Tempo de leitura: 5 minutos
Fala galera, nossa expedição aos alambiques do Rio Grande do Sul nos rendeu ótimos frutos para o ClubeCN. Visitamos cinco entre os melhores Alambiques da região para trazer para os assinantes do ClubeCN experiencias inesquecíveis.
Viajamos cerca de uma hora e meia de Porto Alegre, capital do Rio grande do Sul. Para chegar até a pequeno município de Maquiné, pequeno município que abriga pouco mais que sete mil habitantes. Que também é sede do Alambique dos Espraiados, responsável por transformar as canas de seu canaviais nas maravilhosas Cachaças Bento Albino. Diretamente do interior de Maquiné para todo país na casa dos assinantes do ClubeCN.
Devido a terra ser de difícil manejo, Armando Abreu e sua esposa Dona Luzia, passaram por algumas situações complicadas. Após inúmeras tentativas de plantio, foram orientados por um amigo agrônomo a plantar cana-de-açúcar. Após analise das condições climáticas e do solo, constatou uma certa especie de cana ideal para o terreno. Consequentemente por ser uma planta que não possui grandes exigências do solo, resistente as pragas e intempéries da região de Maquiné.
Primeiro de tudo a ideia era somente explorar a região para o plantio da cana. Mas pela razão que o pai de Armando já tinha relação com a Cachaça, decidiram voltar os olhos para ela. Seu pai fora muleiro, agricultor e produtor de Cachaça. Mas devido a não ter condições de investir em seu negócio, provavelmente a qualidade se manteve a mesma durante muito tempo.
Enquanto Armando produzia Cachaça para ajudar nos custos do plantio da cana, ele viu a oportunidade de seguir a tradição. Certamente seu pai ficaria orgulhoso do resultado que atingiu hoje, com maravilhosas Cachaças e uma linda história.
O investimento em tecnologia do Alambique dos Espraiados se elevou e como resultado mais de 17 premiações conquistadas:
Bento Albino Ouro Extra Premium (envelhecidas 6 anos em Carvalho)
• Duplo Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil em 2013;
• Medalha de Bronze no ExpoCachaça 2013;
• 20ª Colocada no I Ranking da Cúpula da Cachaça 2014;
• Medalha de Prata no Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil em 2015;
• Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2016;
• Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil em 2017;
• 18ª Colocada no II Ranking da Cúpula da Cachaça 2016.
Bento Albino Prata (descansa 3 anos em inox, seleção do ClubeCN)
• Medalha de Bronze ExpoCachaça 2013;
• Medalha de Prata no ISW -Internationaler Sourutuosens Wettbewerbs 2010;
• Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil 2015;
• Medalha de Prata no ExpoCachaça em 2017;
• Eleita entre as 100 melhores Cachaças do Brasil no Livro: Segredos da Cachaça, por João Almeida e Leandro dias.
Bento Albino Amburana (envelhece 1 ano em amburana, Seleção do ClubeCN)
• Medalha de Bronze no Expo Cachaça em 2014;
• Medalha de Prata no 2º Dossiê Sexy de Cachaças em 2015;
• Medalha de Bronze no ExpoCachaça 2016;
• Medalha de Prata no ExpoCachaça em 2017;
• Medalha de Prata no Concurso Mundial de Bruxelas edição Brasil em 2018.
Certamente não existe nada melhor que premiações como atestado de qualidade e o ClubeCN está de olho. Querendo ainda mais se tornar referência em cachaças de alto padrão, priorizam a higiene e organização do alambique. Da mesma forma todo processo de plantio, corte e tratamento da cana, segue uma série de protocolos antes de ser levado para a moenda. Ela é manejada por pessoas, cortado, separado, retirado a palha e lavado, em um prazo máximo de 48 horas. Porque assim é possível garantir a total qualidade da sua Garapa.
Provavelmente você vai querer ver a visita completa ao Alambique dos Espraiados, onde produziu as Cachaças do ClubeCN de agosto. Assista o vídeo abaixo e veja detalhadamente todos os processos de produção da Cachaça Bento Albino. Você também verá uma entrevista com Armando Abreu e seu envolvimento com a Cachaça, da mesma forma que seu pai teve.
Avaliação Sensorial, escolha da Estrela do ClubeCN
Provavelmente você vai querer saber a opinião de um cachaceiro sobre as Cachaças. Porque eu fiz a degustação das Cachaças da Bento Albino, em conjunto com nossos Cachaças Hunters. Assim após as degustações, decidimos selecionar essas Cachaças maravilhosas para o ClubeCN. Veja abaixo a Cachaça que talvez se torne a sua amburana predileta.
Veja também
Assim na seleção de agosto de 2018 vocês assinantes do ClubeCN, levam para casa duas das Cachaças mais sensacionais do país. Recebendo uma Cachaça Bento Albino Prata 750ml e uma Cachaça Bento Albino Amburana 750ml.
Assine já o ClubeCN
Por apenas R$ 99,90 mensais você recebe todo mês, duas cachaças de no mínimo 500 ml. Além disso uma miniatura de 160 ml com uma receita de drink diferente a cada mês. Também uma receita de prato e uma sobremesa utilizando Cachaça como ingrediente, EXCLUSIVIDADE da Cachaçaria Nacional.
Essas receitas são desenvolvidas pela mixologista e chefe de cozinha #RoUai e ainda mais 10% de desconto em TODOS os produtos do nosso site.
Gostou do conteúdo? Dê sua opinião, curta, compartilhe e ajude-nos a espalhar a Cultura Cachaceira para todo Brasil… e pelo todo mundo!