Cachaça Vitalina: Seleção Abril/19 do ClubeCN

Cachaça Vitalina: Seleção Abril/19 do ClubeCN

Tempo de leitura: 3 minutos

Falaaaaa galera da Cachaçaria Nacional! Tudo bom com vocês?

Mais um mês, mais uma seleção do ClubeCN! No mês de Abril os assinantes do maior clube de assinaturas de Cachaças artesanais do Brasil tem o prazer de desfrutar da Cachaça Vitalina. Inesperadamente encontramos a estrela do ClubeCN a pouco mais de 120 km de Belo Horizonte. Sede da maior loja online de Cachaças do Brasil, a Cachaçaria Nacional.

Então viajamos com destino a Serra do Cipó para conhecer o alambique da selecionada de Abril e o produtor Carlos Moura.

História com a Cachaça

A história do produtor Carlinhos com a Cachaça vem desde a infância. Principalmente por ter nascido e criado na cidade de Coronel Murta, uma pequena cidade no interior de Minas Gerais. Certamente houve muita influencia em sua caminhada, devido estar a aproximadamente 60km da capital Mundial da Cachaça, a Cidade de Salinas.

Contudo Carlos resolveu aprender o oficio de produtor de Cachaça, inegavelmente ele estava na melhor escola que poderia ter. Acima de tudo ele se esforçou para absorver o máximo que pudia, aprendendo com os melhores do ramo. Até que certa vez percebeu que ele não precisava estar na região de Salinas para produzir uma Cachaça de extrema qualidade. Assim Carlos resolveu ir em busca do seu próprio paraíso para produzir a melhor Cachaça que conseguisse.

Acima de tudo, alguns anos se passaram até que Carlinhos conquistasse a sua propriedade as margens do do Rio Cipó. Considerado um dos rios mais limpos do estado de Minas Gerais. Posteriormente se viu rodeado de montanhas e em um terreno extremamente fértil, onde poderia colocar em prática seu projeto de produzir Cachaça.

Curiosidades

A propriedade que foi adquirida foi batizada por um nome bastante curioso, “Fazenda Fundo do Saco”. Pela razão que o Rio Cipó contorna a propriedade em formato de uma ferradura, semelhante ao fundo de um saco de linha. Portanto sua intenção era produzir tudo de maneira mais natural e artesanal possível. Assim resolveu construir tudo utilizando mão de obra local e fez toda a estrutura apenas com sua experiência. As medições da estrutura foram feitas a partir de “pés” e “no olho”, da maneira mais artesanal possível.

Toda cana utilizada é cultivada na própria fazenda “Fundo do Saco”, sem agrotóxico e o manejo feito manualmente, depois separado em um pátio limpo diariamente e segue rapidamente para a moagem, para garantir a qualidade do mosto.

Estrelas do ClubeCN de Abril

Antes de seguir para fermentação o mosto é filtrado. Após fermentado segue para a destilação em um dos três alambiques de cobre do engenho. Antes da Cachaça seguir para a etapa de finalização e envelhecimento ela passa por mais um processo de filtragem, evitando impurezas nos barris e dornas de armazenamento.

No armazenamento, a estrutura conta com quase 500 barris.  A série ouro é uma Cachaça Extra Premium que é envelhecida por três anos em barris de Carvalho Europeu. Enquanto a Série prata fica armazenada em tanques de inox por aproximadamente dois anos.

MAIS SOBRE O ALAMBIQUE?

Uma boa prosa com Carlos, conta como foi a conquista deste pequeno paraíso e da produção de uma Cachaça que dá vontade de degustar. Assista já o vídeo da Visita completa ao alambique da Cachaça Vitalina:

 

SEJA SÓCIO DO CLUBECN

Por apenas R$ 99,90 mensais você recebe todo mês, duas cachaças de no mínimo 500 ml. Além disso uma miniatura de 160 ml, EXCLUSIVIDADE da Cachaçaria Nacional e mais 10% DE DESCONTO EM TODOS os produtos do nosso site.

Gostou do conteúdo? Dê sua opinião, curta, compartilhe e ajude-nos a espalhar a Cultura Cachaceira para todo Brasil… e pelo todo mundo!

Facebook           instagram        Twitter       youtub-e