Tudo o que você precisa saber sobre: Blend de Cachaça

Tudo o que você precisa saber sobre: Blend de Cachaça

Tempo de leitura: 4 minutos

Esse post é para te ensinar tudo sobre o universo dos blends. Te explicar o que é, compartilhar informações valiosas, mostrar alguns tipos de blends que temos por aqui e te apresentar uma SUPER NOVIDADE!

O que é blend?

Blend é principalmente a mistura de coisas diferentes em busca de algum resultado. Esse termo não se limita apenas ao universo da Cachaça. A palavra blend pode ser usada em outras ocasiões.

Mas trazendo isso para o nosso universo, blend é quando o mestre alambiqueiro harmoniza partes iguais ou diferentes de duas ou mais Cachaças em busca de um equilíbrio e um bom resultado, claro.

Portanto, ele pode misturar Cachaças de diferentes barris, com tempo de maturação e tostas diferentes. É hora de deixar a criatividade fluir e estudar muito!

Surpreendentemente esse dom de blendagem vai fazer com que a Cachaça passe a ter uma característica sensorial única e cheia de personalidade. Mas, acima de tudo, é função do master blender garantir a qualidade o a padronização das Cachaças que serão entregues, afinal, não seria nada agradável comprar uma Cachaça que você ama e na hora de experimentar ser surpreendido por outro saber, né?

Parece fácil, mas acredite, não é. É um trabalho árduo, de muita pesquisa e análise até chegar ao resultado final.

Quero aprender mais sobre esse universo

Aproveitando a oportunidade quero compartilhar com você um livro sensacional, inclusive, é uma das minhas fontes de estudo e pesquisa.

Livro "A arte do blend na Cachaça"O livro “A Arte do Blend na Cachaça” foi escrito pelo Manoel Agostinho Lima Novo, co-fundador e atual Presidente da Cúpula da Cachaça, master blender com vários blends assinados.

Agostinho é um Engenheiro Civil apaixonado pelo universo da Cachaça, buscando conhecer mais sobre as técnicas usadas para elaboração de uma bebida mais antiga cujo a blendagem já havia sido consagrada, foi para Whisky School em Speyside, onde aprendeu que o blend é uma verdadeira arte.

Portanto, vou deixar aqui dois trechos que mais gosto do livro, só para deixar com um gostinho de quero mais:

“Apenas a cachaça tem esta diversidade de madeiras, de envelhecimento e armazenagem, aromas e sabores, coisa que nenhum destilado no mundo oferece.”

“A cor que a bebida desenvolve durante o envelhecimento depende do tipo de madeira da história do barril, do tempo de estocagem e do local de armazenamento.”

Conheça especialistas em blend de Cachaça

Após anos viajando e conhecendo vários alambiques, certamente tive a oportunidade de conversar com alguns produtores sensacionais, e que são responsáveis pela criação de grandes blends.

Blend da Cachaça Sebastiana com o Beto:

Blend da Cachaça Princesa Isabel com Leandro Marelli

O blend que você só encontra na CN

Já que estamos falando de blend, quero te apresentar com detalhe o nosso blend querido e um dos mais vendidos aqui na Cachaçaria Nacional:

A Cachaça do Chefe!

Cachaça do Chefe

Feita com todo cuidado, utiliza somente o coração da destilação em seu corpo. A Cachaça do Chefe é um blend de Cachaças envelhecidas até 3 anos em barris novos de primeiro uso de carvalho francês, alguns barris antigos e uma pitada de amburana.

Cachaça envelhecida em barril de carvalho francês + cachaça envelhecida em barril de amburana = Cachaça do Chefe!

Mas calma, não tente fazer essa mistura em casa, pois somente o nosso master blender sabe a proporção exata de cada uma delas, o lote certo de cada Cachaça e a hora certa de fazer o blend.

Como resultado de todo esse trabalho é uma bebida encorpada, límpida, cristalina e que surpreende o paladar dos cachaceiros que a degustam!

Conheça o Lançamento exclusivo da CN: Cachaça Legítima de Minas 3 Madeiras

Depois de te contar tudo sobre o universo dos blends, chegou a hora da super novidade!

É com grande prazer que apresento para você a nova integrante da família Legítima de Minas:

A Cachaça Legítima de Minas Três Madeiras!

A nova queridinha da família é armazenada por 2 anos  em barris de carvalho europeu e 1 ano em bálsamo e amburana e possui graduação alcoólica de 40%. Envazada em uma linda garrafa EVA de 700ml, as Cachaças Legítima de Minas Três Madeiras são o resultado de um blend perfeito realizado no alambique localizado na cidade de Itaverava/MG.

Consequentemente temos uma Cachaça equilibrada, saborosa, macia e com aromas marcantes. Compre agora a sua EXCLUSIVAMENTE na Cachaçaria Nacional.

Lembrando que os sócios do ClubeCN tem +15% de DESCONTO na compra.

Assista agora o vídeo de lançamento do nosso novo xodó! Um blend desse todo verdadeiro apreciador de Cachaça Artesanal tem que ter em casa.