CN dicas Curiosidades Receitas

#CachaçaÉingrediente – aprenda a cozinhar utilizando Cachaça

A Cachaça já faz parte da lista dos melhores destilados do mundo, sendo reconhecida em diversos concurso através de suas premiações.

Apesar de ser uma bebida difundida em todo país pela caipirinha, ela é muito mais do que um ingrediente para compor um drink. Um dos destilados que possui maior complexidade de aromas e sabores no mundo, devido a sua variedade de madeiras usadas para seu enobrecimento.

A Cachaça se tornou elemento chave também no forno e fogão, passou a ser utilizada como ingrediente na cozinha, sendo para preparo de pratos, sobremesas ou drinks. Ela possui uma característica de realçar o aroma e dar um toque delicado e primordial para a receita. Além de garantir uma maciez á certo cortes de carne ela garante a uma redução no teor de gordura de alguns pratos e pode até ser utilizado para caramelizar e compor sobremesas.

Reconhecida mundialmente pelo seu sabor distinto, ao ser usada na cozinha é necessário bastante atenção para não errar a mão. Utilizada em excesso a Cachaça pode ter efeito oposto ao que ela propõem como ingrediente, e seu sabor pode sobressair sobre os demais e ficar desagradável. A quantidade recomendada para cada receita varia de 25 a 50ml, mas algumas receitas chegam a utilizar até 100ml da “marvada”.

Cada tipo de Cachaça tem uma hora de “entrar na panela”, as pratas/puras, conhecidas como “branquinhas” são indicadas para realçar o aroma e o sabor do próprio prato. Utilize-as no preparo de carnes brancas, como frango ou peixes.

Já as Cachaças envelhecidas são recomendadas para serem usadas quando se deseja influenciar diretamente no sabor do alimento, pois o processo de envelhecimento influencia no sabor do destilado remetendo a madeira que ela permaneceu em contato. Experimente usar no preparo de carnes vermelhas.

Se você só bebe Cachaça de boa qualidade, ideal é que as utilize na cozinha também, pois a bebida influencia diretamente no resultado final do prato, é importante ficar atento se não há resíduos na Cachaça e sempre utilizar uma de alta qualidade.

A ordem dos tratores afeta o viaduto! O resultado do prato é influenciado de acordo com o momento que é adicionada a Cachaça no preparo do alimento.

Se você quer algo que realce o seu sabor e amacie a carne o recomendado é utilizar no início, quer o sabor da Cachaça mais marcante? Utilize mais para o final do preparo que você terá esse resultado.

flambando-com-cachaça

Podemos usar como exemplo os pratos que utilizam a Cachaça para aplicar a técnica de flambagem, onde o álcool se evapora e o sabor do destilado fixa no alimento, deixando bem marcante o sabor do amadeirado da Cachaça. Veja um exemplo clicando aqui.

E podemos citar outros pratos que adiciona a Cachaça no início do preparo, são usados para realmente realçar o sabor da carne. Veja um exemplo clicando aqui.

O destilado brasileiro é considerado o mais democrático destilado do mundo, você já ouviu falar de marinar com Cachaça? Pois bem, a marinada é uma técnica culinária que consiste em colocar um alimento, geralmente uma peça de carne, numa mistura de água, sal, temperos e algum componente ácido, como o vinagre ou limão, e Cachaça. Os ingredientes podem ficar a marinar desde alguns minutos até várias horas.

marinando-cachaça

A maioria dos pratos que são preparados com algo marinado são levados ao forno ou para cozimento, o ideal é que você leve o “líquido da Marinada” junto ao forno ou na panela, que rende um molho para valorizar o sabor.

As coisas com Cachaça sempre ficam melhores, já pensou em como ela iria bem em sobremesas? Pois bem ela vai maravilhosamente bem. Para incrementar algumas receitas de doces basta adicionar uma pequena dose de Cachaça e outras você vai precisar de estudar um pouquinho. Aqui no blog temos algumas boas receitas de sobremesas com Cachaça , como por exemplo o Pudim de Cachaça,  a receita de Ovo de pascoa com Cachaça, o Sorvete caseiro de Caipirinha e claro que não poderia faltar a famosa Bala de Cachaça muito famosa no interior e entre os apreciadores de uma boa Cachaça.

E agora você já aprendeu que além de ser degustada a Cachaça é um ingrediente que não pode deixar de entrar em seus pratos, drinks e sobremesas!

Você é um amante de Cachaça e não conhece o ClubeCN? Veja as vantagens de ser sócio do maior clube de assinaturas de Cachaças do mundo.

• Receitas de pratos, sobremesas e drinks utilizando Cachaças como ingrediente, as receitas são desenvolvidas pela Chefe de Cozinha e  mixologista #RoUai.

Rouai-clubecn-roselayne-mixologia-coquetelaria-receitas-exclusivas.png

Aprenda o melhor da culinária e da coquetelaria brasileira com #RôUai.

Receitas-clube-cn-Rouai-exclusivo-assinantes.png


•  Informações direto do alambique sobre a produção, armazenamento, curiosidades.
2 – Cachaças artesanais cuidadosamente selecionadas (de no mínimo 500ml cada)
1 – Cachaça Miniatura de bolso 160ml com rótulo de uma receita exclusiva desenvolvida pela RôUai.
Avaliação Sensorial das selecionadas do mês por quem entende de Cachaça, com nossos parceiros do Escola da Cachaça
•  10%OFF em qualquer compra em nosso site, que pode ser utilizado quando quiser e quantas vezes desejar.

Isso tudo você pode ter por apenas R$99,90. E ainda fazer parte de um grupo VIP no Facebook onde há discussões, trocas de informações e conteúdos exclusivos para os assinantes.

Cachaça-Colombina.png

Se você é um amante do destilado mais democrático do mundo compartilhe com seus amigos essa matéria, siga-nos nas redes sociais. Dê a sua opinião nos comentários abaixo e ajude a espalhar a Cultura Cachaceira para Brasil e pelo mundo também!

facebook           instagram        twitter       youtub-e

 

0 comentário em “#CachaçaÉingrediente – aprenda a cozinhar utilizando Cachaça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: