Tempo de leitura: 3 minutos
No mês de julho entregamos aos sócios do ClubeCN duas Cachaças mineiras e que são envelhecidas por um sistema diferente das demais.
História do Alambique
O lançamento oficial da Cachaça Estação da Cana aconteceu no final de 2020, mas ela começou a ser idealizada há muito tempo.
Tudo começou pois os moradores do distrito de Juréia, localizado as margens do Rio Muzambo, na cidade de Monte Belo/MG, estavam em busca de um produto de qualidade e diferente que representasse a região.
Foi quando Júlio César Benjamim, atual proprietário e alambiqueiro da Estação da Cana, que até então só havia tido contato com Cachaça com o que o seu bisavô havia começado anos antes, decidiu começar a estudar sobre o universo do destilado 100% brasileiro.
Foi em busca de cursos e palestras para aprender, conheceu diversos alambiques, estudou a fundo o processo de produção de cada um deles para que em 2015 começasse o primeiro plantio da cana que daria origem a sua Cachaça.
Com a cana plantada, era hora de pensar em um nome que representasse sua família e a cidade. E isso não foi uma tarefa difícil.
O distrito de Juréia foi por mais de 4 décadas um importante polo ferroviário para a região. Coincidentemente a família de Benjamim migrou para a região em 1911, no mesmo ano em que a ferrovia começou a ser construída. Então, nada mais justo do que nomear a sua Cachaça de Estação da Cana, homenageando um ponto importante da região e a sua família que a 4 gerações possuem raízes em Juréia.
As Cachaças são destiladas em alambiques de cobre, armazenadas e maturadas em tonéis de madeira em sistema de soleiras. Possui o rígido controle de qualidade para produzir uma boa e legítima Cachaça.
Conheça as Cachaças Estação da Cana – estrelas do ClubeCN
Cachaça Estação da Cana Ouro – 500ml – 39% graduação alcoólica
Evelhecida através do sistema soleira. É um blend de Cachaças armazenadas em barris antigos de carvalho e barris novos de amburana.
Recebeu medalha de ouro na Expocachaça em 2020 na categoria blend de madeiras.
Cachaça Estação da Cana Carvalho – 500ml – 39% graduação alcoólica
Também envelhecida pelo sistema de soleira de carvalhos antigos e novos compondo um blend de carvalhos de mais de 70 barris com predominância de carvalho europeu.
Como a soleira é um fluxo rotativo nos barris o tempo de armazenamento também é um blend que tem 4 safras 2017 – 2018 – 2019 e 2020.
O que é método de envelhecimento por soleira?
O método de envelhecimento soleira consiste basicamente em um conjunto de barris empilhados e o revezamento da Cachaça entre esses barris.
Sendo assim, a Cachaça que foi colocada no barril há mais tempo sempre vai estar no barril inferior, ou seja, no barril perto do solo (daí vem o nome de soleira) e dali partirá para o envase. Em contrapartida, a Cachaça “mais nova” irá preencher os barris superiores.
Dessa forma, Cachaças envelhecidas através desse método são consideras blends de bebidas envelhecidas no mesmo tipo de barril.
Vale ressaltar que nesse sistema de envelhecimento não é possível definir ao certo a idade que a bebida está sendo envelhecida, pois como os barris não são esvaziados completamente, sempre vão conter um pouco da bebida anterior.
Como resultado o sistema garante uma vantagem de uniformidade na bebida, fazendo com que a bebida tenha uma padronização no sabor, coloração e aromas. Porém por necessitar de uma grande quantidade de barril, bastante espaço, e uma manutenção ininterrupta torna todo seu processo caro e bastante delicado.