Tempo de leitura: 3 minutos
Antes de começarmos a falar sobre os tipos de madeira utilizadas para o envelhecimento de Cachaça é importante conhecermos mais sobre como surgiu esse costume e porque ele tem sido tão utilizado no universo das bebidas alcoólicas.
O hábito de envelhecimento de bebidas em barris de madeira é praticado há mais de 2 mil anos. E é por meio dessa pratica que os produtores conseguem agregar e aumentar em até 65% as características sensoriais das Cachaças. Se muitas bebidas já são excepcionais puras, quando envelhecidas em madeira ganham valores sensoriais consideráveis.
Puras X Envelhecidas
Atualmente todas as Cachaças Artesanais disponíveis no mercado ficam pelo menos três meses em tanques de inox, uma vez que essa prática ajuda na oxidação de alguns compostos do destilado e consequentemente melhora a sua qualidade sensorial.
Mas se o produtor quiser modificar o sabor, aroma e cor da bebida ele pode optar pelo envelhecimento (lembrando que, a Cachaça só é envelhecida se 50% do seu volume engarrafado tiver ficado por pelo menos 1 ano em um barril de no máximo 700L).
Nessa hora ele vai levar em consideração várias questões como: qualidade da bebida, seu teor alcoólico, o tamanho do barril, se ele já passou por tosta ou não e até mesmo as condições ambientais do alambique.
Feito isso, é hora de escolher o tipo de madeira em que a Cachaça irá envelhecer.
Conheça os tipos de madeira para envelhecimento de Cachaça
Existem dezenas de espécies de madeiras utilizadas para a produção dos barris, algumas ainda estão sendo testas, como é o caso da madeira teca, outras já são comuns e são consideradas preferidas pelos apreciadores da caninha.
Amburana
Também pode ser conhecida como: Imburana e umburana
Características sensoriais que vai agregar a Cachaça: Esse tipo de madeira vai deixar a Cachaça com uma cor dourada ou amarelo-pálido. Dependendo do estado do barril, pode agregar aromas de baunilha, florais e especiarias para a bebida.
Bálsamo
Também pode ser conhecida como: Cabriúva e pau-bálsamo
Características sensoriais que vai agregar a Cachaça: Pode deixar a bebida com tons dourado, esverdeado ou âmbar. Agrega ao destilado sensação de picante ou adstringente. Possui aromas intensos, como de especiarias e herbáceas.
Carvalho
Os carvalhos mais utilizados pelos produtores de Cachaça são o francês e o americano. Primeiro de tudo, é importante lembrar que esse tipo de madeira também é bastante utilizado para maturação de whisky.
Características sensoriais que vai agregar a Cachaça: A cor da Cachaça pode variar em amarelado e âmbar. E dependendo do tipo do barril vai possuir aromas e sabores frutados, de mel e até baunilha. Se você é um apreciador de whisky vai perceber semelhanças sensoriais dele na Cachaça.
Castanheira
Também pode ser conhecida como: carvalho brasileiro
Características sensoriais que vai agregar a Cachaça: Esse tipo de madeira vai deixar a Cachaça com a cor levemente amarelada, com um sabor mais adocicado que lembra baunilha, caramelo e castanhas.
Ipê
Também pode ser conhecida como: tabebuia e peúva
Características sensoriais que vai agregar a Cachaça: Além de deixar a bebida com um tom amarelado, essa madeira deixa a Cachaça com aromas e sabores associados a castanhas, além de diminuir a intensidade tânica.
Jequitibá
Também pode ser conhecida como: jequitibá-rosa
Características sensoriais que vai agregar a Cachaça: O jequitibá vai fazer com que a Cachaça fique com um tom levemente dourado. Por ser considerada uma madeira neutra, deixa o destilado mais leve e intensifica o sabor doce.
No nosso site você encontra uma lista de Cachaças envelhecidas em diferentes tipos de madeira, como amendoim, jequitibá, canela, jatobá e muito mais.
Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!