Tempo de leitura: 3 minutos
Olá galera da CN. Aqui é o José Cantoni do Pausa pro Charuto!
Hoje venho compartilhar com vocês uma harmonização entre o charuto Alonso Menendez Del Patron e a Cachaça Pardin 3 madeiras.
Essa é uma das minhas harmonizações prediletas, essa Cachaça e charuto sem complementam muito bem, além disso, tive o prazer de conhecer de perto a fabricação desses dois produtos.
Se você quer começar a se aventurar no universo de harmonização, te convido a começar pelo texto “Harmonização de charuto e Cachaça – Como começar!” que postamos aqui há algumas semanas.
Sobre a Cachaça Pardin 3 Madeiras
O produtor da Cachaça é o master blender Marcelo Pardin, um grande entendedor dos destilados nacionais e internacionais.
Para fugir do padrão de produção nacional, Pardin inovou e optou por usar o método de produção que aprendeu após uma viagem que fez as fábricas de outras bebidas na Escócia.
A Cachaça que apresento hoje é um blend de 3 madeiras. Sua composição é 70% de carvalho francês, 25% de jequitibá e 5% de amburana. As partes de jequitibá e amburana foram armazenadas por 2 anos em barris de 700 litros. Diferente do carvalho, que foi armazenado por 2 anos em toneis de 200 litros.
Chamo atenção para o tamanho do barril, uma vez que a litragem dele influencia no contato da bebida com a madeira. Sendo assim, quando menor a litragem maior o contato da Cachaça com o barril.
No caso do carvalho na Pardin, além de ser uma litragem menor ainda é um barril sem tosta, isso para agregar a bebida justamente algumas notas que algumas tostas poderiam mascarar.
Outro diferencial dessa Cachaça, é sua apresentação. Ela é envasada em uma garrafa francesa feita para champagne. Inclusive, Marcelo conseguiu comprar apenas 1 lote com 500 garrafas. Essa garrafa vem com lacre de cera e dentro de um tubo preto com a marca da cachaçaria, é uma apresentação espetacular, digna do conteúdo da garrafa.
Sobre o charuto Alonso Menendez Del Patron
Já que estamos falando de apresentação, não podemos deixar de falar da nova anilha do charuto Alonso Menendez Del Patron. Ela acabou de ser remasterizada com uso requintado de dourado, com maior foco no Visconde de Mauá que inclusive é homenageado nessa anilha junto ao empreendedorismo brasileiro.
O Del Patron foi lançado no Festival Origens de 2018, conta com a bitola (tamanho) Corona, Gran Corona e o Robusto.
Foi o foi escolhido para a harmonização pois hoje, sem dúvidas, é o meu charuto nacional de linha favorito.
A harmonização do charuto com a Cachaça
A escolha da bitola foi intencional para essa Cachaça, o Del Patron por ser robusto entrega uma fumada prazerosa, mas com muita intensidade de sabor com e fluxo perfeito.
As notas são de um tostado com toque de amargo característico do tabaco nacional, sua capa cubra, que é semente cubana plantada em solo nacional, traz um amadeirado e café.
A harmonização é perfeita. A força e presença do Del Patron com a leve picância somado as notas bem adocicadas da Pardin 3 madeiras formam um conjunto excepcional. O jequitibá agrega um floral levemente ácido que proporciona maior salivação, fazendo ressaltar ainda mais essa harmonização que é uma explosão de sabor.
Tenho duas notícias para vocês, uma boa e uma ruim. A ruim é que a Cachaça Pardin 3 Madeiras se esgotaram há bastante tempo. A boa é que em conversa com o Marcelo Pardin, descobri que ela está voltando, e ainda melhor.
A Cachaça Pardin 3 madeiras se esgotaram faz bastante tempo, mas em conversa com o amigo Marcelo Pardin, ela está voltando, e ainda melhor!
Atualmente, o produtor trabalha com mais de 14 madeiras e é um grande estudioso da arte de destilar e criar novos blends.
Recomendo fortemente que você se permita viver essa experiência de harmonização.
Esse é um tema que adoro, caso surja dúvidas ficarei feliz em responder no direct do meu instagram.
Desejo a todos um excelente momento de pausa para degustação de uma cachaça acompanhada de um charuto.
Instagram – @pausaprocharuto
Site – Pausa pro Charuto
Youtube – Pausa Pro Charuto