Tempo de leitura: 5 minutos
Olá, pessoal da CN. Aqui é o José Cantoni do Pausa pro Charuto!
Hoje vim falar de uma das cachaças mais especiais pra mim. Além de ser um produto espetacular, que faz frente a grandes destilados do mundo todo, também possui uma história familiar ímpar.
A harmonização de hoje é de um dos tesouros nacionais, a Cachaça Magnífica de Faria Reserva Soleira e o charuto Perdomo 20th Anniversary Maruro, um dos meus charutos off Cuba favoritos.
Sobre a Magnífica de Faria
Sua história começou em 1985 no estado do Rio de Janeiro. João Luiz de Faria buscou resgatar a tradição antiga de produzir Cachaça, quando iniciou sua fábrica não tinha energia elétrica e seu engenho era movido a vapor.
Apesar de atualmente a fábrica ter acesso a energia elétrica, pensando na sustentabilidade, a principal fonte de energia ainda é o vapor gerado pela queima do bagaço da cana. Outro diferencial da produção que me chamou atenção, é o fato do alambique ser um dos únicos alambiques 3 copos no Brasil, chamado de Alambique Alegria.
O nome surgiu de uma homenagem que João fez a sua esposa que era Magnífica Reitora na Universidade Carioca que somado ao sobrenome da família deu origem ao nome: Magnífica de Faria.
Não posso deixar de mencionar o cuidado e atenção com o consumidor final, o que faz toda diferença no mercado. Raul de Faria, filho do João Luiz, foi muito solícito e me deu todas as informações sobre a marca e o processo de produção quando os procurei há alguns meses atrás.
A Cachaça Magnífica Reserva Soleira
Uma das Cachaças que mais me surpreendeu nos últimos anos, a Reserva Soleira entrega o melhor que uma Cachaça Artesanal pode trazer.
Muito sabor, mas sem agressividade alcoólica, uma cor espetacular derivado de um bom trabalho de barril. Acho importante ressaltar que o sistema de soleira (nesse texto vocês encontram mais detalhes sobre esse tipo de envelhecimento) na Magnífica é de 8 andares, e não de 5 como é normalmente utilizado para o envelhecimento de Cachaças ou de outros destilados.
Todos os barris utilizados para o armazenamento da Reserva Soleira na Magnífica são de carvalho americano ex-bourbon, e isso agrega características sensoriais incríveis.
Sensorialmente é uma bebida muito complexa em sabores, uma presença do coco queimado e muita baunilha, típico do carvalho americano, um sabor de caramelo e frutas secas também presente na degustação.
Raul de Faria, me contou durante uma conversa, que a Reserva Soleira é produzida em média a cada 1 ano a 1 ano e meio. Nos barris da oitava fileira são colocadas a Cachaça Magnifica Bica do Alambique, e a retirada é feita do barril da primeira fileira, aqueles que ficam próximo ao solo.
Desta forma é retirada a litragem correspondente a metade de cada barril da soleira e completado a metade do barril da fileira superior. De modo que:
Metade dos barris da 2º fileira alimenta o barril da soleira.
Metade dos barris da 3º fileira alimenta os da 2º.
E assim sucessivamente, até os barris da última fileira serem completados com a Cachaça nova. Esse sistema resulta em um “blend de envelhecimento” com parte de 8 anos (mínimo) e 15 anos em média, mas tendo partes menores com cachaças que estão desde o início da produção no sistema, que começou em 2002.
Sobre o charuto Perdomo 20th Anniversary Maduro
A Perdomo é uma das marcas mais conceituadas hoje da Nicarágua, e esse charuto foi lançado em uma edição especial em comemoração ao aniversário da marca. Sua capa é de um tabaco Nicarágua maduro e seu capote e enchimento são de sementes cubanas plantadas na Nicarágua na região de Estelí, Condega e Jalapa.
Os tabacos que compõe esse charuto são envelhecidos primeiramente por 8 anos, depois desse prazo envelhecem por mais 14 meses em toneis que envelheceram bourbon, garantindo sabores ricos e notas adocicadas. O charuto tem força de médio a forte, que na escala de fortaleza de 1 a 5 se enquadra no 4, e a bitola escolhida foi o Gordo, que mede 6×60.
A mágica da harmonização da Cachaça e o Charuto
A harmonização dessa dupla é algo único em riqueza de sabores e aromas, principalmente pelo fato de serem produtos do mais alto nível de qualidade nos seus segmentos.
O charme da cachaça somado a apresentação impecável do charuto, deixa a degustação ainda mais especial.
O charuto é de um corpo mais denso, com notas bem ressaltadas e que precisa de uma bebida que tenha presença ou a harmonização seria dominada pelo sabor do charuto. Por isso, a escolha da Reserva Soleira, que cumpriu muito bem seu papel. Juntos criaram um terceiro elemento de harmonização maravilhoso. O adocicado na medida da cachaça deu espaço para a fortaleza do tabaco ser apreciada em toda degustação.
Escolhi para o meu momento de pausa um dos meus charutos e uma das minhas cachaças favoritas. Quem tiver oportunidade de fazer essa degustação, gostaria de um feedback sobre a experiência.
Desejo a todos um excelente momento de pausa para degustação de uma cachaça acompanhada de um charuto.
Instagram – @pausaprocharuto
Site – Pausa pro Charuto
Youtube – Pausa Pro Charuto
Leia também
Cachaça do Chefe e Charuto – Como harmonizar
Envelhecimento de Charuto e Cachaça