Cachaça Rio do Engenho

Cachaça Rio do Engenho

Tempo de leitura: 4 minutos

História da Cachaça Rio do Engenho

Como Tudo Começou

No berço da história da cana-de-açúcar no Brasil, que nasce a Cachaça Rio do Engenho, que tem sua sede e origem em uma região de suma importância histórica para o país. O alambique está localizado em Ilhéus no estado da Bahia, onde foi construído a mais de 400 anos, o primeiro engenho de açúcar do Brasil.

Tudo começou em 1500, quando a coroa portuguesa ancorou no litoral baiano e apossou-se das terras, fauna e flora da região. Algum tempo depois, as terras da colônia foram divididas e foi ordenado aos seus donos que as tornassem produtivas e lucrativas para a Coroa. Então, foram fundadas vilas, fazendas e quartéis para garantirem os interesses de Portugal.

Daí florescia a cana-de-açúcar em aproximadamente 1537 e a fabricação de açúcar na região. O Engenho de Santana ergueu-se utilizando mão de obra escrava, tornando-se um empreendimento de grande porte, com capacidade de produção de até 10 mil arrobas de açúcar por ano. Por isso foi considerado referência para os demais engenhos. Ele era o centro econômico das capitanias durante muitos séculos.

Até que em 1789, no Engenho de Santana, ocorreu uma histórica luta de escravos. Eles se rebelaram, paralisando a produção por dois anos. Sendo assim, o governo enviou uma expedição militar para debelar a revolta. Quando foram atacados, os escravos escreveram um tratado de paz, objetivando negociar as condições para voltar ao trabalho.

Nascimento da Cachaça Rio do Engenho

É neste berço do cultivo e plantio da cana-de-açúcar, cheio de história e relevância cultural, que Luiz Fernando Galletti decidiu instalar-se e construir o seu próprio engenho. Ele partiu de Campinas, interior do estado de São Paulo e mudou-se para Ilhéus em busca de qualidade de vida e descanso. Mas, não queria ficar parado e escolheu trabalhar com a terra.  Uma das atividades escolhidas foi a Cachaça.

Formado em Química e Ciência da Computação, trabalhou por bons anos na rotina pesada de São Paulo. Mas como tudo em sua vida, a partir do momento que apaixonou-se pela Cachaça, buscou incessantemente por aprimorar seus conhecimentos. Portanto, Luiz fez um curso de Mestre Alambiqueiro realizado pelo Centro de tecnologia em Cachaça, para produzir o melhor que pudesse a Cachaça Rio do Engenho.

Luiz manteve a tradição da região e todo processo artesanal de produção de Cachaça de alambique foi preservado. No engenho são produzidos anualmente apenas 30 mil litros de Cachaça, destilados em alambiques de cobre. Todas as etapas do processo de produção são extremamente controladas. O plantio é feito com mudas de cana certificadas, garantindo uma produtividade e rentabilidade maior do terreno. Sua colheita é feita apenas por pessoas especializadas, sem utilização de máquinas e queimadas. Ela é moída no mesmo dia do corte.

A fermentação é natural, sem aditivos químicos e minuciosamente acompanhada. São cerca de 24 horas para transformar o açúcar da cana em álcool etílico. O processo de destilação é separado em 3 partes: Cabeça, Coração e Cauda. Apenas o Coração que é a parte nobre do destilado é utilizado e armazenado.

Selecionadas para o ClubeCN

No mês de julho/2019, a Cachaça Rio do Engenho foi escolhida para ser a seleção do ClubeCN. No Clube de assinaturas da Cachaçaria Nacional o assinante recebe cachaças nobres e originais.

  • A Cachaça Rio Engenho Reserva é um blend de Cachaças envelhecidas por 2 anos em Amburana, Itiúba, Louro Canela e Bálsamo. Sua peculiaridade rendeu em 2014 uma Medalha de Prata no Concurso Mundial de Bruxelas. Em 2015 foi a “Cachaça do ano” pelo New York INLT spirits Coompetition.
Rafael Araújo visita a Cachaça Rio do Engenho e Confere os barris de Carvalho
Rafael Araújo confere os barris de Carvalho na área de envelhecimento da Cachaça Rio do Engenho
  • A Cachaça Rio do Engenho Blend Exclusivo de Carvalho, foi desenvolvida exclusivamente para os assinantes da Cachaçaria Nacional. São envelhecidas por 2 anos em barris de Carvalho Americano e Carvalho Europeu. Essa Cachaça você não encontra em nenhuma outra loja, já que foi criada para o ClubeCN. Se aprovada pelos assinantes, quem sabe o Sr. Luiz não coloca no mercado.

Veja abaixo o vídeo completo da visita à Cachaça Rio do Engenho