Tempo de leitura: 3 minutos
Todos já sabem que a Cachaça é o destilado mais brasileiro que existe. Também sabemos que é possível encontrar no mercado uma vasta variedade da nossa caninha. Você pode escolher, por exemplo, entre branca, armazenada, envelhecida, forte, fraca, qual madeira vai querer, produzida em qual região e várias outros detalhes. Com o crescimento do mercado e consequentemente do consumo, muitos produtores tem elevado o nível de produção, buscando referências no exterior e agregando a nossa querida Cachaça valores e características cada vez mais marcantes. Como é o caso da técnica “single barrel”
O que é?
Eventualmente começamos a ver surgindo no mercado Cachaças que são envelhecidas com a técnica single barrel, traduzindo, Barril Único. Isso quer dizer que a Cachaça é envelhecida em um único barril e sempre de primeiro uso.
Nesse momento você deve estar se perguntando “mas não é sempre assim?”, e a resposta é não.
Bom, primeiro de tudo é importante falarmos o que acontece na maioria das vezes: muitas Cachaças são envelhecidas em barris antigos, ou seja, barris que já envelheceram outras Cachaças anteriormente.
Outro fator é que eventualmente acontece também a mistura de Cachaças de barris de tempos diferentes, ou seja, o produtor faz um blend com uma cachaça armazenada em um barril mais antigo com uma cachaça armazenada em um barril mais novo.
Sobretudo pode acontecer também de misturarem Cachaças armazenadas pelo mesmo tempo em um barril semelhante, mas que consequentemente vão conter características sensoriais diferentes, pois nenhum barril é igual ao outro.
No caso da single barrel é retirado apenas um lote do barril de primeiro uso, elas saem do barril direto para a garrafa. Sendo assim, se o barril possuir 200 litros de Cachaça, somente essa quantidade será envasada. Fechando a edição e não sendo possível reproduzi-la.
Cachaças Single Barrel
Por ser uma nova tendência no mercado da Cachaça, são poucas as marcas que trabalham com esse tipo de envelhecimento, e certamente só vamos encontrar no mercado edições limitadas dessas bebidas.
O Natanael Carli Bonicontro é o produtor da Cachaça Companheira e responsável pela criação da Cachaça Companheira Single Barrel, um ouro líquido envelhecido em carvalho único por 17 anos, com graduação alcoólica de 44%, envasado em uma garrafa que faz jus ao produto interno e que claro, é feita para os paladares exigentes. Para aquelas pessoas que buscam algo novo e inédito no universo da Cachaça Artesanal.
A marca Sebastiana, localizada na cidade de Américo Brasiliense, em São Paulo, possui duas Cachaças Single Barrel, porém com tempos de envelhecimento diferentes.
Uma delas é a Cachaça Sebastiana Carvalho Single Barrel 3 anos, uma verdadeira obra de arte. Não é atoa que ela coleciona mais de 10 prêmios nacionais e internacionais. Ela é envelhecida por três anos em barris de carvalho americano de primeiro uso, possui graduação alcoólica de 40%.
É filtrada e graduada com água desmineralizada, posteriormente é engarrafada sem a adição de outros componentes. Surpreendentemente é uma bebida leve, com um sabor levemente adocicado.
Direto da cidade de Barra Longa, em Minas Gerais, temos a Cachaça Tiara Barril Único. Envelhecida por 4 anos em barris nº 3 de carvalho europeu e com 40.90% de graduação alcoólica.
O lote contém 333 garrafas, numeradas individualmente. Por seu design único, foi reconhecida como uma das dez cachaças mais inovadoras de 2019, além de ter recebido outras premiações, nacionais e internacionais.
E ai, preparado para viver a experiência de degustar uma Cachaça Single Barrel?