O que é uma Cachaça Artesanal?

O que é uma Cachaça Artesanal?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já se perguntou o que é uma Cachaça Artesanal?

Neste post responderemos a essa pergunta recorrente: afinal, o que é Cachaça Artesanal? Primeiramente é preciso saber que existem duas formas de produzir o destilado, a industrial e a artesanal. Confira a diferença entre Cachaça Industrial e Artesanal clicando aqui
“Cachaça” é uma denominação exclusiva para a aguardente de Cana-de-açúcar produzida no Brasil. A Cachaça pode ter entre 38 a 48% de graduação alcoólica.

A Cachaça Artesanal passa pelas seguintes etapas até estar pronta para consumo:

Colheita

Antes de tudo, é feita a colheita da Cana, matéria prima para fabricação da Cachaça.
O período de Colheita normalmente dura entre Maio e Dezembro. Na produção Artesanal a colheita é feita manualmente, diferente da produção Industrial, em que a Cana é colhida por máquinas, e o Canavial pode ser queimado, processo que acelera sua deterioração.

Moenda

Depois de cortada, a cana é moída em um prazo máximo de 36 horas. Nessa etapa o bagaço é separado do caldo de cana. Esse caldo é filtrado e preparado para ser levado à fermentação.

Fermentação

Existem vários tipos de Cana, e cada tipo possui um nível de açúcar diferente, portanto é preciso padronizar esse caldo. Como na produção artesanal não é permitido o uso de aditivos químicos, a água potável é uma grande aliada nesse momento. Alguns produtores utilizam também o “Fermento Caipira” que pode ser composto por fubá de milho, farelo de arroz, soja, milho entre outros. Após a fermentação o vinho da cana fica com 7 a 9% de álcool.

Destilação

A graduação alcoólica fixada por lei é de 38 a 48%, dessa forma é necessário destilar o vinho para elevar a GL. Pois o vinho de cana resultante da fermentação contém elementos nocivos à saúde e possui baixo teor alcoólico. Dessa forma, a destilação consiste em ferver o vinho dentro de um alambique de cobre, produzindo vapores que são condensados por resfriamento, o que resulta grande quantidade de álcool etílico. Durante a destilação são separados e eliminados a “calda” e a “cabeça”, deixando somente o “coração”, que é o conteúdo ideal para o consumo.

Envelhecimento e Armazenamento

Após a destilação, a Cachaça é armazenada em tanques de inox ou envelhecida em barris de madeira.
Para ser considerada uma Cachaça envelhecida, ela precisa descansar em barris de até 700L por no mínimo um ano.
Ao passar pela madeira o destilado adquire cores, aromas e alguns aspectos específicos, de acordo com a madeira usada.
Existem ainda madeiras neutras, que não adicionam cor à cachaça. As madeiras mais usadas são o Carvalho, Amburana, Bálsamo entre outras. Jequitibá e Amendoim são exemplos de madeiras neutras, que não alteram a cor do destilado.

cachaça industrial degustação destilação alambique processo artesanal diferenças

Por fim, existem algumas categorias, como por exemplo Premium, Extra Premium, composta etc.
Para ser denominada Cachaça Premium, ela precisa ser envelhecida por um período mínimo de um ano.
Já a Extra Premium envelhece por no mínimo 3 anos.


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça