Tempo de leitura: 3 minutos
Conheça as estrelas ClubeCN de junho: duas Cachaças Retiro Velho de 700ml.
História
Carlos Roberto sempre teve como atividade na sua fazenda a produção de café. Como um bom produtor sempre prezou pela qualidade e excelência na fabricação dos seus produtos. Mas quando conheceu a Cachaça foi amor à primeira vista, ou ao primeiro gole. Desde então ele começou a estudar sobre o universo do querido destilado brasileiro.
Foi então que em 2004, na Fazenda Retiro Velho (mesmo local onde era feito o café), na cidade de Araguari, Triângulo Mineiro, Carlos começou a produzir o seu grande sonho, a Cachaça Retiro Velho.
Processo de produção
Todo processo de fabricação é feito com capricho e tradição reconhecidos pelo mercado consumidor e certificados pelos órgãos de controle do governo MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) e IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária). O alambique preza fortemente pela qualidade da Cachaça, tendo isso como foco principal.
Os produtos seguem rigorosamente todas as portarias e normas de fabricação que lhes conferem a identidade própria de “cachaça”. Atualmente caminham para obtenção do Certificado de Produto orgânico. Uma vez que desde o início foram adotadas práticas naturais de cultivo da cana de açúcar, sem o uso de pesticidas e adubos químicos nas lavouras, praticando uma agricultura ambientalmente responsável e conservadora dos recursos naturais.
A produção da Cachaça Retiro Velho inicia-se com o corte da cana sem o uso do fogo para queima da palhada. Após o corte a cana é lavada e imediatamente conduzida à seção de moagem onde o caldo é filtrado. Em seguida fermentado em dornas de aço inox. O processo de fermentação é feito por meio da levedura CA11 e posteriormente destilado em alambique de cobre.
Durante todo o processo de destilação, a temperatura e higiene são cuidados essenciais, bem como a separação das frações (cabeça, coração e cauda) já que apenas a parte mais nobre “o coração“ é utilizada para ser envelhecida em tonéis de cerejeira e carvalho.
A qualidade da Cachaça Retiro Velho tem sido reconhecida por apreciadores de todo o Brasil e por diversas vezes foi citada por especialistas como uma das melhores do país. Trata-se não só de uma cachaça brasileira, mas de uma genuína cachaça mineira, que agrega o sabor das terras férteis do cerrado, do clima e da tradição de Minas Gerais.
“Para nós a Cachaça além de um negócio é tradição, é amor, é ser Brasileiro na raiz. É ter respeito aos ares de Minas Gerais. Por isso pensamos sempre na qualidade do nosso produto e na nossa qualidade de vida. Além de termos um absoluto respeito ao meio ambiente, nossa produção é feita sem o uso de qualquer tipo de pesticidas ou herbicidas, nunca foi derrubada uma única árvore em nossa pequena propriedade, ao contrário, sempre plantamos mais. Para nós Cachaça é um sinônimo de Terra Brasil.” – Carlos Roberto, produtor da Cachaça Retiro Velho.
Para enviar aos sócios no mês de junho foram escolhidas:
Cachaça Retiro Velho Ouro 700ml, envelhece por 2 anos em barris de madeira de cerejeira e possui 40% de graduação alcoólica.
Cachaça Retiro Velho Prata 700ml não passa por envelhecimento em madeira e possui 40% de graduação alcoólica.
As características principais da Cachaça Retiro Velho é a maciez e o aroma frutado, lembrando baunilha e frutas secas, o aroma da cerejeira é doce e agradável ao paladar.