Tempo de leitura: 4 minutos
Já fizemos um post super completo aqui no nosso blog mostrando para vocês que Cachaça pode harmonizar com todos os tipos de queijos e surpreender o seu paladar.
Por isso, hoje além de trazer para vocês uma harmonização especial de Cachaça com um queijo mineiro, vamos compartilhar a história dele e de sua produtora.
Conheça a história da mulher responsável pela produção do Queijo Maria Nunes
Localizada na cidade de Serro em Minas Gerais, o projeto do Queijo Maria Nunes existe desde 2012 e foi idealizado por duas mulheres, Christiane Brandão e sua filha Jady Brandão, a quinta e sexta gerações produtora do queijo na família.
Com o falecimento de seu pai, quem sempre esteve à frente da produção do queijo, Christiane abandonou a vida na capital. Sentiu que havia recebido como herança a função de continuar com a produção do queijo e honrar o negócio da família.
Assim, o queijo recebeu o nome de Maria Nunes pois foi uma forma que a filha encontrou de homenagear e honrar a memória do seu pai, que faleceu na Fazenda Maria Nunes, localizada aos pés do Pico do Itambé, também chamado de “teto do sertão mineiro”.
E se antes era apenas sobre produzir queijo, atualmente Christiane luta para fortalecer o empoderamento e protagonismo da mulher do campo. “Na fazenda eu tenho uma funcionária mulher que me ajuda e faz parte do trabalho que antes só homens atuavam”, conta Christiane.
Sobre o Queijo Maria Nunes
O queijo é produzido com leite cru de vacas da raça Girolanda e vacas mais rusticas. Ou seja, de pouco leite e que se alimentam principalmente de capim.
Ele é maturado na madeira, com controle rigoroso de temperatura e umidade, que deve ser mantida acima de 85%. Contudo, um diferencial do queijo da região do Serro é que o queijo é maturado com uma espécie de ácaros queijeiros, que foi descoberto na região recentemente. A ação dos ácaros cria uma casca marrom com gosto picante, amendoado e um forte amargor, que fica ao seu critério se vai comê-la ou não.
Assim, o queijo só será comercializado após 10 dias de maturação.
Além do zelo e atenção em todo o processo de fabricação, existem outros fatores que influenciam também na qualidade do produto final, como a altitude, o tipo de gado, o clima e a água da região.
Conheça o Terroir do Queijo Maria Nunes:
Produto com indicação geográfica reconhecida pelo INPI
Microrregião: Serro
Altitude: 767 metros
Pluviosidade média anual: 1403 mm
Temperatura média: 20.8 ºC
Vegetação: Mata Atlântica
Clima: tropical de altitude
Gado: vacas da raça Girolanda e vacas Cruzadas
Em 2019 o Queijo Maria Nunes foi premiado na França com medalha de Prata. Também foi premiado com duas medalhas de prata no Mundial de Queijo do Brasil em Araxá.
Em 2018 recebeu a medalha de bronze no III Prêmio Queijo Brasil. No ano seguinte foi premiado novamente em dose dupla com medalha de bronze nas maturações de 30 a 60 dias.
Sobre a cidade do Serro – Região mais antiga na produção de queijo em Minas Gerais
Certamente a maneira artesanal e única da produção de queijo na cidade Serro, interior de Minas Gerais, foi certificada em 2011 com a Indicação de Procedência e devidamente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Dessa forma o produto local é principalmente protegido e tem um valor agregado. Caso siga as normas de fabricação desse tipo de queijo como cor, consistência, gosto, conteúdo de bactérias lacteas (conforme consta a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro) e use a marca Serro.
Ademais, atualmente além do queijo ter se tornado uma atração turística para a região ele foi considerado como patrimônio imaterial do Brasil.
Harmonize o seu Queijo Maria Nunes com Cachaça
Uma Cachaça que vai harmonizar perfeitamente com o Queijo Maria Nunes é um blend de Cachaça envelhecida em carvalho e castanheiras, como por exemplo a Cachaça Prosa Mineira Reserva Edição Especial. Harmoniza bem também com Cachaças envelhecidas em castanheira, como opções temos a Cachaça Sebastiana e a Cachaça Excelência.
Assista ao vídeo da harmonização:
Participe da campanha SALVE O QUEIJO: https://www.kickante.com.br/campanhas/queijo-minas-artesanal-da-regiao-do-serro
Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!