História Cachaça Séc. XVIII

Tempo de leitura: 1 minuto

A No último sábado, dia 28/01, aconteceu em Tiradentes a 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes e um dos filmes apresentados me chamou bastante atenção, afinal, tinha a ver com Cachaça.

E não é qualquer Cachaça. É

História da Cachaça Séc. XVIII vira filme

A média metragem, que tem 21 minutos de duração, “Séc. XVIII: a história, a memória, técnica e paixão de gerações numa dose de Cachaça” foi gravada no Engenho Boa Vista, o alambique mais antigo em atividade no Brasil, e estrelado pela família Chaves, produtores da Cachaça Século XVIII e Cachaça Santo Grau Cel. Xavier Chaves.

Quem nos acompanha aqui há mais tempo sabe que somos fãs dessa família. Eles carregam a tradição de produzir Cachaça de Alambique há décadas e que passa essa herança maravilhosa de geração para geração.

Inclusive, já contamos essa história aqui em diferentes formatos, teve visita ao Alambique em 2015, postagem no blog, entrevista com o Nando Chaves e até análise sensorial dessa Cachaça branquinha espetacular.

Mas agora quem traz a história dessa Cachaça para vocês são os estudantes da UFMG, Jackson Jardel dos Santos e Giulia Anttolini Muraro.

Rubens, o patriarca da família, os filhos, Nando e José Sérgio e o neto Francisco (a nona, oitava e sétima geração de Chaves respectivamente), compartilham com a gente um pouco de como esse amor pela Cachaça de Alambique vem sido transmitido a cada membro da família e como tudo começou.

E não sei se vocês sabem, mas vale ressaltar que eles descendem de Antônia Rita, irmã caçula de Joaquim José da Silva Xavier, ou Tiradentes.

Assista ao filme

A média metragem está disponível no youtube, assista: