Páscoa: Dicas de harmonização com Cachaça

Tempo de leitura: 4 minutos

É possível combinar Páscoa e Cachaça? Sim! E vamos te ensinar como.

A Páscoa é uma data muito esperada no mundo inteiro e além dos vários significados, principalmente religiosos, é um momento de confraternização. Portanto é a ocasião perfeita para reunir a família, os amigos e preparar várias refeições, café da manhã, almoço ou jantar, desde a sexta-feira até o domingo de Páscoa.

A Páscoa também é conhecida por ser a época do chocolate. Momento em que as crianças esperam ansiosamente pelos ovos de páscoa, mas sabemos bem o tanto que os adultos também adoram doces e se deliciam com as sobremesas e chocolates.

Como não são apenas as crianças que podem desfrutar dos doce,s já pensou em unir nossa querida Cachaça com Chocolate? Essa é uma combinação que à primeira vista pode parecer peculiar, mas o resultado é sensacional. 

Neste post você encontrará dicas para harmonizar chocolate e Cachaça da maneira correta. Além disso, trouxemos algumas opções de Cachaças perfeitas para seu Almoço ou Jantar de Páscoa.

Primeiramente, iremos falar de Chocolate. Existem duas formas básicas de harmonização:

Por contraste e por similaridade.

Na primeira, trabalhamos com sabores diferentes e contrastantes. Dessa forma, você pode escolher qual sabor irá se sobressair, o da Cachaça ou do chocolate.

Para chocolates mais adocicados, como o chocolate ao leite recomendamos Cachaças mais encorpadas, e para chocolates com mais cacau recomendamos Cachaças mais suaves e adocicadas.

Na harmonização por similaridade, optamos por sabores semelhantes, trazendo assim harmonia para nossa degustação.

Nesse caso, ao usar chocolates mais gordurosos, como o branco ou ao leite, opte por Cachaças mais adocicadas. Para Chocolates com mais cacau em sua composição, escolha Cachaças mais encorpadas, como as envelhecidas em Carvalho ou Bálsamo.

Confira a seguir, qual Cachaça harmoniza com cada tipo de Cachaça:

Cachaças para harmonizar com Chocolate Branco

  • Pardin 3 Madeiras
    É uma Cachaça envelhecida em Blend de Carvalho, Amburana e Jequitibá.
    A suavidade do chocolate branco contrasta perfeitamente com a complexidade dos sabores da Cachaça. É uma combinação sensacional!
  • Gogó da Ema Mix
    Diferente da Pardin, essa Cachaça é mais leve. Envelhecida em Jequitibá Rosa, seus aromas não geram muito contraste com o Chocolate, portanto é uma ótima opção para quem prefere sabores mais suaves.cachaça, páscoa, chocolate

Cachaças para harmonizar com Chocolate ao Leite

  • Cachaça do Chefe
    Essa é uma Cachaça excepcional, envelhecida em Carvalho Francês por 3 anos. Para harmonizar, prefira chocolates mais adocicados, gerando assim um contraste excelente com os aromas característicos do Carvalho.

  • Porto do Vianna Premium
    Envelhecida em Carvalho Europeu e Americano, é uma Cachaça com presença muito forte. Aqui, vale a mesma dica do item anterior. Opte por chocolates mais doces para gerar contraste com os aromas do Carvalho.

Cachaças para harmonizar com Chocolate meio amargo (ou chocolates com mais cacau)

  • Harmonie Schnaps Amburana
    Essa é uma Cachaça premiada, resultado da sua qualidade excepcional. Apesar de ser envelhecida em uma madeira mais suave, é uma Cachaça com personalidade e aromas bem marcantes. Harmoniza muito bem com chocolates mais amargos.

  • Sanhaçu Freijó
    Envelhecida em uma madeira mais neutra, é uma Cachaça coringa para harmonizações. Harmoniza bem com chocolate meio amargo e chocolates com café.

Nós preparamos uma Seleção de Licores especialmente para a Páscoa, confira aqui.

Agora, vamos às dicas para o Almoço ou Jantar de Páscoa. Para fugir do básico, trouxemos algumas opções pouco convencionais de dar água na boca.

Como opção de entrada, preparamos a coxinha de camarão. Ótima pedida tanto como entrada para o jantar como aperitivo em um happy hour.
Para harmonizar, escolhemos a Cachaça Doce Paixão, que traz aromas suaves do Jequitibá-Rosa.

Para o prato principal, nossa indicação é o espaguete ao molho branco acompanhado de frutos do mar. Nesse caso optamos pelo camarão e pelas ostras, mas é um prato que pode se adaptar ao gosto pessoal. Para harmonizar, escolhemos a Santo Grau Coronel Xavier Chaves, que possui aroma herbal e uma acidez bem equilibrada.

Por fim, escolhemos o bolinho de bacalhau para trazer um pouco de tradição. Ele é uma boa opção para aperitivo e entrada mas como o bacalhau já caiu no gosto do brasileiro, esse é um prato super versátil. Para harmonizar optamos por uma Cachaça envelhecida em uma madeira mais suave, a Legítima de Minas Amburana. Seus aromas contrastam muito bem com o bacalhau.

Confira a Seleção completa de Cachaças para a Páscoa clicando aqui.

Curtiu nosso conteúdo?  Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo e compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça