Tempo de leitura: 3 minutos
A Cachaça Coqueiro é a alma brasileira engarrafada: ensolarada, alegre, gostosa, amorosa, macia, verdadeira, sensualíssima.
A história da Cachaça Coqueiro começou há 217 anos atrás, no ano de 1803, na Fazenda Cabral localizada na cidade de Paraty, Rio de Janeiro. Produzida com ciência, arte e paixão é uma pinga com o caráter e a personalidade de um ícone da Cultura Paratyense e Brasileira.
Surpreendentemente, desde o seu surgimento até os dias de hoje, mais de quatro séculos, o dom de produção da Cachaça, alquimias e segredos são deixadas como uma linda herança familiar, transmitidas entre gerações.
Graças ao seu invejável equilíbrio químico e plenas virtudes sensoriais de destilado de grande pureza, fascinante aroma e delicioso sabor, a Coqueiro é reconhecida, internacionalmente, como a mais rara e preciosa Cachaça de Excelência Sensorial. Não é à toa que é a primeira e única Cachaça a receber o Certificado de Qualidade e Excelência do Ministério da Agricultura, e em 2007 conquistou o certificado de Indicação Geográfica, concedido pelo INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, na modalidade Indicação de Procedência.
Atualmente, a Cachaça Coqueiro é produzida por Eduardo José Mello, o Eduardinho, herdeiro de uma sabedoria nascida no século XVIII. Ele personifica o modo paratyense de fazer Cachaça, soma de valores, saberes, conceitos e condutas, o maior patrimônio imaterial da Cultura de Paraty.
Artesanal do plantio da cana ao engarrafamento
O processo de produção da Cachaça Coqueiro acontece no ritmo da vida: sem pressa e sem retardos. A colheita, moagem da cana, filtragem do caldo, decantação, preparação do mosto, fermentação e alambicada são feitos de forma extremamente controlada.
Devido ao fato de não ser adicionadas substâncias artificiais durante a produção, a Cachaça possui aroma e gosto natural da cana-de-açúcar, características que fazem com que o degustador se lembre da garapa, do melado e da rapadura.
Durante o processo de fermentação é usado o fermento caipira, caseiro, patrimônio da Família, receita atávica e telúrica, transmitida e reproduzida de geração a geração; o “pé-de-cuba” natural.
E para fechar o processo com chave de ouro, o alambique conta com o trabalho de um Degustador Profissional de Cachaças, que avalia e julga cada volume de produção de cada Cachaça que vai para o mercado.
Sobre as estrelas do ClubeCN:
Cachaça Coqueiro Prata 500ml – 40% graduação alcoólica
A Cachaça Coqueiro Prata é armazenada por 2 anos em barris de amendoim, uma madeira rara e em extinção. O descanso da bebida no amendoim a mentem branca, porém menos acida e mais macia. O aroma da cana de açúcar ainda predomina, mas de maneira mais contida, menos arrebatadora.
Premiações:
– Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2017;
– Medalha de Prata na Expocachaça em Belo Horizonte em 2017;
– Entre as melhores Cachaças Brancas no Ranking da Cúpula da Cachaça em 2017, 2018 e 2019.
Cachaça Coqueiro Ouro 500ml – 42% graduação alcoólica
A Cachaça Coqueiro Ouro é uma Cachaça Extra Premium, envelhece durante 4 anos em barris de carvalho francês. Possui uma cor dourada clara e límpida, cromaticamente uniforme. Possui gosto sofisticado, leve e macia, com equilíbrio químico e sensorialmente perfeita.
Premiações:
– Medalha de Duplo Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2018;
– Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2016, 2017 e 2019;
– Considerada a maravilha gastronômica no estado do Rio de Janeiro em 2015;
– Medalha de Prata na Expocacachaça Belo Horizonte em 2017;
– Medalha de Prata na Expocachaça São Paulo em 2013 e 2012.
Bom, deu pra perceber que os sócios do ClubeCN vão passar bem no mês de setembro! 🥃