Estrela ClubeCN Novembro: Cachaça Japi

Estrela ClubeCN Novembro: Cachaça Japi

Tempo de leitura: 3 minutos

Para começarmos a contar a história da Cachaça Japi, que foi estrela do ClubeCN de novembro, vamos precisar viajar para 1890, quando Luiz Petena, comprou a Fazenda Santana e construiu o primeiro engenho de Cachaça da cidade de Itupeva/SP.

História

Produtores da Cachaça Japi

Em 1925 a Fazenda Santana foi vendida para o imigrante italiano Cyrineo Tonoli e a fazenda passou a se chamar “Fazenda Nova Era”. A princípio, o novo proprietário da fazenda, acompanhado de sua esposa Maria Poli Tonoli e seus onze filhos, continuaram com a produção de Cachaça e começaram a formar os cafezais da propriedade. Devido ao lucro obtido com a venda do café, Cyrineo produziu Cachaça por apenas dois anos e então dedicou-se exclusivamente ao café. No entanto, três anos após essa decisão ocorreu a crise de 1929 e a família perdeu todo seu patrimônio, devido às dívidas realizadas para o cultivo do café.

Uma vez que o café deixou de ser um produto rentável, os filhos do senhor Cyrineo começaram a buscar por outras atividades para o sustento da família. Em 1948, o filho caçula Danilo, junto de seus irmãos Ciro, Antenor, Teodomiro e Lélio Tonoli, retomaram a produção de cachaça na fazenda. No dia 17 de julho de 1962 foi oficialmente aberta a Indústria e Comércio de Bebidas Tonoli, a primeira indústria da cidade de Itupeva.

A princípio, o alambique produzia apenas a tradicional Aguardente de Cana JAPI. No entanto, atendendo aos pedidos dos clientes, diversificamos nossa produção para cachaças especiais, vinhos e licores.

De lá pra cá a produção foi se aprimorando e vários processos foram sendo adaptados para que chegassem a Cachaça sensacional de hoje. Um fato curioso sobre a produção da Japi é que ela só é produzida no período de frio, ou seja, de junho a setembro, pois a própria temperatura do ambiente controla a temperatura das dornas de fermentação, fazendo uma fermentação lenta que produz aromas e compostos que são passados naturalmente para a Cachaça.

Conheça as estrelas do ClubeCN de novembro:

Cachaças Japi

Cachaça Japi Clássica 750ml – graduação alcoólica de 39%

A Japi Clássica é uma releitura da Aguardente de Cana Japi, criada para a comemoração dos 70 anos da marca. Para o preparo da cachaça Japi Clássica, são selecionados os melhores lotes de cachaça prata da safra, os quais são armazenamos por 18 meses em tonéis de amendoim do campo. Após descansada, a cachaça é padronizada, filtrada e envasada.

Ela possui uma cor cristalina, aroma frutado, com forte presença da cana-de-açúcar e um toque herbáceo. Seu paladar é doce, levemente ácida. Devido ao seu aroma e paladar intensos, é ideal para o consumo pura e harmoniza com pratos mais gordurosos, como nossa tradicional feijoada.

Cachaça JAPI Carvalho 750ml – graduação alcoólica de 39%

A Japi Carvalho é bidestilada seguindo o processo francês de produção de conhaque. Um blend de cachaças envelhecidas, sendo 40% Carvalho Americano Tosta 3 (primeiro uso) 12 meses e 60% Carvalho Americano Tosta 3 (segundo uso) 21 meses.

Um brinde as estrelas do ClubeCN que fizeram os sócios felizes em novembro!