A fusão da Cachaça e do Charuto

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá, amigos da CN. Como vocês estão?

Meu nome é José Lucas, sou idealizador da página e confraria Pausa Pro Charuto. A missão do Pausa pro Charuto é fomentar o mercado nacional de charutos e a valorização do produto nacional, assim como a Cachaçaria Nacional tem feito com a nossa querida Cachaça Artesanal.

Sou um aficionado do mundo do charuto desde 2009, e desde então venho estudando e me dedicando a buscar novas experiências com charuto. Mas meu apreço por uma boa cachaça é mais antigo. Ambos, o charuto e a cachaça, formam uma dupla perfeita.

Fui convidado pelo Rafael Araújo para compartilhar com vocês sobre o universo do charuto.

Hoje quero desmitificar vários pré-conceitos, trazer algumas curiosidades, falar um pouco sobre harmonização e te convidar a degustar um bom charuto enquanto bebe a sua Cachaça Artesanal.

Charuto é um produto orgânico e natural

Charuto nacional

O charuto é um produto 100% orgânico e natural, a produção do mesmo ocorre a partir do tabaco (próprio para esse fim) fermentado naturalmente, fazendo com que o tabaco perca toxinas e ganhe complexidade de sabores e aromas.

A versão premium é construída a partir de folhas inteiras de tabaco por 3 componentes, são eles: Miolo (enchimento do charuto) , Capote (que envolve o miolo) e a Capa (folha mais bonita que envolve o capote, folha essa que contribui para além do visual, aromas e sabores).

E assim como uma boa cachaça, o charuto demanda tempo e atenção para degustação, entregando assim uma melhor experiência. Certamente, existe sempre um para cada ocasião.

Leves e encorpados

Charutos mais leves são indicados para uma degustação após uma refeição leve ou uma degustação pela manhã. Da mesma forma que os mais encorpados são indicados para serem degustados após refeições mais pesadas.

Tamanho é sim importante

Outro ponto importante é o tamanho deles. Charutos menores são para fumadas mais rápidas, enquanto os maiores demandam mais tempo para serem degustados.

Dica de ouro: Não se deve fumar parte do charuto e guardar parte para outro momento, a experiência deve ser do início ao fim.

A fusão da Cachaça e do Charuto

Cachaça e Charuto

Podemos fazer vários paralelos entre o charuto e a cachaça, como por exemplo, o envelhecimento. Ambos ganham muito em aromas e sabores com o envelhecimento correto.

Além disso, assim como a Cachaça, o charuto ainda sofre uma grande discriminação em nosso país, pela razão que muitos ainda associam o charuto ao cigarro, mesmo um produto não tenho ligação alguma com o outro. Como eu disse anteriormente, nem o tabaco que é usado para um produto é o mesmo usado para o outro.

Certamente, o tabaco de charuto faz parte da história do Brasil, temos uma história comercial de tabaco com mais de 450 anos. Inclusive, no Brasão da República vemos um pé de café e outro de tabaco.

Ou seja, Cachaça e Charuto estão enraizados na história do Brasil.

Harmonização de Charuto e Cachaça – sim, isso é possível

Conversando com o amigo Rafael, contei sobre a harmonização em caráter biológico.

O charuto é um vaso constritor e o álcool um vasodilatador, então, o equilíbrio entre os dois não acontece apenas no paladar, mas também em nosso organismo. Inegavelmente, o calor do charuto serve também para abrir as papilas gustativas, com isso podemos perceber e aproveitar ainda mais nuances de uma boa cachaça.

Harmonização é um tema um tanto quanto polêmico, eu sei. Mas antes de começar a aprofundar nesse assunto, vamos distinguir combinação de harmonização: a combinação é quando, ao meu gosto pessoal, um charuto e uma bebida combinam.

Já a harmonização é quando, o charuto e a cachaça, por exemplo, ao serem degustados juntos, se comunicam tão bem que criam um terceiro componente sensorial que ao experimentar a cachaça ou o charuto separadamente ninguém encontraria.

Por enquanto, o intuito dessa postagem é apresentar o mundo do charuto e contar um pouco sobre a harmonização entre ele e a cachaça. Posteriormente posso voltar e falar mais sobre esse universo repleto de particularidades que tanto aprecio.

Desejo a todos um excelente momento de pausa para degustação de uma cachaça acompanhada de um charuto.

Instagram – @pausaprocharuto

Site – www.pausaprocharuto.com

Youtube – Pausa Pro Charuto