Conheça o Alambique da Cachaça Margô

Conheça o Alambique da Cachaça Margô

Tempo de leitura: 3 minutos

A primeira seleção de 2020 do ClubeCN foi a Cachaça Margô, produzida no pequeno Alambique Engenho Jatobá, localizado no interior de São Paulo, na cidade Sales de Oliveira.

Conheça a história

Rafael Araújo conhecendo a história da Cachaça Margô

A história da Cachaça Margô começou através do Aluízio Fontana Margarido, pai dos irmãos, proprietários e produtores Fernando e Aluízio Margarido. Como a família já cultivava cana-de-açúcar e goiabas eventualmente ele sugeriu que começassem a produzir Cachaça em sua propriedade, afinal, já possuíam uma grande quantidade de matéria prima disponível.

Sobretudo o sonho ficou adormecido e em vida Aluízio não teve a chance de desfrutar de uma Cachaça produzida em suas terras. Mas o sonho foi deixado de herança, e posteriormente os filhos para homenageá-lo começaram a produzir Cachaça no Alambique Engenho Jatobá (que tivemos a honra de conhecer).

Primeiramente pensaram no nome que dariam ao destilado. Queriam homenagear a família com o sobrenome Margarido, contudo o nome era grande. Então o reduziram para “Margô”. Simples, pequeno e autêntico.

Desde o começo tudo foi feito pelos membros da família e pessoas próximas, desde a criação da identidade visual a coordenação de todos os detalhes para a liberação das instalações do alambique seguindo as normas do MAPA.

Todavia atualmente a equipe é pequena e a produção extremamente controlada, o que certamente faz a atenção ser voltada para os detalhes. Por exemplo, toda Cachaça descansa em aço inox por até um ano antes de seguir para o envelhecimento em carvalho americano.

Seleção ClubeCN

Os assinantes do ClubeCN receberam a versão Cachaça Margô Premium. Robusta e envelhecida por um ano em barris novos de primeiro uso de carvalho americano. Possui características típicas de uma das madeiras mais tradicionais de envelhecimento de bebidas no mundo. Com uma coloração caramelo se destaca pela sua limpidez e as suas lágrimas que escorrem lentamente na taça ou no copo. Devido sua originalidade conferiu a ela uma medalha de Prata no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil em 2019.

Outro rótulo que enviamos foi a versão Cachaça Margô Ouro, um blend feito exatamente para quebrar as características de um envelhecimento em barris de primeiro uso, composta por 70% de Cachaças envelhecidas em barris de primeiro uso por um ano e 30% de cachaças descansadas em inox por até um ano. Resgatando as características da cana-de-açúcar sem esconder o carvalho, essa versão se torna mais aveludada e com uma viscosidade surpreendente.

Com uma produção anual de apenas 4 mil litros a Cachaça Margô foi selecionada entre as 250 Cachaças mais queridas do Brasil na primeira etapa do Ranking da Cúpula, nas suas três versões: Cachaça Margô Premium, Cachaça Margô Ouro e Cachaça Margô Prata.

Análise Sensorial das Cachaças Margô

Mensalmente as estrelas do ClubeCN são analisadas pelos especialistas João Almeida e Leandro Dias da Escola da Cachaça e autores do livro “Os Segredos da Cachaça”. Eles fazem uma análise sensorial e dão algumas dicas de harmonização com as Cachaças selecionadas.

Rafael Araújo e o Fernando Margarido

Veja a análise que foi feita para a seleção do mês de janeiro:

Cachaça Margô Ouro

Visual – amarelo âmbar, com lágrimas escorrendo no tempo

Nariz – Forte presença de baunilha, chocolate

Boca – macia, aveludada, tranquila de beber, acidez extremamente equilibrada

Retrogosto – amadeirado, intenso e duradouro, com boa presença de especiarias

Harmonização – Picanha na brasa é uma boa pedida pra essa cachaça.

Cachaça Margô Premium

Visual – Amarelo ouro cristalino com bom escorrimento de lágrimas

Nariz – frutada, com boa presença de coco e baunilha

Boca – Bem aveludada, acidez extremamente equilibrada, com um interessante amargor no final

Retrogosto – Intenso, amadeirado e duradouro

Harmonização – Doce de abóbora com coco

Um brinde à Cachaça Margô!


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça