Tempo de leitura: 2 minutos
A Cachaça está fazendo intercâmbio gastronômico com queijos europeus. E como resultado temos uma lista surpreendente para você aprender a harmonizar esses dois clássicos!
O Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira contou com a ajuda de grandes especialistas como José Amarante (autor do livro “Queijos do Brasil e do Mundo para iniciantes e apreciadores”) e Renato Frascino (fundador do Clube Brasileiro da Cachaça de Alambique) e o apoio da União Europeia para fazer um grande projeto sair do papel.
Em 2017 esse grupo se reuniu na campanha “Abra seu Paladar” para incentivar e nos mostrar que é possível sim harmonizar Cachaça com Queijo. No encontro eles chegaram a fazer mais de 1001 possibilidades de harmonização.
Veja abaixo algumas possibilidades e aprenda a harmonizar Cachaças e Queijos:
Queijos de Massa mole e casca florida:
Como: Camembert, Brie, Coulommiers, Chaource, Sint-Marcellin e Brillat-Savarin
Harmonizam com: Cachaças puras ou que passam por madeiras neutras, como por exemplo, a jequitibá , que possui aromas cítricos da Cachaça e valorizam o sabor do queijo.
Queijos de massa mole e casca lavada:
Como: Livarot, Époisses, Mont d’Or, Munster, Maroilles (França), Taleggio (Itália), VacherinMont d’Or (Suíça), Limburger e Romadur (Alemanha).
Harmonizam com: Cachaças envelhecidas, principalmente em madeira de castanheira e bálsamo. A adstringência e o sabor alcoólico valorizam a criticidade láctea do queijo. Balanceadno com o sabor de frutos secos e o ligeiro toque amendoado com a gordura do álcool e o sabor da cana. Essas Cachaças possuem um paladar bem definido e propriedade digestiva.
Queijos de massa prensada não cozida ou semidura
Como: Reblochons, Saint-Paulin, Saint-Nectaire, Morbier, Tomme de Savoie, Abondance, Mimolette (França), Gouda, Edam (Holanda) e Manchego (Espanha).
Harmonizam com: Cachaças envelhecidas em barris de amburana, por terem sabores e aromas da fruta do cacau, coco e uma leve lembrança de cocada.
Queijos de massa prensada cozida ou dura
Como: Beaufort, Comté (França), Emmental (França e Suíça), Gruyère (Suíça) e Maasdam (Holanda).
Harmonizam com: Cachaças envelhecidas em tonéis de carvalho, seja ele francês ou americano.
Os queijos de massa Azul
Como: Roquefort, Fourme d’Ambert, Bleu d’Auvergne, BleudesCausses (França) e Gorgonzola (Itália).
Harmonizam com: Cachaças mais complexas, assim como o queijo, o ideal é que acompanhe um blend, ou Cachaças envelhecidas em canela e sassafrás.
Após se informar e fazer esse intercâmbio de sabores é sua vez de harmonizar, basta escolher os queijos, aquela boa Cachaça Artesanal e degustá-los.
Aprecie com moderação!
Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!