Tempo de leitura: 3 minutos
Olá, turma da CN. Como vocês estão?
Estou de volta, agora para contar sobre um tema muito interessante e complexo, o envelhecimento de charutos e Cachaça.
O envelhecimento dos charutos
Primeiramente, antes de iniciar o tema, quero responder uma pergunta que recebo frequentemente quando o assunto é envelhecimento de charuto: “Afinal, todo charuto fica melhor depois do envelhecimento?”
E a resposta é não!
Assim como o vinho, por exemplo, nem todo charuto é adequado para uma guarda por períodos longos. Um charuto para ser envelhecido é preciso ter uma fortaleza (potência) maior. Ou seja, charuto mais leves ao ser guardado por longo período de tempo tendem a perder muito sabor.
Envelhecemos charuto quando buscamos uma complexidade maior de sabores, mas é sempre bom levar em consideração a perda, mesmo que mínima, da fortaleza do charuto.
Se você deseja ter um resultado melhor, uma diferença perceptível de sabor recomendo que envelheça o seu charuto por no mínimo dois anos até um prazo indeterminado.
Aproveitando que mencionei sobre o prazo indeterminado anteriormente, quero lembrar que se o charuto for bem conservado (local correto, temperatura e umidade controlados) ele não possuíra data de validade.
Envelhecimento de Cachaça e charuto
Assim como no envelhecimento de Cachaças, para envelhecer o seu charuto é importante ter alguns cuidados.
Afinal, não basta apenas estocar o produto e depois de 10 anos ver como está.
Para um envelhecimento de qualidade, primeiramente se deve conhecer o produto, seja a Cachaça ou o charuto.
No caso da Cachaça, por exemplo, devemos saber qual madeira envelhecer. Pois nem toda madeira comporta um envelhecimento muito longo, podendo trazer características indesejáveis a cachaça.
Nesse caso a escolha da madeira faz toda diferença! E acredite se quiser, não só no universo da Cachaça, mas no do charuto também.
O armazenamento do charuto deve ser feito em uma madeira específica, o cedro, preferencialmente o cedro espanhol.
Você sabia que o charuto é higroscópico? Ou seja, ele absorve aromas e sabores do ambiente que ele está, por isso uma madeira com características muito marcantes como a amburana tiraria todas as características de sabor do tabaco.
Apenas charutos e Cachaças envelhecidas são bons?
Não!
Assim como existem Cachaças brancas de altíssima qualidade que não são armazenadas, existem charutos não envelhecidos incríveis e que com certeza proporcionar experiências sensacionais.
E mesmo que nem todo charuto seja ideal para o envelhecimento, todos merecem um tempo de descansar no umidor.
Quando os charutos saem das fábricas e vão para as lojas, eles ainda não estão em condições ideais para o consumo. Logo pode ser que você tenha uma experiência ruim com a fumada desse charuto recém fabricado e com a umidade muito baixa ou muito alta.
É recomendado o mínimo de 1 mês de descanso no umidor para a estabilização de temperatura e umidade. Mas o ideal mesmo é o descanso de 3 meses, para que todos os óleos essenciais e a própria umidade esteja 100% estabilizada, proporcionando uma fumada muito mais agradável.
Não quer esperar o envelhecimento?
Para quem não quer esperar todo esse tempo de envelhecimento, existem algumas opções no mercado que já são vendidos como “anejados”, ou seja, já envelhecidos.
Esse é um tema complexo mas muito interessante, caso surjam dúvidas ficarei feliz em responder no direct do meu instagram.
Desejo a todos um excelente momento de pausa para degustação de uma cachaça acompanhada de um charuto.
Instagram – @pausaprocharuto
Site – Pausa pro Charuto
Youtube – Pausa Pro Charuto