Tempo de leitura: 3 minutos
Bom, basicamente quem dá o aval final para as Cachaças em relação a qualidade são os consumidores, certo? Mas afinal o que é preciso para uma cachaça ser de qualidade?
INVESTIMENTO, isso mesmo, para que a Cachaça seja um produto de qualidade, é necessário investimento, na melhoria do manejo da matéria prima e na qualificação no controle de qualidade da produção, mas o que realmente classifica, dá destaque, frente aos concorrentes e expõe para os consumidores são as certificações, premiações e boas colocações em concursos e rankings de avaliação.
<
Podemos citar certificações do IMA, do próprio INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), ANPAQ, Concurso Mundial de Bruxelas, Ranking da Cúpula, ExpoCachaça, prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza dentre diversos outros que avaliam e qualificam as cachaças.
O selo ANPAQ se destacou e tornou-se referência em certificações nas Cachaças desde sua criação, inicialmente o selo era limitado a reconhecer as cachaças mineiras de qualidade, hoje expandiu, seleciona e atesta a qualidade das cachaças de todo o Brasil. Para que as cachaças sejam certificadas, os produtores interessados além de associar a ANPAQ (Associação Nacional da Cachaça de Qualidade) deverá cumprir alguns regulamentos, como o Programa de Garantia de Qualidade da Cachaça de Alambique.
Algumas das exigências do regulamento exigidos pela ANPAQ é que a Cachaça seja produzida em um processo descontínuo, em alambique, o processo faz com que o produto atinja uma maior complexibilidade dos sabores e uma qualidade sensorial superior, o processo de produção deve ter um requisito de boas práticas para o manejo da matéria prima, que influenciam diretamente no resultado e na qualidade do produto, que são analisados, verificados e certificados nas análises sensoriais em sua degustação.
Para participar da certificação da ANPAQ é necessário que a Cachaça possua o cadastro na Receita Federal e o Registro no MAPA, não havendo nenhum impedimento com a legalidade. Consumir bebidas que não estão legalizadas é um grande perigo, pode ocorrer do produto ser fabricado sem qualquer tipo de controle de qualidade, com risco da bebida estar contaminada com substâncias nocivas à saúde e podendo até causar a morte pelo consumo excessivo dela.
Essas certificações, prêmios e selos de qualidade é bom tanto para produtor, quanto para consumidor, para os produtores é uma forma de destacar frente aos concorrentes e adquirir credibilidade e visibilidade diante dos consumidores, que por sua vez, consomem a cachaça tendo certeza de ser um produto, devidamente fabricado com qualidade, carinho e atenção.
A ANPAQ fez carta com algumas das melhores cachaças certificadas com o Selo de Qualidade ANPAQ
Seleção de Setembro de 2017 do CLUBE CN, 100 Limite Prata e 100 Limite Ouro
Com um grande mix de produtos em nosso site