Conheça os dois blends da Cachaça Prosa Mineira do ClubeCN

Tempo de leitura: 5 minutos

No ClubeCN do mês de fevereiro estamos entregando aos sócios duas Cachaças Blends desenvolvidas com exclusividade para eles.

Em 2016 a Cachaçaria Nacional esteve em Santa Rita de Caldas/MG para visitar o alambique da Cachaça Prosa Mineira, e agora, em 2020 voltamos e foi interessante perceber as mudanças e evoluções que ocorreram por lá. Os proprietários e produtores, Rodrigo Lopes e Denis Machado nos receberam e nos levaram para conhecer o alambique!

“Para ter uma Cachaça boa a gente precisa ter uma matéria prima de qualidade” (Rodrigo Lopes)

Atualmente 100% no canavial é proveniente do MPB (mudas pré brotadas), que nada mais é do que um clone da muda de qualidade. Essas mudas são selecionadas e plantadas no campo, como só são selecionadas as mudas boas, consequentemente 90% das possíveis pragas e doenças são eliminadas. Os produtores conseguem ter um controle melhor da maturação do canavial. Resultando posteriormente em uma plantação saudável, homogenia e bem mais produtiva.

Para o processo de moagem, o alambique conta com um engenho que moi a cana em dois ternos. No primeiro terno ela é moída, percorre a esteira, durante o percurso é hidratada com água, e em seguida passa pela segunda moagem. Todo o caldo da cana é extraído, e por fim, o bagaço é coletado e utilizado para alimentar o gado da fazenda.

Antes de ir para fermentação o caldo passa por um filtro que tira 100% do bagacilho. Certamente isso melhora a fermentação, a qualidade do caldo e evita problemas com contaminação. Como resultado temos uma Cachaça de alta qualidade.

“Cachaça boa é Cachaça do Coração” (Rodrigo Lopes)

O processo de destilação da Cachaça passa por três fases, denominadas entre os alambiqueiros de: cabeça, coração e calda.

A Cachaça de qualidade está no segundo estágio, ou seja, o estágio do coração. Por isso, todas as Cachaças Prosa Mineira são feitas a partir dessa parte tão nobre.

Embora seja utilizado somente o resultado de um estágio, o que é produzido no primeiro e no terceiro estágio sofrem uma redestilação para produzir etanol, que também é aproveitando na fazenda.

Acima de tudo conseguimos perceber o zelo pelo meio ambiente em cada estágio, pois diferente dos outros alambiques que gastam em média 50 litros de água para produzir 1 litro de Cachaça lá eles gastam apenas 5 litros de água. Isso graças ao circuito fechado de água, onde a água que não tem contato com o produto é resirculada e utilizada na refrigeração dos equipamentos.

Nessa visita contamos com a presença  ilustre do idealizador e produtor da Cachaça do Anjo, o Antenor José. Ele nos contou que chegou a fazer mais de 100 blends diferentes até chegar no blend perfeito, no produto final que agradasse o paladar sensorial de todos os consumidores.

Inclusive, agradou muito o paladar do CEO da Cachaçaria Nacional. Assista a análise sensorial que o Rafael Araújo fez desse blend maravilhoso, e veja a nota que ele atribuiu.

conheca-os-dois-blends-da-cachaca-prosa-mineira-clubecn

Seleção ClubeCN

A técnica de blend, ou seja, de mistura, depende de muito estudo e percepção sensorial para conseguir fazer a harmonização perfeita entre as madeiras. Você mistura a dosagem certa de Cachaças envelhecidas em diferentes madeiras. Cada blend é único, pois se formos tentar refazê-lo após algum tempo pode ser que a proporção de cada Cachaça mude, uma vez que ela continuará envelhecendo na madeira, em constante maturação. Adquirindo assim mais aromas e novas complexidades de notas. Dessa forma, o blend proporciona aos cachaceiros experiências sensoriais únicas!

Os blends entregues neste mês, são:

Um envelhecido em madeira carvalho americano e amburana por 18 meses, com graduação alcoólica 39%.

Outro envelhecido durante 18 meses em barris de bálsamo e louro canela, e possui um teor alcoólico de 39% também.

Conheça a História

Durante a colonização a Cachaça era uma bebida consumida por agricultores e tropeiros para relaxar depois de um dia árduo de trabalho, ou para ajudar a amenizar o frio rigoroso que fazia na região de Santa Rita de Caldas, no sul de Minas Gerias e para animar a roda de amigos. Nessa época o destilado era visto como uma bebida popular e extremamente forte, mas foi adotada como a preferida da região.

Após anos de pesquisa e uma seleção rigorosa de matéria prima, focando sempre em não perder suas raízes e preservar as antigas tradições, surge em 2010 a Cachaça Prosa Mineira, que traz como características sensoriais a sofisticação e a qualidade. Não é atoa que ela já foi mais de 20 vezes.

No alambique todo o processo de fabricação da Cachaça é feito de maneira artesanal, com todo zelo e atenção necessário para se produzir um destilado de qualidade e com personalidade única. O controle de todas as variáveis está na mão do produtor. Assim, quando o consumidor recebe a Cachaça Prosa Mineira ele consegue não só degustar uma Cachaça de qualidade, mas sentir esse cuidado que eles têm desde o início do processo.

Quando falamos em qualidade nos referimos principalmente a escolha certa da principal matéria prima da Cachaça, a cana-de-açúcar. Por isso o alambique possui um viveiro de mudas e plantio, pois assim como nós, eles acreditam que qualidade vem de berço. Acompanhar o processo de maturação da cana e obter sempre um padrão de brix (teor de açúcar) ideal para fermentação, ter uma espécie de cana cultivada no clima, temperatura, solo e terreno corretos é um dos fatores que influenciam diretamente no resultado final da Cachaça.


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça