Já ouviu falar de Bitter? O coringa dos drinks

Já ouviu falar de Bitter? O coringa dos drinks

Tempo de leitura: 3 minutos

Certamente você já bebeu mas provavelmente não sabia o que era. Mas garanto que após ler o post você vai entender melhor o que é, e ainda vai aprender a fazer alguns drinks com Bitter.

Ja-ouviu-falar-de-Bitter-o-coringa-dos-drinks

O que é Bitter?

Bitter é uma bebida alcoólica que contém extratos de ervas, que fixam o gosto amargo ou agridoce. Em sua composição e durante o seu processo de fabricação a bebida tem contato com flores, frutas, açúcar, ervas, raízes, cascas e algumas especiarias infundidas no álcool.

É curioso ressaltar que eventualmente várias marcas vendiam o Bitter como medicamento, uma vez que ele possuía características digestivas. Mas hoje ele é consumido em coquetéis, puros, em jantares, cerimônias e festas.

Se falou tá falado, Bitter é remédio, mas aprecie com moderação, não vão abusar.

Tipos de Bitters

Existem 5 tipos de Bitters, são eles: Jägermeister, Campari, Fernet, Cynar e Amaro.

O Amaro, palavra de origem italiana cujo significado é amargo, é um licor de ervas italianas, consumido principalmente após uma refeição, pois ele ajuda na digestão. Seu teor alcoólico varia entre 16% e 40%. Ademais, como o próprio nome já sugere, a bebida possui um sabor amargo-doce e remete ao gosto de alguns xaropes.

Kräuterlikör, palavra de origem alemã, tem como significado licor de ervas ou licor temperado. É apelidado por seus apreciadores de “meio amargo”. Embora ele seja fabricado do mesmo modo que o Amaro é consumido puro, por surpreendentemente possuir um alto teor de açúcar.

Outro tipo de Bitter é o Cocktail Bitters. Eventualmente é usado como complemento para coquetéis, usado principalmente para valorizar e completar sabores em um preparo, são considerados nos Estados Unidos como produtos alcoólicos “não-bebidas”, Angostura e Peychaud’s são exemplos desses Bitters.

Finalmente chegou a melhor hora, aprender como utilizar o Bitter em drinks e fazer em suas próximas confraternizações.

saiba-o-que-e-Bitter-o-coringa-dos-drinks

Drinks com Bitter

Bitter Coquetel

Base: Bitter
Ingredientes:
– 1 1/2 dose de Bitter
– 2 colheres de chá de suco de Limão
– Água Mineral
– Gelo
Modo de Fazer : Utilizando um copo alto, junte as doses de Bitter, o suco de limão e algumas pedras de gelo. Complete a mistura com água mineral com gás e enfeite com limão.

Fizz de Cachaça e Bitter

Base: Cachaça
Tipo: Alcoólico
Ingredientes:
– 60ml de Cachaça Envelhecida
– 30ml de Suco de Limão
– 1 Colher de sopa de açúcar
– 3 gotas de Cocktail Bitter
– Gelo
Modo de Fazer: Utilizando uma Coqueteleira, bata todos os ingredientes e sirva em copo um copo alto, complete o restante do copo com água gaseificada ou mineral, enfeite com limão.

Drink Cariri

Base: Cachaça
Ingredientes:
– 50ml de cachaça
– 2 pitadas de angostura (bitter) de laranja
– 30ml de angostura (bitter) Cynar
– Rodelas Laranja
– Gelo
Modo de Preparo: Para preparar esse drink, os ingredientes precisam estar primordialmente bem gelados. Utilizando uma coqueteleira misture os ingredientes e sirva em um copo baixo, com gelo. Posteriormente use uma fatia de Laranja para decorar.

Esquenta Alma

Base: Conhaque ou Cachaça
Ingredientes:
– Gelo
– 2 doses de conhaque ou Cachaça envelhecida
– Meia dose de cointreau
– 2 gotas de angostura bitter
Modo de Preparo: Misture o gelo, as doses e 2 gotas de bitter, decore usando casca de limão siciliano ou laranja em espiral dentro do copo 1 rodela de limão siciliano na borda (Se preferir, assista ao vídeo completo dessa receita feita pelo Drinkeros).