Conheça a história do Gin

Conheça a história do Gin

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça a fundo a história do Gin: uma bebida que foi criada para uso medicinal alternativo, fez muito sucesso na década de 70, ficou esquecida durante anos e agora está voltando com tudo, principalmente na coquetelaria.

História 

A história do Gin começou há muitos anos atrás, no século XVII, na Holanda.

O médico Francisco De La Boe estava em busca de um medicamento simples e de baixo custo para tratar doenças renais, foi então que decidiu usar a fruta Zimbro, já que ela era muito eficaz para tratamentos de doenças diuréticas e muito usada pela medicina alternativa.

Apesar do medicamento não ter causando tantos resultados aos pacientes e não ter sido usado como remédio, acabou conquistando o paladar dos degustadores de destilados, afinal, era uma bebida de sabor forte e com o preço acessível. Inclusive, na época a bebida foi batizada de Gin De La Boe, em homenagem ao seu criador.

Graças aos soldados britânicos que viraram grandes fãs do destilado durante a guerra, ele rapidamente chegou a Inglaterra onde se popularizou, foi aperfeiçoado e se espalhou pelo mundo.

Poucas pessoas sabem, mas a origem da palavra Gin vem das palavras Geniève em Francês e Genever em Holandês, ambas palavras significam zimbro em português.

O que é Gin?

História do Gin

Agora que você já sabe a história do Gin, acredito que queira entender melhor o que é esse destilado responsável por tantos drinks incríveis.

O Gin é basicamente uma bebida alcóolica feita a base de zimbro e cereais neutros. Assim que ele é destilado, recebe adição de água destilada para diminuir um pouco seu teor alcoólico e deixa-lo apto para consumo.

Atualmente existem vários tipos de Gin, com variações de sabores, cores, aromas e texturas que agregam positivamente a receita original. Ou seja, apesar do sabor da bebida ter como base a quantidade de zimbro utilizada pelo produtor, nada o impede de acrescentar ao processo especiarias, ervas e sementes. E o resultado dessas alquimias são os Gins clássicos, cítricos, herbais, florais e alguns que são bem mais aromáticos.

Por que esse destilado voltou ao foco?

Durante a década de 90 o destilado foi abandonado pela geração, por ser considerado uma bebida sofisticada demais. Desde então ficou anos esquecido…

Durante o verão de 2007 alguns chefes de cozinha europeus começaram a beber Gin Tônica com bastante gelo para finalizar o longo dia de trabalho. A partir dai a bebida voltou ao foco, vários outros drinks de Gin começaram a surgir e a fazer grande sucesso pelo mundo.

Inclusive, em uma pesquisa realizada em 2007 pela Bacardi e a agência Llorente & Cuenca foi comprovado que o consumo de Gin superou o de Whisky e Vodka entre os consumidores das classes A e B. Acreditam-se que essa mudança de consumo está fortemente relacionada aos drinks Gin Tônica, Negroni e Dry Martini.

Por que produtores de Cachaça tem produzido Gin?

O Gin pode ser feito por qualquer um (inclusive por você) e em qualquer lugar, o importante é que o zimbro seja adicionado a sua composição.

Apesar de não passar por envelhecimento em madeira, como a Cachaça, muitos produtores tem experimentado finalizar esse destilado em madeira, principalmente em carvalho e amburana. O Gin Alambique Brasil Alegria, por exemplo, é armazenado em barril de carvalho por 6 meses.

A Destilaria Weber Haus, conhecida mundialmente por suas Cachaças incríveis investiu na produção de Gins Orgânicos e lançou uma linha com o Gin tradicional, o pink e o envelhecido em madeira de amburana, que inclusive recebeu em 2018 medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas.


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça