Conheça a novidade do mercado da Cachaça: o barril de madeira teca

Tempo de leitura: 2 minutos

Desde o início do século XVII o barril é usado para o envelhecimento da Cachaça. É devido a escolha da sua matéria prima (madeira) que cada rótulo carrega características únicas. Ela é capaz de modificar a cor, o sabor e o aroma do destilado.

De acordo com o livro “Os segredos da Cachaça” são mais de trinta tipos de madeiras conhecidas disponíveis para a fabricação do barril e outras várias sendo estudas e pesquisadas por especialistas.

Consequentemente a cada ano um novo tipo de madeira tem sido disponibilizado no mercado com o objetivo de proporcionar ao apreciador da caninha uma nova experiência.

Muito tem se falado sobre a utilização da madeira Teca (Tectona Grandis), originária de matas do sudeste asiático, para o envelhecimento da Cachaça.

Afinal, como seria uma Cachaça envelhecida em barril de madeira Teca?

No início do mês tivemos a oportunidade de conhecer o Alambique Engenho Jatobá, onde é produzida a Cachaça Margô. Eles possuem uma pequena plantação dessa madeira e há alguns meses começaram a fazer o teste para produzirem a Cachaça envelhecida nesses barris.

Rafael Araújo e proprietário do Engenho Jatobá

Todo o processo foi acompanhado pela Dra. Aline Bortoletto e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), que ficaram responsáveis por fazer a análise do resultado e constatar que não existe nenhuma toxina. Ou seja, a nova Cachaça só tem valor a agregar ao destilado brasileiro.

Surpreendentemente e inesperadamente tivemos a honra de experimentar em primeira mão essa novidade, e apesar de possuir um sabor peculiar e exótico temos certeza que os apreciadores vão gostar da experiência. “A Cachaça é frutada e apimentada ao mesmo tempo, bem exótica, vai dar o que falar. Ela é bem diferente de todas as outras madeiras que temos disponível no mercado”, conta o CEO da Cachaçaria Nacional, Rafael Araújo.

Barril de Madeira Teca

“Ela tem um apimentado forte, uma cor maravilhosa, se bem que ela tem um gosto muito forte e tem que ser blendada um pouco com a branca”, diz Fernando Margarido, um dos proprietários e produtores da Cachaça Margô.

Quando vou poder experimentar? 

Ainda não tem disponível no mercado Cachaças envelhecidas ou armazenadas em madeira Teca, mas se você ficou curioso para viver essa experiência, não se preocupem! Ainda no primeiro semestre de 2020, com disponibilidade limitada, a Cachaçaria Margô lançará essa novidade e a Cachaçaria Nacional terá esse lançamento com exclusividade.


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça