Tempo de leitura: 2 minutos
Entre os séculos XVI e XVII aconteceu um aumento exponencial dos alambiques na região de São Paulo e Pernambuco, e devido a descoberta do ouro e pedras preciosas não demorou muito para que o destilado brasileiro se espalhasse rapidamente pelo Rio de Janeiro e por Minas Gerais.
Atualmente existem inúmeros alambiques industriais, mas a Cachaça em si sempre foi caracterizada pela produção artesanal, ou seja, em pequenos alambiques. Como consequência temos mais de 8.466 alambiques produtores de Cachaça somente em Minas Gerais, sendo que 85% funcionam de forma ilegal, ou seja, não possuem o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Nesse post te ensinamos “Como identificar uma Cachaça Clandestina).
Segundo a Lei nº 13.949, de 11 de junho de 2001, Cachaça de Minas, tradicional e pura é:
“Cachaça Artesanal de Minas: a bebida fermento-destilada com graduação alcoólica de 38% a 54% v/v (volume por volume), à temperatura de 20°C(vinte graus Celsius), produzida no Estado, e fabricada em safras anuais, a partir de matéria-prima básica ou transformada; processada de acordo com as características históricas e culturais de cada uma das regiões de Minas; e elaborada e engarrafada na origem, obedecido o disposto neste Decreto e na legislação federal pertinente;”.
Quando o trabalho nas minas começou a diminuir, a principal alternativa para manter a economia local foi focar no cultivo da cana de açúcar. Dessa forma, Minas Gerais superou Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo quanto ao espaço canavieiro do país. Assim, em 1830 Minas Gerais já tinha 4.150 engenhos.
Não é atoa que o estado é o quinto maior exportador de Cachaças do mundo.
Separamos para você uma lista com as melhores Cachaças de Minas Gerais, aquelas que você deve colocar na sua lista de degustação:
2 – Cachaça do Chefe
11 – Cachaça Dona Beja
12 – Cachaça Tabúa
13 – Cachaça Piragibana
14 – Cachaça Áurea Custódio 3 anos
15 – Cachaça Alambique de Minas
Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!