Harmonização de Licor com Charuto AJ Fernandez

Harmonização de Licor com Charuto AJ Fernandez

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá pessoal da CN. Aqui é o José Cantoni do Pausa pro Charuto!

Saindo um pouco das harmonizações com Cachaças hoje quero propor uma harmonização diferente, com uma bebida que já foi muito famosa e bastante consumida no nosso país, ficou um tempo esquecida, mas percebi que está voltando a agradar paladares. E essa bebida é o licor!

Apesar de falar sobre um licor especifico nesse post, quero lembrar que não é apenas ele que harmoniza com charuto. Tem uma parcela considerável de licores que vai muito bem com charuto. Se o licor for de Cachaça com café? Ah, ai é ainda melhor. Afinal, o café é um grande coringa na hora de harmonizar um bom charuto.

Pensando nisso escolhi o licor de café da Gouveia Brasil, sua apresentação dispensa comentários de tão linda, e o conteúdo não fica por menos. Para acompanhar essa maravilha líquida, um charuto recém chegado no mercado, da EJ Fernandez, New World Puro Especial, um charuto encorpado de origem nicaraguense.

Sobre o Licor Gouveia Brasil Café

Produzido pela marca Gouveia Brasil, é a perfeita combinação da premiada Cachaça Gouveia 44 com um café especial da Serra da Mantiqueira, o Catuaí Amarelo.

Após o café ser colhido ele passa por uma fermentação com leveduras que exaltam ainda mais seus aromas e sobres, criando um produto final único com graduação alcoólica de 30%.

E para deixar essa experiência ainda melhor, o licor é envasado em uma linda e diferente garrafa de 700ml.

Sobre o charuto New World Puro Especial.

Produzido pela marca AJ Fernandez, uma marca que produz charutos premium em Estelí, na Nicaragua, o New World é um charuto que tem em sua composição tabacos selecionados das melhores fazendas da marca.

Possui uma capa escura linda, com poucos veios e bastante oleosa. Um charuto que degustado a frio pode se encontrar notas de chocolate, café e uma leve picância.

Após aceso, é uma fumaça intensa e abundante, mas nada de agressividade em força, na minha degustação julgo ser um charuto de fortaleza 3/5.

Não me mostrou muita mudança de sabor, apenas a intensificação do que senti ao inicio da degustação, a forte presença do chocolate e café.

A harmonização do charuto e licor

Sem dúvida, uma harmonização sensacional.

O corpo longo e presente do licor acompanhou muito bem a intensidade de sabor do charuto. O New World por ser um charuto com sabores e fumaças mais densos, pede uma bebida com retrogosto mais longo, e o licor cumpriu muito bem essa função.

Charuto e Licor de Café Gouveia BrasilAlém disso, o café é um elemento que enaltece os sabores de um bom charuto, então além de servir como um acompanhamento ajudou a potencializar o sabor desse belo tabaco.

Essa é uma degustação para contemplar, para marcar um momento e que não pode ser feito às pressas.

Quer deixar a degustação ainda mais especial?

Recomendo a degustação desse licor com uma pedra de gelo bem grande, de preferência de água filtrada e fervida, pois dessa forma o derretimento é bem mais lento (dica de ouro para algum drink que não pode ficar aguado).

Como grande fã de ambas as marcas, recomendo façam essa degustação.

Caso queiram alguma outra dica de licor ou charuto que harmonizem bem, pode me chamar no direct do instagram.

Desejo a todos um excelente momento de pausa para degustação de uma cachaça acompanhada de um charuto.

Instagram – @pausaprocharuto

Site – Pausa pro Charuto

Youtube – Pausa Pro Charuto