Tempo de leitura: 4 minutos
Se você gosta de Cachaça certamente já deve ter se perguntado: Qual a diferença entre Cachaça branca e amarela?
Quer aprender um pouco mais sobre o destilado 100% nacional? Continue lendo esta postagem. Todas as diferenças da Cachaça branca e amarela estão ligadas aos processos que ela é remetida.
Com algumas observações no rótulo, aroma, sabor e coloração conseguimos identificar as principais diferenças. Pois existem no mercado diversos tipos de Cachaças: Pura/prata, branca, amarela/ouro, envelhecida, armazenada. E afinal, a melhor maneira de descobrir qual é a sua preferida é degustando-as.
Diferença entre Cachaça branca e amarela
Pura
A mais importante das Cachaças, não por ser a mais gostosa, mas por ser a base de todas as outras. Portanto essa Cachaça não sofre nenhuma interferência que seja no seu processo de produção. Então após sua destilação a Cachaça é armazenada ou descansada em dornas de Inox, padronizada e segue para o envase. A bebida possui características de aroma e paladar bem próximos da cana-de-açúcar. Todavia ressalto que esta Cachaça deve ser impecável, não possuir defeitos, ser bem filtrada, translucida e límpida. Assim para ser considerada uma Cachaça pura deve seguir os parâmetros citados acima.
Branca ou Prata
Esta Cachaça segue da mesma forma que a pura. Mas antes de finalizá-la ela permanece em contato com algumas madeiras consideradas neutras. Enquanto a Cachaça permanece em contato com essas madeiras, amendoim, freijó, jequitibá e outras, ela não adquire coloração. Porém tem como resultado sabores e aromas com mais vigor do que as Cachaças puras.
Consequentemente essas são as Cachaças mais comuns de serem usadas para compor drinks e caipirinhas. Pois não há ou quase não tem interferência em seus sabores. Mas isso não quer dizer que você não deve utilizar as envelhecidas para preparar seus drinks, vamos ousar! Assim como quando fizemos nossa própria Receita de Rabo de Galo. Os produtores devem utilizar a termologia de Cachaça Prata para as que seguirem esses padrões.
Amarelas ou Ouro
Posteriormente passarem pelo processo de envelhecimento ou armazenamento, as cachaças adquirem propriedades aromáticas, de sabor e coloração. Essas propriedades variam de acordo com a madeira e o tempo em que a bebida permaneceu em contato com ela. Como exemplo vou falar de quatro das mais de vinte e cinco madeiras utilizadas neste método.
- Carvalho Americano (Adocicado, Baunilha, Amêndoas);
- Carvalho Europeu (Adocicado, Frutas Secas, Castanhas, Baunilha);
- Amburana (mel, Baunilha se destacam);
- Bálsamo (herbáceo, anis).
Cachaça Armazenada x Cachaça Envelhecida
Se tornou costume entre os apreciadores chamar toda Cachaça amadeirada de “envelhecida”. Portanto vou esclarecer agora que há diferença prática entre a armazenada e a envelhecida.
Primordialmente para a bebida ser considerada envelhecida ela deve seguir os seguintes critérios:
✓ Permanecer por um ano ou mais em recipientes de madeira;
✓ Barril/dorna/tonel/parol deve ter capacidade máxima de 700L.
Caso a cachaça amadeirada não siga essas especificações ela deve ser chamada de Cachaça Descansada.
Devido ao contato com a madeira, a Cachaça passa por reações químicas que integram aroma e sabor ao seu corpo. Além disso torna a Cachaça mais “macia” e agradável ao degustar.
A cachaça passa pelo processo onde o etanol evapora e há saída de oxigênio pelos poros da madeira. Do mesmo modo ocorre a esterificação, onde um tipo de álcool reage com a madeira eliminando sabores indesejáveis e conferindo sabores e aromas característicos da madeira.
Sobretudo essas reações ocorrem em ambos os processos, envelhecidas e descansadas. Mas mais intenso nas envelhecidas, devido a superfície de contato mais próxima pelo recipiente ser menor. Assim a Cachaça permanece com contato mais agudo com a madeira.
Se ainda ficou alguma dúvida, assista o vídeo dos nossos parceiros do Escola da Cachaça e as esclareça:
Por que beber uma Cachaça envelhecida
Sobretudo o contato com a madeira base do recipiente afeta diretamente o paladar e aroma da bebida. E esses processos tornam a bebida mais nobre e conferem propriedades que as tornam única. Ainda existem os blends, que são combinações de Cachaças envelhecidas na mesma madeira ou em diferentes. Conforme falei elas costumam ser mais suaves e aveludadas, convidando as pessoas menos experientes a degusta-las. Ao experimentar uma Cachaça envelhecida ou armazenada o ideal é que seja pura. Pois assim você consegue extrair o máximo do paladar da Cachaça.
Se você tem curiosidade de como envelhecer sua Cachaça em casa, não deve perder a postagem de 10 dicas para envelhecer sua Cachaça em casa. Lá você vai aprender tudo que precisa para ter sua própria caninha envelhecida.
Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!