Copo americano que nada, é Copo Lagoinha. A história do copo mais famosos do Brasil

Copo americano que nada, é Copo Lagoinha. A história do copo mais famosos do Brasil

Tempo de leitura: 3 minutos

Copo americano já faz parte da vida de muitas pessoas, o modelo foi desenvolvido pela empresa Nadir Figueredo. Assim como a Cachaça o copo americano é extremamente democrático, servindo as pessoas a quase 70 anos. Seja em padarias, bares, restaurantes, botecos e também nas casas dos brasileiros.

Com o passar dos anos o copo se manteve presente em nossas mesas e permaneceu com uma presença carinhosa. Assim ele é utilizado para servir desde cafezinhos até nossa amada Cachaça.

Imagens da internet (autores desconhecidos)

Prova concreta que o copo tem sua importância histórica e cultural, muitas pessoas tatuaram em sua pele o famoso copo, camisas foram desenvolvidas com a estampas e inúmeras referências a ele são usadas diariamente.

Para nós de BH não tem nada de como americano, aqui é copo Lagoinha.

Vamos contextualizar: O copo foi comercializado primeiramente em uma loja situada no bairro Lagoinha. Um bairro conhecido pela boemia, seus bares, restaurantes e botecos. Consequentemente o copo se espalhou por toda capital, em padarias, restaurantes, bares e qualquer estabelecimento que tivesse copo. E era encontrado apenas nessa tal loja localizada no bairro Lagoinha.

Camiseta disponível em www.madeinbeaga.com.br

O copo Lagoinha foi eleito em Belo Horizonte e pelos demais mineiros como o melhor copo do mundo para se tomar cerveja. A importância do copo o tornou uma especie de patrimônio.

Entretanto inconscientemente quando servem cerveja em outro copo é meio frustrante para nós, pois o copo é reconhecido de longe e em qualquer parte do planeta.  Acima de tudo o copo lagoinha é um item que simboliza a nossa cultura.

Pessoas que marcaram na pele a importância do Copo americano

Portanto dá para você ter uma ideia do valor sentimental que temos por esse item. Muitas pessoas marcam suas peles com símbolos que as representam, desenhos que gostam, e claro, o copo americano / copo lagoinha não ficou de fora. Contudo veja abaixo alguns exemplos dessas representações marcadas para toda vida no corpos de seus amantes.

Imagens da internet (autores desconhecidos)

Certamente você ja deve ter se perguntado a origem deste ícone dos botecos.  O Copo Americano foi criado quando o empresário Nadir Dias de Figueiredo teve a ideia de produzir no Brasil copos de vidro, ainda nos anos 1940. Nadir também se inspirou em copos que naquela época eram somente produzidos nos Estados Unidos e por isso como resultado batizou de copo americano. Contudo, o modelo  foi completamente redesenhado e desenvolvido para os costumes brasileiros. Também pode se dizer que este copo é um ícone do Brasil e que faz parte da história do País.

Hoje existem diversos outros modelos do mais famoso dos copos, o long Drink copo americano(450ml) também conhecido como copo duplo, copo americano Multiuso(190ml) o tradicional e mais famoso dentre eles. Copo americano Rocks(300ml), usado para caipirinha e o Copo americano Dose(45ml). Disponível aqui na Cacharia Nacional

Seu desenho único é reconhecido como um dos grandes designs do Brasil. O Copo Americano foi exposto em 2009 no MOMA de Nova York como um símbolo do design Brasileiro todo mérito deve ser atribuído ao próprio empresário Nadir Figueiredo.

Curtiu nosso conteúdo ? compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Dê a sua opinião e sugestão nos comentários abaixo, você faz parte desse blog!
Continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo que acontece no universo da Cachaça.

facebook           instagram        twitter       youtub-e