Cachaça: Conexão Brasil x Canadá

Tempo de leitura: 2 minutos

A Cachaça é o destilado mais democrático do mundo, onde chega faz sucesso. A bebida brasileira já conquistou alguns países da Europa e tem como seu maior consumidor, fora do Brasil, os EUA. Após organizarem uma comitiva, alguns produtores miram o mercado Canadense, qual já conhecem algumas marcas como a Weber Haus (RS), Pitu (PE) e 51 (SP).

Em um acordo com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) foi realizado a Missão Comercial da Cachaça no país, envolvendo algumas marcas: Cachaça Victoria (SP), Princesa Isabel (ES), Werneck (RJ), Tellura (RJ), Camburiussú (SP), Sebastiana (SP) e Água de Arcanjo (RS).

A Cachaça

Embora o evento fora realizado no país dominado pelo Uísque, vodka e rum. Proporcionou aos apreciadores de destilados a degustação de Cachaças de extrema qualidade. Aliás surpreendeu a todos aumentando a visibilidade dos alambiques com potencial de investimento e crescimento.

O alambique Santa Rufina, produtor da Cachaça Sebastiana, já está lutando para conquistar esse mercado. Em acordo com o governo canadense, conseguiu exportar quase 1000 garrafas para a comercialização. Os demais produtores da comitiva participaram da grande degustação de Montreal que foi realizada no início de Novembro.

Tendência

Em pesquisa de campo Carlos Alberto, sócio do Alambique Santa Rufina, afirma que os bartenders mais renomados do Canadá, acreditam que a Cachaça seja tendência nas coqueteleiras daqui para frente.

Potencial

O potencial do país deve-se ao alto poder aquisitivo dos seus consumidores e devido o país ser multicultural. Local onde há uma grande variedade de imigrantes, que possuem diversos interesses e pessoas que buscam novas experiências. Inegavelmente também, pelo fato do mercado canadense não ser tão concorrido como o mercado dos Estados Unidos.

Segundo as pesquisas Euromonitor, 27% dos produtos importados no comércio canadense são de destilados, Categoria da Cachaça. Em 2017, o Canadá importou pouco mais de 160 milhões de litros de destilados. Para 2018 a estimativa é que chegue perto de 170 milhões. Para 2019 a projeção é superar os 170 milhões.

Espalhando a Cultura Cachaceira pelo mundo

Segundo o IBRAC(Instituto Brasileiro da Cachaça), o Brasil exporta aproximadamente 1% (quase 9 milhões de litros) de toda sua produção. Conforme Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC, calcula que em 2017, as exportações para o Canadá se aproximaram de US$ 73 mil. Enquanto o mercado mundial movimentou aproximadamente US$ 1 bilhão em bebidas derivadas de Cana-de-açúcar: Cachaça, Licores, Bebidas Mistas entre outros. Portanto para Carlos, esses dados comprovam que é pouco em relação a toda produção, mas com grande capacidade da Cachaça das vendas internacionais.

Curtiu nosso conteúdo, ajude-nos a espalhar a cultura cachaceira através das redes sociais. Comentando, compartilhando, curtindo e mostrando para um amigo. Mas não esqueça de nos seguir no Facebook, Instagram e twitter. No youtube temos vídeos diários que você não vai querer perder.

facebook           instagram        twitter       youtub-e