#CachaçaÉingrediente – aprenda a cozinhar utilizando Cachaça

#CachaçaÉingrediente – aprenda a cozinhar utilizando Cachaça

Tempo de leitura: 5 minutos

A Cachaça já faz parte da lista dos melhores destilados do mundo, sendo reconhecida em diversos concurso através de suas premiações.

Apesar de ter sido difundida em todo país pela caipirinha, ela é muito mais do que um ingrediente para compor um drink. Um dos destilados que possui maior complexidade de aromas e sabores no mundo. Devido a variedade de madeiras usadas para seu enobrecimento.

A Cachaça se tornou elemento chave na cozinha, usada em preparo de pratos, sobremesas ou drinks. Ela possui a característica de realçar o aroma e dar um toque delicado e primordial à receita. Além de garantir maciez a certos cortes de carne, ela reduz o teor de gordura de alguns pratos e pode até ser utilizada para caramelizar e compor sobremesas.

Use sempre com moderação

Devido ao sabor distinto, é necessário bastante atenção ao utilizá-la na cozinha para não errar a mão. Se utilizada em excesso a Cachaça pode ter efeito oposto, dessa forma, seu sabor pode se sobressair aos demais e ficar desagradável. A quantidade ideal para cada receita varia de 25 a 50ml. Todavia, algumas receitas chegam a utilizar até 100ml da “marvada”.

Cada tipo de Cachaça tem uma hora de “entrar na panela”. As pratas/puras, conhecidas como “branquinhas” são indicadas para realçar o aroma e o sabor do próprio prato. Utilize-as no preparo de carnes brancas, como frango ou peixes.

Semelhantemente, as Cachaças envelhecidas são recomendadas quando se deseja influenciar diretamente no sabor do alimento. Devido ao processo de envelhecimento influenciar no sabor do destilado, remetendo a madeira que ela permaneceu em contato. Experimente usar no preparo de carnes vermelhas.

Se você consome Cachaça de boa qualidade, o ideal é que as utilize na cozinha também. Pela razão que a bebida influencia diretamente no resultado final do prato. É importante ficar atento se não há resíduos na Cachaça e sempre utilizar uma de alta qualidade.

A ordem dos tratores afeta o viaduto! O resultado do prato varia de acordo com o momento em que a Cachaça é adicionada no preparo do alimento.

Se você quer algo que realce o sabor e amacie a carne, o recomendado é utilizar no início. Assim, se quiser o sabor da Cachaça mais marcante utilize no final do preparo e você terá esse resultado.

 

A Cachaça pode ser usada em diversas técnicas

Podemos usar como exemplo os pratos que utilizam a Cachaça para aplicar a técnica de flambagem. Dessa maneira, o álcool evapora e o sabor do destilado fixa no alimento, deixando bem marcante o sabor do amadeirado da Cachaça. Veja um exemplo clicando aqui.

E podemos citar outros pratos que adicionam a Cachaça no início do preparo, são usados para realmente realçar o sabor da carne. Veja um exemplo clicando aqui.

O destilado brasileiro é considerado o mais democrático destilado do mundo, você já ouviu falar de marinar com Cachaça? Pois bem, a marinada é uma técnica culinária que consiste em colocar um alimento, geralmente uma peça de carne, numa mistura de água, sal, temperos e algum componente ácido, como o vinagre ou limão, e Cachaça. Os ingredientes podem ficar a marinar desde alguns minutos até várias horas.

 

A maioria dos pratos que são preparados com algo marinado são levados ao forno ou para cozimento. O ideal é que você leve o “líquido da Marinada” junto ao forno ou na panela, que rende um molho para valorizar o sabor.

Para inovar a cozinha

Tudo sempre fica melhor com Cachaça, já pensou em como ela iria bem em sobremesas? Certamente, ela vai maravilhosamente bem. Para incrementar algumas receitas de doces basta adicionar uma pequena dose de Cachaça. Em outras receitas você vai precisar estudar um pouquinho. Aqui no blog temos algumas boas receitas de sobremesas com Cachaça , como por exemplo o Pudim de Cachaça,  a receita de Ovo de pascoa com Cachaça, o Sorvete caseiro de Caipirinha e claro que não poderia faltar a famosa Bala de Cachaça muito famosa no interior e entre os apreciadores de uma boa Cachaça.

E agora você já aprendeu que além de ser degustada a Cachaça é um ingrediente que não pode deixar de entrar em seus pratos, drinks e sobremesas!

Você é um amante de Cachaça e não conhece o ClubeCN? Veja as vantagens de ser sócio do maior clube de assinaturas de Cachaças do mundo.

• Receitas de pratos, sobremesas e drinks utilizando Cachaças como ingrediente, as receitas são desenvolvidas pela Chefe de Cozinha e  mixologista #RoUai.

Aprenda o melhor da culinária e da coquetelaria brasileira co #RôUai.


•  Informações direto do alambique sobre a produção, armazenamento, curiosidades.
2 – Cachaças artesanais cuidadosamente selecionadas (de no mínimo 500ml cada)
1 – Cachaça Miniatura de bolso 160ml com rótulo de uma receita exclusiva desenvolvida pela RôUai.
Avaliação Sensorial das selecionadas do mês por quem entende de Cachaça, com nossos parceiros do Escola da Cachaça
•  10%OFF em qualquer compra em nosso site, que pode ser utilizado quando quiser e quantas vezes desejar.

Isso tudo você pode ter por apenas R$99,90. E ainda fazer parte de um grupo VIP no Facebook onde há discussões, trocas de informações e conteúdos exclusivos para os assinantes.

Se você é um amante do destilado mais democrático do mundo compartilhe com seus amigos essa matéria, siga-nos nas redes sociais. Dê a sua opinião nos comentários abaixo e ajude a espalhar a Cultura Cachaceira para Brasil e pelo mundo também!

facebook           instagram        Twitter       youtub-e