Qual é a diferença entre Cachaça x Whisky?

Qual é a diferença entre Cachaça x Whisky?

Tempo de leitura: 4 minutos

Inúmeras vezes recebemos mensagens, emails e ligações com dúvidas sobre Cachaça. Entretanto uma dúvida frequente de nossos clientes, amigos e entusiastas é: Qual a diferença entre a Cachaça e Whisky?

Continue lendo essa matéria que mostraremos um pouquinho de cada um dos dois destilados e as principais diferenças entre eles.

O que é Cachaça?

Segundo o decreto de lei nº 6.871/209 art. 53 “Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, a 20 ºC, obtida a pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares de até seis gramas (6g) por litro”.  Provavelmente você não sabia, mas o termo Cachaça é nosso e protegido por lei.

Consequentemente em seus 500 anos de história a Cachaça já recebeu diferentes nomes e muitos apelidos carinhosos. Sendo Branquinha, marvada, pinga, caninha, água que passarinho não bebe. Salvo uma lista que separamos em um post aqui no blog de aproximadamente 400 apelidos da bebida que é ícone do nosso país.

Todavia não existe Cachaça produzida fora do Brasil? NÃO! Existem outras aguardentes produzidas a partir da cana-de-açúcar como por exemplo:
No continente Africano muito se é produzido o “Grougue”, nos países caribenhos o Rum é quem se destaca e nos demais países da América do Sul como Argentina, Paraguai, Equador e Venezuela o Canã chama atenção. Portanto entenda a diferença entre Cachaça e Aguardente clicando aqui.

A história da Cachaça acompanha a história do próprio Brasil. Mas infelizmente diversos conflitos, guerras, invasões, saqueamentos e incêndios extinguiram possíveis documentos oficiais sobre a Cachaça, tornando a real data de sua criação um mistério. O que temos são apenas registros de historiadores e memórias. Isso fez com que a Cachaça fosse o único destilado do mundo com três prováveis certidões de nascimento.

1516

Relatos afirmam que em 1516, região onde hoje é o Pernambuco na feitoria de Itamaracá já havia engenhos de produção de açúcar, portanto alguns deduzem que o processo de produção do destilado já acontecia por lá.

1520

Em 1520 também haviam suspeitas que a Cachaça poderia haver nascido em algum dos engenhos de Porto Seguro, na costa do descobrimento do Brasil, onde ocorria o escoamento da produção por todo o mundo.

1532

Acima de tudo a versão de 1532 é a que os historiadores mais aceitam e possuem provas físicas. Martim Afonso de Souza foi responsável por trazer as primeiras mudas de cana-de-açúcar para a capitania de São Vicente (estado de São Paulo) que foram plantadas, onde foi fundado o Engenho de São Jorge dos Erasmo, o berço da cultura cachaceira que se espalhou por todo Brasil. Os vestígios do Engenho são conservados até hoje e o local é aberto à visitação pública.

O que é o Whisky?

Whisky é um destilado feito a partir de grãos. Com relatos de origem Escocesa tem graduação alcoólica entre 38% e 54%. Sua destilação é feita a partir de cereais fermentados, como cevada, trigo, milho ou centeio. Posteriormente é armazenado em barris de carvalho para que adquira as características sensoriais da madeira em seu corpo.

Contudo o Whisky tem sua origem menos confusa que da Cachaça. Conforme relatos históricos citam pela primeira vez o termo Whisky em meados de 1494, alias a bebida foi produzida com o intuito de agradar a corte real escocesa. Afinal o que significa Whisky? A palavra vem to Gaélico uisgue baetha ou uquebaugh qual sua definição é “agua da vida”. Portanto abre-se para outra versão da sua origem, que em 1505 que a bebida era produzida como um tônico medicinal e foi monopolizada a sua produção pela associação médica de Edimburgo após a aprovação real.

Atualmente existem diversos tipos de Whisky’s no mercado, sendo classificados de acordo com o país de origem ou a sua forma de obtenção, seja puro ou a partir de misturas de outros Whisky’s através de Blendagem. Este assunto segue para uma próxima postagem aqui do blog. Alias, caso você tenha alguma sugestão de tema, pode deixar nos comentários ou nos enviar através de qualquer uma das redes sociais.


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!