Harmonizando com Cachaça

Tempo de leitura: 2 minutos

A Cachaça é a bebida tipicamente brasileira e pode sim harmonizar com diversos tipos de pratos desde entradas até as sobremesas, seja pela sua equivalência ou divergência de sabores.

A Cachaça sofria muito pelo preconceito geral de ser uma bebida de baixa qualidade, estamos provando que a Cachaça é sim uma bebida de qualidade e está no mercado para valorizar os sabores tradicionalmente brasileiros. Cada dia que passa os produtores estão preocupados em agradar os consumidores e investindo em tecnologia, controle de qualidade e apresentação do produto.

Há um certo espanto quando se apresenta a Cachaça como ingrediente ou na harmonização com pratos. Mas devemos reforçar o valor do destilado brasileiro na gastronomia, pois assim como o Whyskis, conhaques, vinhos são utilizadas nas receitas mais famosas a Cachaça tem seu espaço e estamos aqui para provar isso.

A harmonização com Cachaça tem alguns princípios básicos a serem seguidos. Devido a bebida possuir um teor alcoólico elevado e um sabor marcante devemos ficar atento aos temperos e ingredientes dos pratos. Aqui no blog você confere algumas receitas feitas com Cachaça clicando aqui.

Os pratos para serem harmonizados com Cachaça devem ter uma personalidade marcante assim como nosso destilado, que seja para acompanhar os aromas e sabores da bebida ou para para complementa-los.

Mas isso não significa que você comerá apenas torresmo e ovo cozido, vamos com calma, veremos a receita de Bananinhas de Contra Filé, não sabe o que é, é um corte especial de carne bovina que é separado em pequenos pedaços de 3 a 4 centímetros. O seu preparo é simples, em uma frigideira frite-o em conjunto com lascas de pernil. Banhe com azeite, adicione um molho de pimenta, pimentões e cebola e sirva. Caso você já tenha experiência com cozinha pode usar a Cachaça para Flambar.

A carne após o preparo fica com seu interior fica bem macio e a parte externa crocante, o prato casa perfeitamente com os aromas, notas e a textura aveludada de uma Cachaça Extra Premium envelhecida em carvalho.

Mas também não podemos deixar de lado suas própias convicições, sempre é bom experimentar o novo, testar os sabores e sim descobrir a sua harmonização perfeita.

Abaixo apresento algumas dicas de harmonização partindo da Cachaça pura à mais envelhecida com diversos pratos.

Harmonização-01

O ideal para você harmonizar é que você conheça os sabores das Cachaças e suas madeiras envelhecimento para que faça um comparativo com os ingredientes do prato que será preparado. Lembrando que os sabores podem se completar, somando os seus sabores de forma que se destaque alguma de suas características. Também podem ser opostos de forma a manter o equilíbrio dos sabores.

Uma harmonização perfeita é aquela que te agrada, chegando a ser basicamente uma questão mais pessoal do que cientifica, logo devemos fazer experiencias e testes para melhor agradar seu paladar.

facebook           instagram        twitter       youtub-e

Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo e compartilhar com os amigos e… Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!