ultrapassar cada obstáculo deste e levar o melhor produto possível para a casa do consumidor. Há o tempo de espera, o tempo de guarda, o tempo de maturação, o tempo do descanso, do envelhecimento.
Há a história, a maestria, o estudo, o erro e o acerto ao longo dos anos para chegar na fórmula perfeita. Para muitos passa-se de geração em geração, como nossos amigos da Século XVIII chegando à 8ª geração da família e a técnica passada de pai para filho.
Por que participamos da Black Friday?
Estamos na Black Friday? Poderíamos não estar, talvez nem merecesse estar nessa briga por preços. Mas também acreditamos que a data dá a oportunidade de várias pessoas conhecerem produtos incríveis que normalmente não comprariam.
Além disso, levamos em consideração que é uma data especial, uma data importante do ponto de vista de vendas não só para nós como loja, mas para os produtores terem a oportunidade de levar os seus produtos para mais pessoas. É um investimento em marketing tanto deles quanto nosso. E todo mundo sai ganhando. Nós como negócio e consumidores com mais acesso ou facilitação à produtos incríveis.
É aí que você entra no jogo.
Se está até agora lendo esse post, provavelmente quer ou vai participar da Black Friday adquirindo alguns produtos que estarão com desconto. Além disso, para quem está na Lista Vip, vai garantir naturalmente 5% de desconto em todo site além de acumular com as cachaças que já estarão com desconto.
Marcas e descontos da Black Friday 2020:
A primeira é a Cachaça do Chefe Extra Premium, produzida em Ouro Branco/MG, um blend com Cachaça envelhecida por 3 anos em barris novos de Carvalho francês e uma pitadinha de amburana. Estará com 40% de desconto. De R$139,70 por R$83,82
Cachaça Gogó da Ema Amburana, produzida em São Sebastião/AL do nosso amigo e parceiro Henrique, estará com 30% de desconto. De R$68,95 por R$48,26
A linha inteira da Cachaça Legítima de Minas, produzidas em Itaverava/MG, pelo professor Arnaldo Ribeiro, que já treinou mais de 4 mil mestres alambiqueiros pelo país. A Legítima Amburana, Bálsamo, Carvalho e Prata estarão com 20% de desconto, de R$49,95 por R$39,96 e a prata de R$47,00 por R$37,60. O lançamento da linha deste ano, a Legítima de Minas 3 Madeiras estará com 35% de desconto, de R$59,00 por R$38,35.
A Cachaça Fabulosa, produzida em Salinas-MG, o nome já diz né. rsrs Estará com 50% de desconto, R$141,00 por R$70,50
A queridíssima e premiada Cachaça Famosinha de Minas, produzida em Papagaios/MGMG, armazenada em amburana, estará com 20% de desconto, de R$27,90 por R$22,32.
Uma das Cachaças que mais gosto do nosso saudoso Euler, a Cachaça Prazer de Minas Unlimited, produzida em Esmeraldas/MG, estará com 35% de desconto, de R$175,00 por R$113,75.
Com essas informações você já pode ir formatando a sua lista para quando o dia chegar você garantir as suas Cachaças.
Um brinde e até o dia 27/11!